De que adianta dizer aleluia quando se tem o coração longe de Deus? Palavras direcionadas a Deus só tem valor quando o coração exprime a mesma verdade.
“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. É inútil o culto que me prestam: as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos.”
Podemos rezar e louvar, mas, infelizmente, temos um coração longe de Deus, ainda que presentes e atuantes na Igreja. Não deveria ser assim, já que o que se espera de pessoas próximas a Ele é que manifestem a presença d’Ele de maneira convincente, pois ainda que convençam as outras pessoas, não convencerão a Deus. Ele vê o coração e conhece suas intenções.
A preocupação dos fariseus era manter a tradição, o respeito à Lei dos antigos, mas a preocupação de Jesus era a obediência aos mandamentos do Pai. Os fariseus estavam preocupados com a aparência; Jesus estava preocupado com o coração. Eles, com o exterior; Jesus, com o interior.
Estabelecemos uma hierarquia importante de valores considerados por Deus: primeiro, o interior; depois, o exterior, e jamais o contrário! Os mandamentos de Deus jamais podem ser anulados por nosso preceito humano. Deus não considerará a oração, por mais bonita que seja, de um coração distante. Ele vê tudo, E ENXERGA AINDA MELHOR O QUE ESTÁ DENTRO.
Leia o trecho em Mt 15,1-9
Na Bíblia CNBB, página 1220
Título: Jesus e as tradições humanas
Princípios eternos
Mt 15,8-9
“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. É inútil o culto que me prestam: as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos.”
Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Deus ouve a oração e o louvor a partir do coração, e nãos dos lábios.
Como posso pôr isso em prática?
Sempre que eu me aproximar de Deus, o coração precisa ser sincero, autêntico.