Evangelho de São Mateus > Leitura #643

Puros por dentro e por fora

Deus nos quer puros por dentro e por fora. No entanto, temos nos preocupado muito mais com o rótulo do que com o conteúdo.

crédito: by Gettyimages-agrobacter

O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é o que o torna impuro.

Mais preocupados com a aparência, não enxergamos a necessidade de sermos puros por dentro e por fora.

O rótulo está mais importante do que o conteúdo da embalagem, e a superficialidade é apenas a ponta do enorme bloco de gelo escondido no mar de uma existência de sentido, sem significado e comprometida com uma imagem que apenas representa, mas não sustenta um ser humano equilibrado. Escondemo-nos atrás de máscaras que a sociedade atual aceita, fugindo do inevitável confronto com nossa essência e realidade espiritual, e que poderia salvar muitos.

Jesus revela a chave para nossa cura: ouvir a sua voz. Jesus chamou a multidão e disse: escutai e compreendei.” A voz de Jesus precisa ser ouvida com atenção (escutai) para ser compreendida. Assim estaremos sempre orientados, e não como os fariseus. “Deixai! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois caem no buraco.”

O pensar e o agir:

Há muitos modos de pensar e agir que não vêm de Deus, mas que estão amplamente inseridos em nosso dia a dia, mas que Deus arrancará daqueles que são seus para os salvar. “Ele respondeu: Toda planta que não foi plantada por meu Pai celeste será arrancada.” Não é um processo sem dor, sem renúncia, sem dificuldades, mas é um processo de salvação. O maior cuidado é com o nosso coração. Para estarmos puros por fora e com uma boa imagem, precisamos, primeiro, estar puros por dentro.

Não compreendeis que tudo o que entra pela boca e vai ao estômago depois é evacuado na fossa? Mas o que sai da boca vem do coração, e isso é que torna impuro. É do coração que saem as más intenções: homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos e calúnias? Isso é que torna alguém impuro. Mas comer sem lavar as mãos não torna ninguém impuro.”

A intenção com a qual eu realizo as minhas ações é o que conta. Deus deseja ordenar, disciplinar, purificar as nossas intenções, dar sentido e significado a cada uma delas e orientá-las para o Reino dos Céus. Tradições e convenções só podem nos ajudar quando estão orientadas por Deus e para Deus. Nossas disposições humanas podem nos dar uma sensação de falsa segurança e, no entanto, nos afastar de Deus.

Leia o trecho em Mt 15, 10-20

Na Bíblia CNBB, página 1220-1221

Título: Puro e impuro

Promessas

Mt 15,13

Ele respondeu: Toda planta que não foi plantada por meu Pai celeste será arrancada.”

Ordens

Mt 15,10.14

Jesus chamou a multidão e disse: escutai e compreendei.”

Deixai! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego os dois caem no buraco.”

Princípios Eternos

Mt 15, 11.14b.17-20

O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é o que o torna impuro.”

Ora, se um cego guia outro cego, os dois caem no buraco.”

Não compreendeis que tudo o que entra pela boca e vai ao estômago depois é evacuado na fossa? Mas o que sai da boca vem do coração, e isso é que torna impuro. É do coração que saem as más intenções: homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos e calúnias? Isso é que torna alguém impuro. Mas comer sem lavar as mãos não torna ninguém impuro.”

Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
A minha preocupação deve estar na cura do meu coração, que é a realidade mais importante e que rege as minhas ações.

Como posso pôr isso em prática?
A minha intimidade com Deus é a chave da minha restauração interior. Para ter um coração novo e puro, preciso estar próximo daquele que é puro.