Jesus conversa com um jovem que observa os mandamentos e deseja o céu, mas o que Jesus propõe vai além de suas forças, porque a riqueza é um perigo à salvação.
“Então, Jesus disse aos discípulos: Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.”
Por que a riqueza é um perigo? Por que é difícil para um rico entrar no Reino de Deus. No entanto, se a atitude do rico for desapegada, despojada e voltar-se para a caridade de seus semelhantes, aí a sua condição muda consideravelmente.
Há muitos ricos que se esforçam para viver a caridade compartilhando suas posses com pessoas necessitadas. Elas usam a sua riqueza como um dom para os outros, ajudando muita gente. No entanto, o que Jesus esperava daquele jovem era mais. Como ele observava os mandamentos desde a infância, Jesus o chama para ser perfeito, santo!
Ele já estava no caminho da salvação, e agora Jesus o chamava para o caminho da santidade, da perfeição, seguindo-o de perto, como os apóstolos. “Se queres ser perfeito, vai, vende todos os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me.”
Ele foi embora entristecido. Seu amor não era perfeito. Seu caminho era o da salvação, mas para ser perfeito é preciso mais do que observar os mandamentos, é preciso dar tudo, entregar-se inteiramente a Deus. “Ouvindo isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: Quem, pois, poderá salvar-se? Jesus olhou bem para eles e disse: para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.”
Cumprir a Lei como o jovem rico e ser salvo está ao alcance de todos, ainda que não sejamos perfeitos no amor, mas ser santo exige um amor perfeito e uma construção bem mais demorada e complexa de um homem novo. Isso só é possível com a graça do Espírito Santo. E Jesus o enviou para nós! Obrigado, Senhor, por vir em nosso socorro, porque somos incapazes de nos salvar e santificar sozinhos.
Leia o trecho em Mt 19,16-26
Na Bíblia CNBB, página 1226
Título: O jovem rico
Ordens:
Mt 19,18-19.21
“Jesus respondeu: Não cometerás homicídio, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho. Honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo.”
“Se queres ser perfeito, vai, vende todos os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me.”
Princípios Eternos
Mt 19, 17.21.23-26
“Ele respondeu: por que perguntas sobre o que é bom? Um só é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos.”
“Se queres ser perfeito, vai, vende todos os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me.”
“Então, Jesus disse aos discípulos: Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus. Ouvindo isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: Quem, pois, poderá salvar-se? Jesus olhou bem para eles e disse: para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.”
Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Não basta apenas não praticar o mal, evitar o pecado PHN… É preciso realizar o bem e, sobretudo, amar a Deus.
Como posso pôr isso em prática?
Amar a Deus observando os mandamentos, a começar dos maiores.