Sem força para testemunhar, Pedro e os outros apóstolos abandonarão Jesus quando Ele for traído e levado preso.
“Então, Jesus disse aos seus discípulos: Esta noite, todos vós caireis, no que respeita a mim. Pois está escrito: ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho se dispersarão.”
Apesar da prontidão de São Pedro diante dessa afirmação tão drástica, Jesus garante que nenhum deles permanecerá ao seu lado neste momento derradeiro. Mas o que faltou para Pedro e os outros apóstolos? Eles estavam sem força para testemunhar.
A consciência dizia: vamos morrer com Ele se necessário! A fé dizia: Nós cremos que tudo ficará bem, pois sabemos quem Ele é. Mas não tinham a força do Espírito Santo, que é capaz de ir contra todas as realidades para fazer cumprir o desígnio de Deus.
Então, não basta eu afirmar, na euforia, que serei fiel até o fim. Não adianta eu assinar documentos, fazer juramentos ou qualquer outra coisa que se traduza em compromisso de fidelidade, contando com minhas próprias forças. Sou ovelha e, sem o pastor, eu simplesmente “estou” disperso.
Eu preciso do Espírito Santo todos os dias, para ter força para testemunhar, diante do mundo, que pertenço a Jesus, que sigo Jesus, que obedeço a Jesus, que amo a Jesus!
Leia o trecho em Mt 26,30-35
Na Bíblia CNBB, página 1236
Título: Predição da desistência
Promessas
Mt 26, 30-35
“Depois de cantarem o salmo, saíram para o Monte das Oliveiras. Então Jesus disse aos seus discípulos: Esta noite, todos vós caireis, no que respeita a mim. Pois está escrito: ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas depois de ressuscitar, eu irei à vossa frente para a Galileia. Pedro lhe disse: Mesmo que todos venham a cair, eu jamais. jesus lhe declarou: Em verdade eu te digo: esta noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Pedro respondeu: Ainda que eu tenha que morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram a mesma coisa.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Não adianta eu assinar documentos, fazer juramentos ou qualquer outra coisa que se traduza em compromisso de fidelidade contando com minhas próprias forças.
Como posso pôr isso em prática?
Pedindo a graça da fidelidade para Deus.