Tal foram as suas palavras que os corações dos ouvintes ficaram compungidos, e as primeiras conversões aconteceram pelas palavras do primeiro Papa.
“Quando ouviram isso, ficaram com o coração compungido e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: Irmãos, que devemos fazer?”
As primeiras conversões pela pregação ungida de Pedro e seu testemunho diante da multidão foram num número de três mil. Três mil pessoas batizadas naquele dia! Elas passaram a seguir Jesus por causa do testemunho dos apóstolos, seus primeiros seguidores.
De fato, se cumpria neles a promessa do derramamento do Espírito Santo e o mandato de Jesus aos apóstolos de anunciar o Evangelho, batizar em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. A conversão é a atitude e a “palavra” para o início do seguimento de Jesus! E assim, aquela multidão obedece a voz dos apóstolos de coração aberto, para se tornarem parte do grupo dos primeiros cristãos. Dentre estes, muitos dariam a vida por causa do nome de Jesus.
Ainda hoje, a maioria das pessoas que se converte é através de uma pregação. A Palavra de Deus, que é anunciada, penetra o coração de tal forma que já não podemos mais ser os mesmos, e a conversão entra não somente em nosso vocabulário, mas em nosso plano de vida.
Leia o trecho em At 2,37-41
Na Bíblia da CNBB página: 1345
Título: As primeiras conversões
Promessas
At 2,38b-39
“E recebereis o Dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar.”
Ordens
At 2,38-40
“Pedro respondeu: convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados. E recebereis o Dom do Espírito Santo.”
“Com muitas outras palavras Pedro dava testemunho e os exortava dizendo: Salvai-vos desta geração perversa!”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Salvai-vos dessa geração perversa!
Como posso pôr isso em prática?
Sendo obediente à direção de Deus. Fugindo das ocasiões de pecado e me purificando das influências culturais deste mundo.