Santo Estevão continua o seu discurso de forma firme e com palavras cheias de sabedoria. Animados pelo Espírito Santo somos capazes de testemunhar.
“Chegou o tempo de se cumprir a promessa que Deus fizera a Abraão.”
Santo Estevão continua o seu discurso testemunhando a verdade de sua fé. Ele chegará ao bom termo. Mas passando pelos doze filhos de Israel, chegando agora em Moisés, ele vai fazendo entender o projeto salvífico de Deus para a humanidade.
Apesar de seus ouvintes serem mestres nesta matéria, Estevão a vê na perspectiva de Cristo, de uma Nova Aliança. O Foco nesta narrativa revela a dificuldade do povo de Deus em acreditar na salvação que Ele suscita em seu meio. Assim foi José para seus irmãos, depois, Moisés e tantos outros na história da salvação.
O que nos atrapalha hoje de acreditar na salvação apresentada diante dos nossos olhos? A vida de Cristo está exposta na Igreja, se revela dia a dia, nos toca pelos sacramentos e se concretiza nas celebrações e na ação da nossa caridade. Mas sem a fé inicial, não é possível crer que estas realidades sejam de origem divina. Sem a fé, tudo se torna projeto humano aos nossos olhos, tudo fica relativizado, e a salvação jamais nos alcançará.
Leia o trecho em At 7, 9-29.
Na Bíblia CNBB, página 1350-1351.
Título: Discurso de Estevão.
Não há o que anotar.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Deus sempre suscita no meio de nós a salvação através dos nossos irmãos e irmãs que, inspirados por Ele, agem em Seu nome e com Sua unção a nosso favor.
Como posso pôr isso em prática?
Acreditar e estar atento ao movimento da ação de Deus, discernindo no Espírito e seguindo as direções dos homens e mulheres de Deus que agem em minha vida para o meu bem e minha santificação.