Evangelho de São Mateus > Leitura #676

A pedra angular

Jesus é a pedra angular que foi rejeitada pelos construtores. Sim, a profecia se cumpre para aqueles que fecham seu coração a Deus.

A pedra angular

Créditos: by Getty Images / Zoya_Avenirovna

Jesus conta a parábola da vinha que um senhor arrendou para alguns agricultores. Essa parábola representa a história do povo de Deus, Israel, tanto que “os sumos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus e entenderam que estava falando deles”.

Mas a questão não é entender, mas converter-se! Não me adianta muito ouvir a Palavra de Deus, se não me coloco no caminho de uma mudança de vida para seguir essa Palavra.

A pedra angular é aquela que não pode faltar na construção, mas faltou. É o filho, o herdeiro que tem direito sobre a vinha, mas o mataram. Rejeitaram Jesus, rejeitaram a pedra angular.

A construção que deveria estar pronta para receber a pedra angular não estava, e a obra desabou sobre os construtores. Assim, essas parábolas falam de Israel, mas também de mim e da minha capacidade de ouvir a voz de Jesus e reconhecê-Lo como Senhor e Salvador.

É Ele quem deve ocupar o lugar central na construção da minha vida, Jesus é a pedra angular. O herdeiro da vinha que sou eu, que é a minha vida, é Jesus. Essa parábola é a nossa história de salvação, a história de salvação da humanidade. Mas é preciso aceitar a pedra angular, aceitar o herdeiro para ser salvo.

Os que O rejeitaram perderam a vinha que administravam, e ela foi dada a outros. Assim como o novo povo de Deus é formado não mais pela descendência na carne pelos filhos de Abraão, mas pela descendência dos que creem em Jesus Cristo, assim também os que pessoalmente rejeitam Jesus estão rejeitando a salvação e a vida eterna.

Leia o trecho em Mt 21,33-46
Na Bíblia CNBB página 1229
Título: Os agricultores assassinos

Promessas
Mt 21,43-44
“Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e entregue a um povo que produza frutos. Quem cair sobre essa pedra ficará despedaçado, e se ela cair sobre alguém o esmagará.”

Princípios Eternos
Mt 21, 33-42

“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou nela um lugar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou para alguns agricultores e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, ele mandou um dos seus servos aos agricultores para receber os frutos.

Os agricultores, porém, agarraram os servos, espancaram a um, mataram a outro e a outro apedrejaram. Ele ainda mandou outros servos, em maior número que os primeiros. Mas eles os trataram do mesmo modo. Por fim, enviou-lhes o próprio filho pensando: A meu filho respeitarão. Os agricultores, porém, ao verem o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro, vamos matá-lo e tomemos posse de sua herança! Então agarraram-no, lançaram-no fora da vinha e o mataram.

Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses agricultores? Eles responderam: Dará triste fim a esses criminosos e arrendará a vinha a outros agricultores, que lhe entregarão os frutos no tempo certo. Então, Jesus lhes disse: Nuca lestes nas escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, esta é que se tornou a pedra angular. Isto foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos?”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu não sou dono da minha vida, sou apenas administrador. O dono virá e deseja encontrar frutos, afinal, ele plantou, cercou, protegeu, criou todas as condições necessárias para que eu produza, e espera de mim os frutos.

Como posso pôr isso em prática?
Preciso permanecer na vontade de Deus, obedecendo aos Seus mandamentos e desejando Sua vontade. Preciso fazer uma boa confissão, pois, muitas vezes, eu quis fazer a minha vontade na vinha do Senhor.