Os judeus sempre acreditaram que Cristo era o filho de Davi, mas jamais penetraram o sentido profundo dessa afirmação. Jesus, em pessoa, veio revelar esse mistério.
Era relativamente simples interpretar que o Cristo viria da descendência de Davi para qualquer judeu devoto ou estudioso, portanto, Cristo é o filho de Davi.
Os profetas, os Salmos e toda a Escritura, num canto ou noutro, confirmavam essa expectativa. Mas o sentido perfeito, o entendimento final dessa profecia lhes era oculto.
Jesus veio ao mundo e se encarnou no ventre de Maria, descendente de Davi assim como José, seu pai nutrício. Manifestando os sinais e prodígios próprios, deveria ser reconhecido como Messias, pois cumpria perfeitamente o pré-requisito fundamental da descendência de Davi, até o seu nascimento em Belém!
Mas isso não bastava para os judeus, eles queriam o reino de Israel restabelecido e todos os inimigos derrotados numa demonstração de poder e força do seu libertador.
O Reino de Deus se estabelece nos corações
De fato, isso acontece, mas, nos corações, nas almas e nas mentes dos que creem para uma verdadeira esperança num verdadeiro Reino de Deus, dos céus!
Jesus esclarece isso, hoje, para os fariseus que permanecem calados diante de tal revelação:
“Ele replicou: Como então, movido pelo Espírito, Davi o chama de Senhor, quando diz: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: senta-te à minha direita até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés?”.
A alusão é clara ao Salmo 110, que segue toda uma profecia sobre o que viveria Jesus a partir de sua encarnação e também ao profeta Daniel 7,13-14, que relata o Filho do homem nos céus introduzido à presença do ancião de muitos dias, mostrando, assim, sua origem divina.
E Jesus pergunta: “Se Davi o chama Senhor, como pode ser seu filho?”.
O Filho de Davi é o Messias, é o Cristo, é Jesus, é o Senhor, é o Salvador!
Leia o trecho em Mt 22,41-46
Na Bíblia CNBB, página 1230
Título: Senhor e filho de Davi
Ordens de Deus
Mt 22,43-44
“Ele replicou: Como então, movido pelo Espírito, Davi o chama de Senhor, quando diz: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: senta-te à minha direita até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’?”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Reconhecer Jesus como Ele é, em Sua identidade divina e humana é fundamental.
Como posso pôr isso em prática?
Conhecendo mais as escrituras no estudo bíblico e caminhando na oração pessoal de encontro íntimo com o Senhor.