Saiba como fazer, passo a passo, a consagração a Virgem Maria, segundo o método do Tratado da Verdadeira Devoção.

Neste artigo, procuramos ensinar, passo a passo, como fazer a consagração a Nossa Senhora, segundo o método do livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Escrevemos este tendo em vista a dificuldade de encontrar pessoas que conheçam bem a devoção ensinada por São Luís e saibam orientar quem deseja fazer sua consagração a Jesus Cristo e a Virgem Maria.

A Imaculada Conceição de Maria já estava prevista desde o princípio, no Advento eterno, em Deus.

Anunciação da encarnação do Verbo eterno a Virgem Maria (cf. Lc 1, 28-38).

Para nos consagrar a Virgem Maria, é necessário que conheçamos bem o Tratado, por isso, indicamos alguns conteúdos que nos ajudarão obter esse conhecimento. Estes conteúdos são interessantes não somente para quem deseja se consagrar a Nossa Senhora, mas também para as pessoas que desejam renovar sua consagração ou apenas conhecer o Tratado.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Em primeiro lugar, para conhecer bem o que é a consagração a Jesus Cristo e a Virgem Maria, ensinada por São Luís de Montfort, é necessário ler o Tratado todo. Recomendamos insistentemente que não se deve iniciar a preparação para a consagração sem ter lido e compreendido o livro. Além da leitura do Tratado, recomendamos quatro aulas do Padre Paulo Ricardo sobre o Tratado e a consagração a Virgem Maria:

Assista ou ouça aula do Padre Paulo Ricardo com o tema “Maria no projeto de Deus“:

Maria no Projeto de Deus by Todo De Maria on Mixcloud

Assista ou ouça aula do Padre Paulo Ricardo com o tema “A verdadeira devoção a Virgem Maria“:

A verdadeira devoção a Virgem Maria by Todo De Maria on Mixcloud

Assista ou ouça aula do Padre Paulo Ricardo com o tema “Preparando e vivendo a consagração – parte 1“:

Preparando e vivendo a consagração - parte 1 by Todo De Maria on Mixcloud

Assista ou ouça aula do Padre Paulo Ricardo com o tema “Preparando e vivendo a consagração – parte 2“:

Preparando e vivendo a consagração - parte 2 by Todo De Maria on Mixcloud

Os trinta dias de preparação para a consagração

Além do conhecimento do Tratado, para fazer a consagração é necessário pelo menos trinta dias de preparação, nos quais rezamos algumas orações indicadas por Montfort no Tratado (cf. TVD 227-230), que postamos nos links abaixo. Porém, antes de começar a preparação, precisamos escolher uma data, de preferência mariana, para fazer a consagração. Exemplo: se queremos nos consagrar no dia de Nossa Senhora de Lourdes, que comemoramos em 11 de Fevereiro, devemos começar a preparação pelo menos no dia 12 de janeiro. Para não correr o risco de errar na data, recomendamos que se faça as contas olhando atentamente o calendário.

Os trinta dias de oração em preparação para a consagração são divididos em quatro passos. Para facilitar, em cada um desses passos indicamos as orações de preparação para a consagração, bem como meditações retiradas do Tratado:

1) Nos 12 dias preliminares, devemos rezar para pedir o desapego do espírito do mundo e somos convidados a meditar sobre “O começo da preparação para a consagração”.
2) Na primeira semana, rezamos 6 dias para pedir o conhecimento de nós mesmos e podemos meditar sobre “O autoconhecimento na consagração a Maria”;
3) Na segunda semana, aplicaremos 6 dias de oração para pedir o conhecimento de Nossa Senhora e nos perguntaremos: “Por que devemos conhecer a Virgem Maria?”;
4) Na terceira semana, rezaremos os 6 últimos dias da preparação para pedir o conhecimento de Jesus Cristo e meditaremos sobre “A dependência de Jesus Cristo a Virgem Maria”.

Recomendações finais para antes e depois ad consagração

Além dessas orações, São Luís Maria faz algumas recomendações para sua consagração a Virgem Maria, como a confissão, o oferecimento de algum tributo a Nossa Senhora no dia da consagração. Além disso, o Santo recomenda o uso das cadeiazinhas ou correntes, que são um sinal da nossa escravidão de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria. Antes de fazer nossas consagração, também nos será útil saber como viver a consagração a Santíssima Virgem e como renovar a nossa consagração. A consagração é feita geralmente durante a Santa Missa, depois da comunhão, ou ao final, através da leitura do ato de consagração, que está no final do Tratado. Caso não seja possível fazê-la na Santa Missa, a consagração pode ser feita em uma Capela, ou até mesmo em casa, diante de uma imagem de Nossa Senhora. O ato de consagração pode ser impresso ou escrito a mão e deve ser assinado depois da consagração. Caso seja possível, assina juntamente uma testemunha, que pode ser um Padre ou um leigo, que saiba que você está se consagrando a Jesus Cristo e a Virgem Maria. Mas, caso não tenha nenhuma testemunha, não há problema, pois esta não parte essencial da consagração.

Assim, para fazer a consagração a Jesus Cristo e a Virgem Maria, primeiramente é necessário ler todo o Tratado. Pois, o seu conhecimento é necessário para compreender a consagração ensinada por São Luís Maria. Depois, escolhe-se uma data, de preferência mariana, para fazer a consagração e, pelos menos trinta dias antes, começamos a fazer as orações preparatórias. Estas orações nos ajudarão a nos desapegar do espírito do mundo, a obter o conhecimento de nós mesmos, o conhecimento da Virgem Maria e o conhecimento de Jesus Cristo. A preparação também nos ajudará não somente a compreender a consagração, mas também a nos entregar inteiramente a Jesus Cristo e a Virgem Maria, na qualidade de escravos de amor (cf. TVD 55; 68; 113; 231; 236; 242).

Links relacionados:

TODO DE MARIA. Como viver a consagração a Maria?

TODO DE MARIA. O dia da consagração a Nossa Senhora.

TODO DE MARIA. A consagração a Maria e a comunhão.

TODO DE MARIA. As práticas da consagração a Nossa Senhora.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

77 Comentários

  1. meridiano rodrigues de sousa

    Sou presidente da arquiconfraria de nossa senhora do perpétuo socorro, da diocese de crato-ce.
    Estamos preparando os membros da mesma para a consagração perpétua e goataria de receber os passos em meu e-mail.

  2. Carlota Maria Santos cioffi

    Ficaria contente de receber conteúdo sobre o tratado.Por que tenho interesse em faze-lo!!!!

  3. Boa Noite, gostaria de receber o conteudo sobre o tratado pois tenho interesse em faze-lo!! Obrigada. Telma

  4. Gostaria de receber por e-mail…

    • Natalino Ueda

      Cara Vanda,
      Enviamos seu pedido de cadastro. Por favor, procure em sua caixa de entrada uma mensagem de verificação de FeedBurner’s “FeedBurner Email Subscriptions,” o serviço de e-mail que envia cadastros para o blog Todo de Maria no seu e-mail. Você precisará clicar no link anexado nesta mensagem para ativar seu cadastro para começara receber de graça as mensagens em seu e-mail. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre seu auxílio.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  5. valesca evangelista de matos

    quero renovar a minha consagração me indique uma congregação

  6. Aparecida Sueli Carneiro

    Consagração não é aquela tradicional que se faz e tem até a madrinha?

    • Natalino Ueda

      Cara Aparecida,
      A consagração que ensinamos não é aquela que é feita no dia do Batismo. A consagração segundo o método do Tratado de São Luís Maria é feita já na idade da razão, a partir dos sete anos de idade. Para conhecer melhor esta consagração, leia este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/consagracao/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre seu auxílio em suas necessidades. Nossa Senhora do Bom Sucesso, rogai por nós!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  7. Bom dia!

    Gostaria de saber como faço a consagração à Nossa Senhora com a escolha de uma madrinha. Pode ser feito juntamente com o Batismo, como é o procedimento?

    Obrigada!

    • Natalino Ueda

      Cara Ayumi,
      A consagração a Nossa Senhora segundo o método do Tratado da Verdadeira Devoção, de São Luís Maria, não exige madrinha, mas apenas uma testemunha. Esta testemunha não é obrigatória. Você pode fazer a sua consagração sozinha, diante de uma imagem de Nossa Senhora, ou numa Capela ou Igreja, de preferência durante a Santa Missa, depois da comunhão, no momento de ação de graças, ou depois da celebração. No caso de maiores de sete anos, a consagração pode ser feita no mesmo dia do Batismo, pois ela é uma renovação das promessas batismais. Porém, como o Batismo e a consagração precisam de uma preparação, talvez seja melhor se forem feitos em dias separados, para uma melhor preparação. Aconselho que, depois do Batismo, escolha uma data mariana significativa para você e comece a preparação no mínimo trinta dias antes. A consagração é feita através do ato de consagração, suplemento “B” do Tratado. Para saber mais detalhes, acesse este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
      Caso você tenha mais alguma dúvida, entre em contato novamente. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer sua consagração!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  8. quero fazer a consagração a nossa senhora começar agora dia 31 de agosto posso.

    • Natalino Ueda

      Cara Ana Cristina,
      Você deve fazer pelos menos trinta dias de preparação. Se começando a preparação no dia 31 completar os trinta dias antes de fazer a consagração você pode fazer a consagração. Mas, se não for completar, aconselho você fazer escolher outra data para começara a fazer sua preparação. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude em sua preparação.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  9. Rosana Aparecida dos Santos

    Boa noite, fiz a consagração com o método de São Luiz no ano de 2009, agora a paroquia que frequento está dando um curso para fazer a consagração através do livro de São Luiz, minha duvida é se eu já fiz em 2009 e renovo todo ano no dia 16 de junho, dia de nossa Senhora do Carmo, posso fazer de novo tendo que renovar no dia 15 (QUE É A DATA QUE FOI ESCOLHIDA PELOS MINISTRANTES DO CURSO?). oBRIGADA.

    • Natalino Ueda

      Cara Rosana,
      Como você já fez a consagração, não é necessário fazer de novo. Mas, você pode renová-la junto com sua comunidade paroquial e também renovar no dia de Nossa Senhora do Carmo. O importante é renovar a consagração pelo menos uma vez por ano, como diz São Luís Maria no Tratado, no número 233: “Uma vez por ano, pelo menos, renovarão a mesma consagração, no mesmo dia em que a fizeram, observando as mesmas práticas durante três semanas. E poderão até mesmo renovar tudo o que fizeram todos os meses, e mesmo todos os dias, com estas breves palavras: “Eu sou todo Vosso e tudo o que tenho Vos pertence, ó meu amável Jesus, por Maria, Vossa Santa Mãe!”. Que Deus te abençoe e a Virgem Maria te ilumine com o Espírito do Senhor para que você viva bem esta santa escravidão de amor.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  10. Gostaria de saber se a consagração é valida se no dia eu participar apenas de uma celebração com o ministro ou diácono, ao invés da Santa Missa.

    • Natalino Ueda

      Cara Aline,
      A consagração é valida numa celebração da Palavra ou ainda diante de uma imagem da Virgem Maria, caso não haja possibilidade de participar da Santa Missa. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  11. ola tem como mim passa a missa parte por parte da consagraçao

    • Natalino Ueda

      Cara Judite,
      A consagração pode ser feita na Santa Missa, mas não tem um rito próprio. Geralmente, faz-se a consagração depois da comunhão, durante a ação de graças. Pode-se também fazer a consagração logo depois da Santa Missa. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  12. Boa tarde,

    Bem , estou lendo o tratado, mas ainda não tenho definido a data certa para minha consagração, porque estou tentando encontrar um diretor espiritual para me auxiliar, há algum problema?
    Quero saber também se além do tratado tem que ler mais algum livro? pois, me recomendaram: As glorias de Maria de Santo Afonso Ligório

  13. desejo me consagrar no dia 12 de dezembro. só que ao começar a ler o tratado eu deixei passar dois dias para começar as orações.. gostaria de saber se impedirá ou nao de continuar nessa mesma data para n.s?

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Se você já leu o Tratado e está fazendo sua preparação, você pode fazer sua consagração, mesmo tendo começado dois dias depois. São Luís recomenda que nos preparemos durante 30 dias, mas eu penso que esses dois dias não serão impedimento desde que você procure preparar-se bem para a consagração, com as orações, o Terço, jejuns, penitências. Todas essas práticas te ajudarão a preparar-se bem para sua consagração. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude em sua preparação.
      Natalino.

  14. boa tarde !!!!! queria me consagrar a nossa senhora como faço?

  15. Olá!!Fiquei em duvida em relação a inscrição. É necessário fazer uma inscrição antes da consagração?

    • Natalino Ueda

      Olá Monique,
      A inscrição é para o caso de você querer participar da 6ª Campanha Nacional de Consaghrações a Virgem Maria. Se você quiser participar, ainda pode fazer sua inscrição neste link: https://docs.google.com/forms/d/1x0F1M0yZZzchiW3f9vbvsYT7Me9Vf1P-YIGNjPBchyY/viewform
      Caso queira se consagrar, mas não queira participar da Campanha não há problema. Mas, a vontagem de participar da Campanha é que você estará fazendo sua consagração em comunhão com pessoas do Brasil inteiro e terá o seu nome na celebração do Padre Paulo Ricardo em Cuiabá no dia 12 de Dezembro, independente se você se consagra neste dia ou em data próxima.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para a consagração.
      Natalino.

  16. Oi, bom dia!
    Estava me preparando pra consagração fazendo os exercicios, mais infeizmente cai no pecado do sexo, bebedeiras e outros, ficando sem rezar 3 dias e com minha espiritualidade fraca. Dai eu iria me consagrar agora dia 8 de dezembro e desisti, adiando pra outra data. É obrigatorio fazer a consagração somente em dias de festas Marianas, ou qualquer dia que puder?
    Aguardo respostas…

    • Natalino Ueda

      Você ainda pode se consagrar, mas é necessário que haja um arrependimento e um firme propósito de não mais cair. Faça um bom exame de consciência e uma boa Confissão. Esse programa do Padre Paulo te ajudará a se preparar para a Confissão: https://padrepauloricardo.org/episodios/2-domingo-do-advento-preparacao-para-a-confissao
      Você pode se consagrar dia 12 de Dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, junto com o pessoal da 6ª Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/6a-campanha-de-consagracoes-a-maria/
      Com mais alguns dias para se preparar não vejo problema em você fazer sua consagração, pois esta é um auxílio para vencermos a nossa luta contra a carne, o mundo e o demônio. Não é necessário estar pronto, ser santo para se consagrar. Pois, a consagração não é para os santos, mas sim um caminho para a santidade.
      Você pode também fazer em outra data, mesmo não sendo um dia mariano, mas seria bom um dia assim para que você se lembre mais fácil de fazer sua renovação.
      Qualquer outra dúvida entre em contato. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer sua consagração.
      Natalino.

  17. como achar o livro de consagração a nsa sra?

  18. Ola boa tarde a paz de Jesus. Como faço para consagrar-me, começo por onde, devo conversar com quem para ajudar-me? Aguardo orientação.
    Obrigada.

    • Natalino Ueda

      Cara Eliane,
      Segue um artigo com orientações práticas para a preparação para a sua consagração a Virgem Maria: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
      Além disso, você pode procurar na sua paróquia ou em comunidades vizinhas se há algum grupo de preparação. Se não houver, você pode se preparar sozinha. O artigo que te passe esclarece a maioria das dúvidas e se for necessários podemos ajudar na sua preparação. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer a consagração.
      Natalino.

  19. Nelize Ribeiro de Souza

    Santa tarde, salve Maria santíssima
    Amado natalino, já li o tratado, vi as palestras, estou com o livro dos exercícios pra preparação, mas meu coração pede que a data seja 19/03 dia de São José, muitos aqui na minha paróquia estão vendo como um erro, e estão dizendo que nosso sacerdote não fara, estou triste.

    • Natalino Ueda

      Cara Nelize,
      A consagração é pessoal, entre você, Jesus e Maria, por isso pode ser feita na sua casa mesmo. Não se preocupe se não puder ser feita na Igreja. Mas, de você quiser se consagrar em outra data. Procure um diretor espiritual para lhe orientar. Talvez este seja um momento de abraçar a cruz que a Virgem Maria lhe concede. Deus te abençoe e a Santíssima Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  20. Nelize Ribeiro de Souza

    Natalino, salve Maria Santíssima me perdoa a insistência estou confusa estarei, estou errando com Nossa Senhora, com a consagração no dia de São José ? Porque vc disse que talvez seja o momento de abraçar a cruz ???????

    • Natalino Ueda

      Cara Nelize,
      Salve Maria! Disse abraçar a cruz no sentido de ser contrariada, de não fazer a sua vontade, mas a vopntade de Deus. No entanto, não estou dizendo que o dia de São José não é um bom dia para fazer a consagração. Ao contrário, é um ótimo dia, pois São José foi a primeiro consagradoa Virgem Maria. Mas, espiritualmente, talvez seja melhor acolher as indicações das pessoas de sua paróquia e fazer a consagração em outra data. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer a vontade de Deus.
      Natalino.

  21. Gostaria de um esclarecimento com relação a forma de rezarmos e oferecer as nossas orações, a Missa, o Terço, as novenas…. a partir do momento que faço a consagração, pois tudo passa a ser oferecido a Maria, é tudo d’Ela e Ela vai usar da forma que quiser.
    Mas gostaria de saber como devo proceder por exemplo para rezar por uma pessoa específica, se alguém me pedir para rezar por ela, fazer uma novena para ela, ou mandar celebrar uma Missa para ela, como é isso? Está um pouco confuso, gostaria de clarear um pouco. Qual a forma correta de colocar estes pedidos , quando me tornar uma consagrada? Estou me preparando, não vejo a hora de ser uma consagrada.

    • Natalino Ueda

      Cara Mary,
      Como consagrada a Virgem Maria, você pode fazer orações, participar da Santa Missa, fazer jejuns, penitências, sacrifícios, e colocar intenções a todas estas obras de piedade. O que você poderá fazer mais é oferecer os valores dessas obras, pois quem vai fazer isso é a Virgem Maria. Exemplo: você faz uma oração e pede pela saúde de um amigo. Mas, que decide como e para quem vai aquela oração é Nossa Senhora. Para compreender mais essa realidade, acesse este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-e-que-eu-fico-se-entrego-tudo-a-maria/
      Deus te abençoe e Nossa Senhota te guarde.
      Natalino.

      • Natalino,
        obrigada pelos esclarecimentos valiosos,
        aproveitando da oportunidade,gostaria de saber de você se é possível fazer a Consagração no dia 25 de março, mesmo sendo este ano numa Sexta-Feira Santa. Desde que comecei a ler o tratado e me preparar, esta foi a data que eu havia planejado.
        Se positiva a resposta, devo fazê-la na igreja ou em casa?
        Obrigada,
        Paz!

        • Natalino Ueda

          Salve Maria!
          Caríssima Mary,
          Como 25 de Março celebramos a Sexta-feira Santa, dentro do Tríduo Pascal, uma das celebrações mais importantes do Ano Litúrgico, recomendamos que a consagração seja feita em outra data. A melhor alternativa é fazer a consagração na festa da Anunciação, que este ano será celebrada no dia 4 de Abril, justamente por coincidir com a Sexta-feira da Paixão de Cristo. Dessa forma, você terá alguns dias a mais para se preparar para fazer a consagração.
          Se puder fazer a consagração numa igreja ou capela é mais recomendável, principalmente se for na Sanat Missa, mas também pode fazer em casa também, sem problemas.
          Contamos com as suas orações.
          Deus a abençoe sempre e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer a consagração.
          Natalino.

  22. Olá, gostaria de saber se por ser separada posso fazer a consagração?

    • Natalino Ueda

      Cara Ana Cristina,
      O Fato de você ser separada não é em si um problema. O que realmente é levado em conta é se a pessoa tem ou não condições de cumprir com as obrigações da consagração. Se você está separada, mas não tem nenhum outro relacionamento. Não há problema, pois você pode cumprir as obrigações da consagração, que é ter uma vida sacramental, poder receber o sacramento da Eucaristia e da Confissão. Caso queira saber mais sobre o assunto, por favor, acesse este link: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/quem-pode-fazer-a-consagracao-a-maria/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  23. Eu quero saber se no mês de julho tem algum dia Mariano para eu se consagrar a nossa senhora

    • Natalino Ueda

      Caro Pedro,
      No mês de Julho, as principais festas marianas são:
      8 – Nossa Senhora das Graças;
      13 – Nossa Senhora da Rosa Mística;
      16 – Nossa Senhora do Carmo.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  24. Danielle Barcelos Rodrigues Gomes

    Boa noite
    Fiz os exercícios para a Consagração,porém terminei uma semana antes da Consagração.Me falaram que fiz errado e que teria que refazer,isso procede?Queria me consagrar dia 24/06 dia de Nossa Senhora Rainha da Paz.

    • Natalino Ueda

      Cara Danielle,
      Não há problema terminar antes. Faça sua consagração normalmente.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
      Natalino.

  25. Boa tarde, sou de são josé dos campos-SP sabe me informar alguma paróquia ou comunidade que tenha grupo de estudos para a consagração? gostaria de fazer a consagração mas não sei onde procurar

  26. Silvana María da Silva

    Sou separada, e vivo em segunda união, numca deixei de frequentar a igreja, já fui legionária e catequista,hj participo do grupo de oração da minha paróquia, posso me consagrar?

  27. Boa Noite,

    Vou me consagrar dia 12 de outubro, quando devo iniciar a preparação?

    Att.

  28. É necessário ter um orientador para fazer a consagração? Posso fazer sem uma pessoa me orientando? Como devo proceder, para eu me consagrar?
    Pode ser feito por um casal de noivos?

  29. Salve Maria!
    Como faço para escolher um título de Nossa Senhora para me consagrar?
    Tenho uma devoção por Nossa Senhora Aparecida desde pequena, mas ultimamente Nossa Senhora Rosa Mística tem se apresentado em minha vida fortemente.
    Desde já agradeço!

    • Natalino Ueda

      Cara Bárbara,
      Na verdade, não nos consagramos a um título da Virgem Maria, mas à sua pessoa. Por isso, você pode e até deve ter devoções aos títulos marianos, mas, por mais que goste de um deles, a consagração não está vinculada a nenhum título, assim, seria um engano consagrar-se desaa forma. Dessa forma, você pode se consagrar no dia de Nossa Senhora Aparecida e ter uma devoção a Npssa Senhora Rosa Mística, sem nenhum problema. Pois, a Virgem Maria é a mesma, sob nomes diferentes.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  30. Boa tarde,

    Eu ainda não possuo o os sacramentos da 1° comunhão e o crisma, mas gostaria de me consagrar. Estou na metade do catecumenato, faço a comunhão espiritual por meio da oração que encontrei no blog de vocês.Já li o tratado 2 vezes, e entendi que a consagração é a renovação dos votos do batismo, então ao meu ver, me sinto apta em realizar.

    Há algum problema em me consagrar desta maneira?

    • Natalino Ueda

      Cara Isabele,
      Faz parte da espiritualidade da consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria, a comunhão eucarística. Podemos até dizer que este é o ápice, o ponto mais alto da espiritualidade da consagração. Por isso, recomendo que você faça primeiro pelo menos a 1ª comunhão, para depois se consagrar. Quanto ao Crisma, o ideal é que também tivesse recebido, dependendo da sua idade, mas pode-se fazer depois, já que não faz parte da essência da consagração. Aproveite esse tempo e já vá entregando tudo nas mãos da Virgem Maria, até mesmo esse tempo de espera, como sacrifício de amor a ela e a seu Filho Jesus Cristo.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  31. Gostaria de me consagrar a nossa senhora, porém sou “amigada” posso me consagrar ??

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Infelizmente tenho que lhe dizer que você não deve se consagrar enquanto não estiver com sua situação diante da Igreja regularizada. Enquanto você estiver nessa situação não pode confessar e comungar, que são práticas essenciais para os consagrados, por isso você não terá como viver a consagração. Assim, consagrar-se não teria efeito algum em sua vida. Recomendamos que procure regularizar sua situação quanto antes.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude em suas necessidades.
      Natalino.

  32. Prislaine de Fátima dos Santos

    Olá gostaria de receber mais informações pretendo iniciar minha Consagração. Obrigada! A Paz de Jesus e o Amor de Maria!

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Prislaine, quais informações você precisa a mais para fazer sua consagração?
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te jaude a fazer sua consagração.
      Natalino.

  33. claudia celia monteiro

    Boa tarde!
    comecei lê o livro tratado da verdadeira devoção, vou fazer a consagração em dezembro dia 08, tem uma turma que está se preparado para essa consagração.

    • Natalino Ueda

      Cara Cláudia,
      Fico feliz pela vossa preparação para a consagração a Nossa Senhora. Qualquer dúvida, por favor, entre em contato.
      Deus vos abençoe e a Virgem Maria vos guarde.
      Natalino.

  34. é necessario de padre para fazer a consagração

    • Natalino Ueda

      Caro Jackson,
      Não é necesssário um Padre para fazer a consagração. A preparação e a consagração não necessariamente precisam ser feitas em uma capela ou igreja, mas podem ser feitas em nossa casa ou outro local digno, já que é um ato interior e espiritual. Entretanto, São Luís Maria recomenda que a consagração seja feita durante a Santa Missa ou logo depois, num momento de ação de graças. Ademais, a consagração feita pública e comunitariamente é um ato bastante significativo, por isso é muito recomendável que seja feita assim. Mas, se não for possível, você pode fazer sozinho em um momento particular, sem que o Padre e a comunidade saibam.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  35. Olá, gostaria de uma explicação melhor sobre: “o oferecimento de algum tributo a Nossa Senhora no dia da consagração”. De que forma posso fazer? Um exemplo se possível.

    • Natalino Ueda

      Caro Amilton,
      Em breve postaremos um artigo sobre o oferecimento de um tributo a Virgem Maria por ocasião da consagração.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  36. boa noite, eu estou querendo me consagrar a virgem mae no metodo de São Luís Maria Grignion de Montfort mais eu estou em duvida de começar a preparaçao dia 06 de janeiro e terminar no dia 05 tem como ?

    • Natalino Ueda

      Caro Nélio,
      Você pode começar a preparação dia 6 de Janeiro e terminar dia 4 de Fevereiro, pois Janeiro tem 31 dias, se for fazer 30 dias de preparação.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  37. A partir de quantos anos posso me consagrar ?

  38. Rose Lane Alves Menezes

    Bom dia, estou determinada a fazer a consagração à Imaculada Virgem e gostaria de receber por e-mail a orientação pois tenho muitas dúvidas.
    obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com