Saiba como escolher uma data para fazer a sua consagração a Virgem Maria.

A escolha da data para a consagração a Virgem Maria pelo método do Tratado de São Luís Maria Grignion de Montfort é muito importante. Pois, este dia será significativo para toda a vida de quem se consagra a Maria. Se já é um dia especial, será ainda mais significativo, pois a consagração é um marco na vida de quem se entrega totalmente nas mãos da Virgem Maria. O dia da consagração é um dia de celebração, de alegria, de ação de graças. Pois, quando nos consagramos totalmente a Nossa Senhora, nos fazemos escravos da Virgem Maria, nos entregamos inteiramente a Jesus Cristo. Isso significa viver uma vida cristã verdadeira, significa viver o Reino de Deus aqui na terra, pois o Reino acontece num coração no qual Jesus reine, seja Senhor!

O dia da decisão de viver sob este senhorio, de consagrar-se pela escravidão total a Nosso Senhor Jesus Cristo pelas mãos da Imaculada Virgem Maria, marca as nossas vidas. Parece até contraditório dizer que o dia no qual nos tornamos escravos é um dia de alegria. Porém, quando vivemos esta “escravidão de amor”, vivemos uma liberdade interior que só pode ser explicada pela presença de Jesus em nossa vida. Ele é o Reino de Deus em pessoa e a sua presença em nós é motivo de júbilo, de alegria, ainda que em meio a muitos sofrimentos.

São Luís Maria, no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, diz que: “esta devoção dá, às pessoas que a pratiquem fielmente, uma grande liberdade interior, que é a liberdade dos filhos de Deus” (TVD 169). Segundo ele, pela consagração a Maria, nos fazemos escravos de Cristo e a consequência disso é que Ele tira de nós todo medo, que escraviza e perturba a alma. Jesus também aumenta em nós a confiança em Deus como Pai, inspirando um amor terno, de filhos (cf. TVD 169).

Nesta liberdade de filhos de Deus, somos chamados a escolher o dia da nossa consagração com toda a confiança em Jesus e Maria. Aconselha-se que a consagração seja feita em uma data mariana, de sua particular devoção ou não, e que este dia seja também confiado a Nossa Senhora. Certamente Ela lhe mostrará qual é a melhor data para fazer sua consagração. Duas datas importantes, no que diz respeito à consagração à Virgem Maria, são o dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria e o dia 28 de Abril, dia de São Luiz Maria. O Papa Leão XIII, que foi consagrado a Virgem Maria, concedeu indulgência plenária a quem fizer ou renovar a consagração, segundo o método do Tratado de São Luís, em um desses dias.

Para escolher a data da consagração, deve-se considerar também que antes é preciso ler o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” e fazer a preparação para a consagração. Este tempo é de 30 ou 33 dias, conforme o livro que se usa para fazer preparação. Pode-se fazer a preparação somente usando o Tratado, com as indicações nele existentes, mas ter um livro como base ou fazer a preparação em grupo, com pessoas que já fizeram a consagração, é aconselhável.

Por fim, resta dizer que o dia da consagração é importante, não pela data em si mesma, mas por causa da consagração, da escravidão a Virgem Maria. Esta data é importante porque é o dia que você se entregou ou se entregará totalmente a Jesus pelas mãos de Maria. Fazendo-se escravo de amor, ou consagrado, a Nossa Senhora estamos mais próximos de Jesus e de Seu Reino e isso é motivo de grande alegria. Reino este, que se realizará plenamente quando o Imaculado Coração de Maria trinfar no coração de cada consagrado (cf. TVD 217).

Leia também: como fazer a consagração? Porque se consagrar?

Natalino Ueda é brasileiro, nascido em Londrina, Paraná. Ele é católico, missionário da Comunidade Canção Nova, formado em Filosofia e Teologia. Atualmente é produtor de conteúdo e fotógrafo do portal cancaonova.com. A partir da sua consagração a Virgem Maria descobriu uma nova forma de experiência com Deus, com a Igreja e com os irmãos, que mudou de forma extraordinária a sua vida.

14 Comentários

  1. Valdeline Cardozo dos Santos Souza

    ESSA ENTREGA TOTAL A JESUS POR MEIO DE MARIA, É TUDO QUE SEMPRE PEDI Á DEUS MAS NÃO SABIA COMO,POIS NÃO CONHECIA O TRATADO.OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE,ISSO FOI PROVIDÊNCIA DIVINA.

  2. Soraia Maria de Andrade Maia

    Desejo fazer minha consagração no dia 08 de dezembro 20012. Dia da Imaculada Conceição.Que Nossa Senhora rogue por mim, pela minha perseverança. Amém.

  3. Lúcia de Fátima Bernaldo Silva

    Gostaria de saber mais sobre o dia da Consagração, que é necessário e como iniciar

  4. lucineia de fatima ferreira

    como fazer e quando iniciar?

  5. Quero saber como fazer a consagração a
    aria no dia 08 de Dezembro de 2012.

  6. Eliane Cristina Zanquetin Pavan

    Bom dia,já li o Tratado e estou na minha terceira semana de preparação.
    O site consagrate.com.br e os vídeos do Padre Paulo Ricardo,me ajudaram muito também.
    Fica a dica.
    Paz à todos.
    E muito obrigada Canção Nova.

  7. zenaide pereira

    Site….? Não sei se tenho site.
    Pretendo fazer a consagração quando estiver mais tranquila.

  8. Seria possivel se consagrar sem receber a comunhão?

    • Natalino

      Não é possível fazer a consagração sem a participação, pelo menos aos domingos e dias de festa, pois a devoção ensinada por São Luís é uma perfeita renovação das promessas do batismo. Sendo assim, tudo aquilo que prometemos em nosso batismo é como uma regra de vida. Se não temos pelo menos a intenção de buscar os sacramentos, principalmente a Penitência e a Eucaristia, não se deve fazer a consagração, pois a participação destes faz parte desta devoção. As pessoas que por algum motivo não podem se aproximar da comunhão, podem, no íntimo do seu coração, consagrar-se a Nossa Senhora e esperar para que, voltando a poder comungar, possa também se consagrar. Deus te abençoe e a Virgem Maria a ajude a discernir qual é o melhor caminho a seguir.

  9. Bom dia gostaria muito de me consagrar tbm porém sou de segunda união não podendo receber a eucaristia nós somos bem católicos vamos a missa de domingo participamos de um grupo de oração toda as sextas feiras da Rosa Mística …..isso impediria de fazer obrigada.

    • Natalino

      Cara leitora,
      A primeira coisa que te digo é que você se consagre, entregando toda a sua situação, toda a sua vida nas mãos da Virgem Maria. Porém, a consagração segundo o método que São Luís Maria ensina no Tratado exige que a pessoa possa receber os sacramentos, não somente a Eucaristia, mas também a Confissão. Como você não pode receber estes sacramentos, você não pode se consagrar pelo método de São Luís, mas isso não impede de você confiar todas as coisas nas mãos maternas de Nossa Senhora. Ela é Mãe e acolhe você, toda a sua vida, ainda que você não possa se consagrar pelo método que ensinamos. Por isso, entregue tudo nas mãos da Mãe de Deus e Mãe de todos nós, pois ela sabe tudo de nós e fará tudo para nos levar ao seu Filho Jesus Cristo e à salvação eterna!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  10. Quero comprar o livro da consagração, onde posso encontrar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com