A consagração dos filhos pelos pais é válida?

A consagração a Virgem Maria dos filhos pelos pais é válida?O Padre Paulo Ricardo tem pregado muito a respeito da consagração a Virgem Maria, segundo o método do livro “Tratado da Verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Recentemente, o sacerdote pregou na Canção Nova sobre a consagração em nosso processo de santificação. Depois da palestra, Padre Paulo respondeu a algumas perguntas dos presentes sobre a consagração e a devoção a Nossa Senhora. A pedido de nossos leitores, postaremos esta série de artigos, divididos por temas, com as respostas do Padre Paulo. O primeiro artigo foi sobre os protestantes e a devoção a Maria. Este é o segundo artigo da série.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Os filhos que são consagradas pelos pais já são consagrados a Maria?

Existem vários tipos de consagração. A consagração pelo método de São Luís só existe se a pessoa se consagrar. A pessoa tem que se consagrar porque essa consagração a Maria é uma forma de viver melhor as promessas batismais. Já que é difícil viver essas promessas, amar Deus sobre todas as coisas, São Luís Maria ensina este atalho, que os santos viveram, que é fazer tudo através de Maria. Quando fiz minha consagração, entreguei tudo para Nossa Senhora, meu presente, meu passado e meu futuro. Entreguei meu pai e minha mãe, quer eles queiram, quer não, eles são de Maria. Tudo que eu posso dizer meu agora é dela. Se você se consagrou, seu filho é dela. Nesse sentido, ele está consagrado. A consagração feita no batismo, que precisa de um Sacerdote ou Diácono para selar a consagração é outra coisa.

Na consagração a Nossa Senhora, a presença de um Padre é boa, mas não é essencial. Se o seu Pároco não aceita a consagração, acha um exagero, não tem problema. Você faz sua preparação, conforme São Luís explica no Tratado, escolhe uma data, de preferência um dia mariano, vai na frente do sacrário, de preferência onde tenha uma imagem de Nossa Senhora e faça a sua consagração a Jesus por Maria. Se houver um sacerdote para testemunhar e assinar seu ato de consagração é melhor ainda, mas o que sela a consagração é a sua vontade, a sua entrega.

A palavra consagração tem vários significados. Quando eu faço a minha consagração, pelo método do Tratado, tudo que é meu eu entreguei. Uma pessoa que é consagrada segundo o método de São Luís também consagra seu filho, mas não é a mesma coisa a própria pessoa se consagrar. Se ele quiser, vai ter que se consagrar, pois uma coisa é consagrar o filho sem que ele saiba e outra é ele mesmo se consagrar com consciência da consagração que está fazendo. O valor espiritual da consagração pessoal é outro.
Ouça a palestra e as respostas de Padre Paulo Ricardo na íntegra:

Comments

comments