A consagração a Virgem Maria dos filhos pelos pais é válida?O Padre Paulo Ricardo tem pregado muito a respeito da consagração a Virgem Maria, segundo o método do livro “Tratado da Verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Recentemente, o sacerdote pregou na Canção Nova sobre a consagração em nosso processo de santificação. Depois da palestra, Padre Paulo respondeu a algumas perguntas dos presentes sobre a consagração e a devoção a Nossa Senhora. A pedido de nossos leitores, postaremos esta série de artigos, divididos por temas, com as respostas do Padre Paulo. O primeiro artigo foi sobre os protestantes e a devoção a Maria. Este é o segundo artigo da série.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Os filhos que são consagradas pelos pais já são consagrados a Maria?

Existem vários tipos de consagração. A consagração pelo método de São Luís só existe se a pessoa se consagrar. A pessoa tem que se consagrar porque essa consagração a Maria é uma forma de viver melhor as promessas batismais. Já que é difícil viver essas promessas, amar Deus sobre todas as coisas, São Luís Maria ensina este atalho, que os santos viveram, que é fazer tudo através de Maria. Quando fiz minha consagração, entreguei tudo para Nossa Senhora, meu presente, meu passado e meu futuro. Entreguei meu pai e minha mãe, quer eles queiram, quer não, eles são de Maria. Tudo que eu posso dizer meu agora é dela. Se você se consagrou, seu filho é dela. Nesse sentido, ele está consagrado. A consagração feita no batismo, que precisa de um Sacerdote ou Diácono para selar a consagração é outra coisa.

Na consagração a Nossa Senhora, a presença de um Padre é boa, mas não é essencial. Se o seu Pároco não aceita a consagração, acha um exagero, não tem problema. Você faz sua preparação, conforme São Luís explica no Tratado, escolhe uma data, de preferência um dia mariano, vai na frente do sacrário, de preferência onde tenha uma imagem de Nossa Senhora e faça a sua consagração a Jesus por Maria. Se houver um sacerdote para testemunhar e assinar seu ato de consagração é melhor ainda, mas o que sela a consagração é a sua vontade, a sua entrega.

A palavra consagração tem vários significados. Quando eu faço a minha consagração, pelo método do Tratado, tudo que é meu eu entreguei. Uma pessoa que é consagrada segundo o método de São Luís também consagra seu filho, mas não é a mesma coisa a própria pessoa se consagrar. Se ele quiser, vai ter que se consagrar, pois uma coisa é consagrar o filho sem que ele saiba e outra é ele mesmo se consagrar com consciência da consagração que está fazendo. O valor espiritual da consagração pessoal é outro.
Ouça a palestra e as respostas de Padre Paulo Ricardo na íntegra:


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

16 Comentários

  1. Sonia Maria Moreira de Souza

    Agora dia 14/07 ,faz um ano que me consagrei a Nossa Senhora.Foi a melhor coisa que fiz.Minha vida mudou,minha maneira de pensar de me vestir,tudo mudou.Foram só bênçãos de lá para cá.
    Foi um ano de estudos com mais algumas pessoas de minha comunidade.

  2. Desde meu nascimento fui consagrada pois minha mãe me deu como segundo nome Maria, pedindo um bom partoe que nascesse com saude. Cresci na religião catolica e não conseguia me encontrar dentro dela. Mas sempre tive um amor por Nossa Senhora, que me fez manter seguir catolica, apesar de tantos convites para aceitar outras religiões. Mais imaginava: como se amo Maria. Pois cuidou de mim como propriedade dela, me fez ver e. viver tudo o que seu filho amado fez por todos nós. Amo Maria pq ela me ensina como seguir, viver, amar a Cristo nosso Salvador. Maria para mim é simbolo de amor cristão !!

  3. Gostei muito desse artigo, tenho aproveitado muito todas as palestras do`Padre Paulo Ricardo, so pelo livro do Tratado , eu nao entendia, ate ja fiz a consagração, mas agora preciso renovar.

    Gostaria de saber, se preciso preencher novamente a consagração e assinar, todo ano que renovar ?
    Agradeço!

    Que Nossa Senhora abençoe a todos que estão divulgando a Consagração.

    • Natalino Ueda

      Cara Ana Maria,
      Você não precisa escrever a fórmula e assinar, mas somente ler a fórmula para renovar sua consagração. Recomenda-se que se faça o mês de preparação antes de fazer a renovação. Deus te abençoe e a Virgem seja sempre presença de Mãe em sua vida!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  4. Eu tenho 44 anos e vivi os meus primeiros 40 anos dentro da igreja católica , e hoje sou metodista por escolha, tenho um carinho muito grande pela igreja católica e sempre tive um bom relacionamento , mas não gosto muito do que vi em Aparecida do Norte , o Senhor apoia ou esta de acordo com tudo que representa Aparecida?

    • Natalino Ueda

      Caro Sérgio,
      Não concordo com muita coisa que acontece em Aparecida. Sou da mesma opinião que o Papa Bento XVI, que disse que a devoção a Nossa Senhora Aparecida precisa de purificação. Mas, também sou da opinião que não devemos acabar com as devoções populares. Estas devoções podem ser o caminho para levar as pessoas para Jesus Cristo. Este é o papel de Maria na Igreja: gerar Jesus Cristo no coração dos homens. Deus te abençoe!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  5. Claudia Maria de Souza Souza

    Como a própria ladainha diz Ela é nossa Arca da Aliança, portanto os tesouros celestiais estão
    em suas mãos,gostaria de saber se a consagração ao seu Imaculado Coração é mesma dessa
    consagração de São Luiz ou tem o mesmo valor.

    • Natalino Ueda

      Cara Claudia,
      Sobre a consagração a Maria, a diferença da consagração segundo o método de São Luís Maria, é que entregamos tudo a Maria, nossos bens materiais e espirituais, de forma consciente. Lendo o Tratado, você entenderá melhor a consagração e poderá tirar suas próprias conclusões. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre seu auxílio e proteção!
      Natalino,
      Blgo Todo de Maria.

  6. Pingback: 07 | July | 2013 | Conexão espirito Santo

  7. Que João, Júnia;Eduardo,Adriana;Vvitória,Maria Eduarda. Julian Alves, Paulo Alves e Jane alves; Veruska, Norma; Juliana Coelhp, Andréa,Valéria e Pollyana e Maria Amélia, Maria Cristina e Alex e Édie Guilhermel se Convretam (voltem a Igreja de Cristo) se Consagrem a Cristo e A Virgem Maria como Escravos, tenham vida longa e sejam salvos.

  8. Maria A M Pereira

    Quero fazer minha consagração poderiam me dizer como proceder?
    Preciso de um padre?

  9. Minha mãe consagrou eu e meus irmãos a Nossa Senhora de Fátima logo no nascimento de cada um.Gostaria de saber se eu posso usar a cadeia, ou eu tenho que me consagrar novamente? me sinto consagrada a ela mesmo não sendo no método de Luis Maria.

    • Natalino Ueda

      Cara Tainã,
      Sobre a consagração feita na infância, é válida, mas não é a mesma coisa. Por isso, recomendo que você faça a consagração, segundo o méotod de Saõ Luís Maria, antes de usar a cadeia. Pois, o significado da consagração e até mesmo o conhecimento da razão de usarmos a corrente depende dos ensinamentos contidos no Tratado. Para saber mais sobre o assunto, recomendo este link:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-dos-filhos-e-valida/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  10. Maria do Carmo Lopes P Gonçalves

    maria do carmo gustaria de receber as menssagem de Sao Luis Maria de Monfort,sue Legionària em França Amiens.

    • Natalino Ueda

      Cara Maria do Carmo,
      Enviamos uma mensagem de confirmação para seu e-mail. Basta clicar no link de confirmação para começara a receber nossas mensagens.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te gautrde.
      Natalino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com