Quem faz a consagração total a Virgem Maria entrega tudo a Jesus Cristo, por suas mãos. Porém, como ficam essas pessoas? Elas não ficam desamparadas?

Como é que eu fico se entrego tudo a Nossa Senhora?Algumas pessoas, quando conhecem melhor a consagração total a Virgem Maria, segundo o método do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort, ficam com medo de se consagrar. Parte delas teme que, entregando a Jesus, pelas mãos de Nossa Senhora, o valor de todas as nossas boas obras, orações, mortificações e esmolas, não poderão socorrer aos amigos, parentes e outras pessoas que queiram ajudar. Outras pensam que, entregando tudo nas mãos de Jesus por meio de sua Mãe, ficarão desamparadas no purgatório, sem ter como pagar pelos seus pecados.

São Luís responde à primeira questão dizendo que não acredita que nossos amigos, parentes ou benfeitores sejam prejudicados, depois “nos termos dedicado e consagrado sem reservas ao serviço de Nosso Senhor e da sua Santa Mãe” (TVD 132). O Santo chega a dizer que pensar isso é uma injúria ao poder e à bondade de Jesus e de Maria. Estes vão “socorrer os nossos parentes, amigos e benfeitores com o nosso pequeno tesouro espiritual, ou por outros meios” (TVD 132).

Além disso, a consagração total a Jesus por Maria não impede que se reze pelos outros, pelos vivos ou mortos, porém, a aplicação do valor das nossas boas obras depende da vontade de Nossa Senhora. Ao contrário, a devoção a Maria nos levará a orar com mais confiança, como uma pessoa rica que entregou toda a sua “fortuna a um grande príncipe, para o honrar melhor, suplicaria com mais confiança a este príncipe que desse esmola a algum dos seus amigos que lha pedisse” (TVD 132). Nosso Senhor e a Santíssima Virgem nunca se deixarão vencer em gratidão para com quem entrega tudo com o fim de Lhes honrar.

Certas pessoas podem temer sofrer muito tempo no purgatório por entregar o valor de suas boas obras a Virgem Maria. Porém, São Luís diz que “esta objeção, que nasce do amor próprio e da ignorância acerca da liberalidade de Deus e da Virgem destrói-se por si mesma” (TVD 133). Segundo ele, uma alma fervorosa e generosa, que valoriza mais os interesses de Deus que os seus, que entrega tudo a Ele sem reservas, sem poder dar mais, que só anseia e se sacrifica inteiramente pela glória e pelo Reino de Jesus por Maria, é para com essa alma generosa e liberal que “Nosso Senhor e sua Santa Mãe são mais liberais neste mundo e no outro na ordem da natureza, da graça e da glória” (TVD 133).

Assim, a consagração total a Virgem Maria não impede de modo nenhum que coloquemos intenções a favor de nós mesmos ou de outras pessoas. O que muda é que o valor satisfatório e meritório de nossas boas obras nós entregamos a Nossa Senhora, para que ela os administre e use conforme a vontade de Deus. Não devemos temer, pois entregando tudo nas mãos de nossa Mãe Maria Santíssima estamos nos confiando a quem o próprio Filho de Deus se confiou. Confiemo-nos totalmente, nos consagremos a Nossa Senhora, pois ela nos leva a Jesus Cristo e à salvação, ao Reino dos Céus.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

19 Comentários

  1. Elisangela fagotti

    Entregar tudo a Mae Maria e uma graca mto grande.

  2. nossa senhora e mae de JESUS conhece as vontades do filho SANTO ama e proteje,preocupa-se,ora e abençoe quem nele crer.condebida sem pecado,escolhida pelo PAI para ser a genitora de nosso SALVADOR.rezemos,peçamos a nossa MAE MARIA por nossos sonhos nossos desejos a SAGRADA MAE DE TODOS NOS.

  3. Eu estou lendo o Livro,desejo ser uma consagrada.

  4. Simone Apaarecida Rocha Sousa

    Eu fiz a consagração a 2 mês.

  5. Marly dias rocha de almeida

    eu gostaria de ser consagrada a nossa senhora

  6. fabiana malicia rodrigues

    boa noite meu nome é fabina e moro em Botucatu interior de sp, na verdd tenho uma duvida.
    quem se consagra a mae maria poderá se casar, e que este é meu maior sonho constituir minha família em cristo, e ando sentindo ao msmo tempo um chamado ainda não certeza a consagração, e me surgiu essa fuvida…
    Obrigada pela atenção aguardo resposta, fiquem com deus, salve maria. :)

    • Natalino Ueda

      Cara Fabiana,
      Certamente que quem se consagra a Virgem Maria segundo o ensinamento de São Luís Maria pode se casar. Pois, a consagração a Nossa Senhora pode ser vivida em qualquer estado de vida: solteiro, casado, religioso(a), ou sacerdote. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer sua consagração!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  7. consagração a Maria

  8. Me consagrei à Nossa Senhora no dia 12 de outubro de 2013, e foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Sou muito feliz em ser filha da Mulher Mais Bela que já existiu, e poder sentir a cada segundo da minha vida os Teus cuidados e o Teu carinho maternal. Como diz a música da Irmã Kelly Patrícia: “Minha Mãe é a Virgem Maria é ela que agora vai me acolher, me abraçar, me perdoar, me compreender, me acalmar, me ensinar, me educar.”. Quero estar cada dia mais sob os Teus santos ensinamentos minha Divina Pastora e ser cada dia mais toda Tua!!
    Salve Maria!!…

  9. Li o livro “O Segredo de Maria”e desejo fazer a consagração.
    Preciso de informações.

    • Natalino Ueda

      Cara Neilce,
      Nestes dois artigos você tem informações sobre como fazer sua consagração a Virgem Maria:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-fazer-a-consagracao/
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude na sua preparação para a consagração.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

      • Natalino,
        deixe me ver se entendi, então continuo a pedi uma Missa, por exemplo pela alma de minha mãe e pelas almas do Purgatório, como sempre faço; faço uma novena pela saúde de um parente; rezo um terço e coloco minhas intenções neste terço; faço um jejum pela conversão de alguém; porém a aplicação do valor de tudo isso vai depender de Maria, pois é Ela que administra tudo. É isso?

        Eu faço já a alguns anos as orações reveladas a Santa Brígida, onde ofereço para algumas pessoas, continuo a rezar então

        Gostaria de me consagrar no dia 25 de março próximo, porém será Sexta-feira Santa, tem algum inconveniente? Se não, como poderei fazê-la, na Igreja ou em casa? o que você me sugere.
        Obrigada, pela atenção.
        Paz!

        • Natalino Ueda

          Cara Mary,
          Você pode continuar a fazer essas orações, mas ao invés de oferecer você coloca a intenção por alguma causa ou pessoa. Pois, como consagrada, você entrega tudo nas mãos da Virgem Maria, por isso não pode mais oferecer nada diretamente. Tudo passa pelas mãos de Nossa Senhora.
          Quanto à data da consagração, a festa da Anunciação doi transferida para o dia 4 de Abril por cair na Sexta-feira Santa. Por isso, eecomendo que faça a consagração no dia 4 e renove sempre na mesma festa. Deus te abençoe e a Virgem Santíssima te guarde de todo mal.
          Natalino.

  10. Boa tarde, Natalino
    No dia da minha consagração não pude me confessar, mas estava em pecado grave.
    Me consagrei e dias depois me confessei.
    A consagração foi válida?

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      A preparação é para que sejamos menos indignos na hora da consagração, pois por mais que nos preparemos, nossas misérias sempre estão presentes. Por isso, se houve o propósito sincero de se entregar inteiramente a Jesus Cristo e a Virgem Maria, a sua consagração foi válida.
      Procure reparar essa falta, vivendo uma vida de união com Jesus e Maria e renovando sempre a consagração, com profunda devoção.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
      Natalino.

  11. consagrar à Virgem Maria foi um das melhores coisas q já fiz!!
    Mesmo não sendo dignos de usar nossas cadeias, mesmo sendo pecadores Deus nos olha com AMOR!!
    Somente AMAR!!
    Ser santo faz sangrar, e muito!! É difícil mas não impossível, devemos permanecer fortes nas tentações!!
    *É possível SIM ser santo sem deixar se ser jovem!!*

  12. Boa tarde…
    Estou com imensa vontade de me consagrar parem estou com muitas dúvidas como a forma de vesti no dia a dia se posso ainda usar saltos meu marido não vai se consagrar pois e8 político e tenho receio pois brigamos muito por causa desse fato e dizem que depois da consagração as tribulações aumentam muito…tenho receio de não conseguir ser fiel a ela é a Jesus..por favor me dê uma luz.

    Att

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com