A consagração a Virgem Maria tem como sinal exterior as cadeiazinhas, ou correntes, de ferro.

A consagração a Virgem Maria e o uso das correntesSão Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, recomenda que os consagrados a Virgem Maria usem cadeiazinhas de ferro, correntes que não sejam de ouro, prata ou outro metal precioso: “É muito louvável, muito glorioso e útil para aqueles e aquelas que assim se fazem escravos de Jesus em Maria, que usem umas cadeiazinhas de ferro” (TVD 236). Estas correntes serão um sinal da nossa escravidão de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria, e devem ser abençoadas antes de serem usadas. As cadeias são sinais exteriores, por isso, não são tão essenciais e não são obrigatórias, embora tenhamos abraçado livremente esta Devoção. “Todavia, os escravos de amor sacudiram as cadeias vergonhosas da escravidão do demônio, a que o pecado original e talvez os pecados atuais os tinham reduzido” (TVD 236). Por isso, São Luís Maria não deixa de louvar as pessoas que se sujeitam livremente à gloriosa escravidão de amor, e se gloriam, com São Paulo, de estar em cadeias por amor de Jesus Cristo (cf. Ef 3, 1).

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Segundo São Luís, essas cadeias de Jesus Cristo nos livram e nos preservam dos infames laços do pecado e do demônio. Elas nos colocam em liberdade e nos ligam a Jesus e a Maria, não por imposição e por força, mas por caridade e amor, como a filhos. “Atrai-los-ei com cadeias de caridade” (Os 11, 4) . “Estas cadeias são, por conseguinte, fortes como a morte, e, de certo modo, mais fortes ainda nas pessoas que forem fiéis em usar estes gloriosos sinais até a morte. Pois, embora a morte destrua seus corpos, reduzindo-os à podridão, não destruirá esses laços da sua escravidão, já que sendo de ferro, não se corrompem facilmente. E talvez no dia da ressurreição da carne, no grande momento do juízo final, essas cadeias, que lhes ligarão ainda os ossos, constituam parte da sua glória e sejam transformadas em gloriosas cadeias de luz. Felizes, portanto, mil vezes felizes, os ilustres escravos de Jesus em Maria, que usarem estas cadeias até a sepultura!” (TVD 237).

Montfort ensina que há duas razões para usar estas cadeiazinhas. A primeira razão é para que nos lembremos dos votos e promessas do Batismo e para que nos recordemos da renovação perfeita que fizemos dessas promessas através da consagração e do compromisso que fazemos de ser fiel a essas promessas. Facilmente nos esquecemos das nossas obrigações para com Deus, por isso, estas correntes servem maravilhosamente para nos lembrar as cadeias do pecado e da escravidão do demônio, das quais o Batismo nos livrou. Servem também para nos lembrar da dependência de Jesus Cristo na qual nos colocamos pelo Batismo e da renovação das suas promessas feita na consagração. A esse respeito, o Santo diz que “uma das razões por que tão poucos cristãos pensam nas promessas do seu Santo Batismo e vivem tão livremente como se nada tivessem prometido a Deus, como os pagãos, é que não trazem nenhum sinal exterior que os faça lembrar disso” (TVD 238).

São Luís Maria explica que a segunda razão para usar as correntes “é para mostrar que não nos envergonhamos de ser escravos e servos de Jesus Cristo, e que renunciamos à funesta escravidão do mundo, do pecado e do demônio” (TVD 239). Outra razão para usar as cadeiazinhas é para servirem de garantia e preservação contra as cadeias do pecado e do demônio. A este respeito, o Santo exclama: “Ah! Meu querido irmão, quebremos as cadeias do pecado e dos pecadores, do mundo e dos mundanos, do demônio e dos seus sequazes, e ‘lancemos para longe de nós o seu jugo funesto’ (Sl 2, 3). Para me servir das palavras do Espírito Santo: ‘Ponhamos os pés nos Seus gloriosos ferros, e o pescoço nos Seus grilhões’ (Eclo 6, 25). ‘Curvando os ombros, levemos a Sabedoria, que é Jesus Cristo, sem aborrecermos as suas cadeias’ (Eclo 6, 26)” (TVD 240).

Por fim, São Luís Maria ensina a respeito das cadeias de Cristo: “As suas cadeias são cadeias de salvação” (Eclo 6, 31). Jesus Cristo atrairá os predestinados, com cadeias de caridade: “Atrairei tudo a Mim” (Jo 12, 32). “Hei de atraí-los com cadeias e vínculos de caridade” (Os 11, 4). Os escravos de amor de Jesus Cristo, estes prisioneiros do Senhor, “podem usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés” (TVD 242). Estas correntes são sinais da santa escravidão de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria, que nos ajudarão a viver bem a nossa consagração.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

140 Comentários

  1. Pingback: Como viver a consagração a Maria ? | Grupo de Oração São José 1

  2. Gostaria de saber onde encontrar essas cadeiazinhas? onde compra-las?

  3. eu tambem gostaria de saber onde compra amem

  4. Gostaria de saber qual o significado dos locais onde se coloca as cadeias, o que significa no braço, pernas, cintura ?

    • Natalino Ueda

      Caro Vinícius,
      São Luís Maria diz: “Estes escravos de amor de Jesus Cristo, estes prisioneiros de Jesus Cristo, podem usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés. O Padre Vicente Caraffa, sétimo Geral da Companhia de Jesus, que faleceu em odor de santidade em 1643, trazia uma argola de ferro nos pés, como sinal da sua servidão, e dizia que lamentava não poder arrastar publicamente as suas cadeias. A Madre Inês de Jesus, de quem já falamos, usava uma corrente de ferro em volta da cintura. Alguns outros usaram-na ao pescoço, como penitência pelos colares de pérolas que tinham trazido no mundo. Outros ainda usaram na nos braços, para se lembrarem, nos seus trabalhos manuais, de que eram escravos de Jesus Cristo” (TVD 242).
      As cadeias são um sinal exterior da nossa consagração a Maria, e podem ser usadas no pescoço, nos braços, na cintura ou nos pés, para indicar nossa escravidão de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria. Mas, além disso, você pode usar naquela parte do corpo que achar mais conviniente, inspirando-se nas palavras de São Luís Maria no Tratado do número 236 ao 242, especialmente neste último, pois traz estes testemunhos de pessoas que se consagraram antes mesmo de ser escrito o Tratado, no ano de 1712.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre presença materna em sua vida!
      Natalino Ueda,
      Blog Todo de Maria.

  5. oi ja sou consagrada, desde minha consagraçao eu queria por a cadeiazinha, mais acabei comprando um anel, pois queria que minha consagraçao fosse como um casamento, mais um tempo depois eu o perdi e quando o encontrei sentir em dar para um amigo que estava passando por uma dificuldade enorme, queria que algo que unise a mim e a maria estivese com ele, e deu a ele, quando renovei minha consagraçao, comprei uma correntinha, que no começo desse ano arrebentou, deixei com um amigo, mais ele acabou perdendo.
    e desde minha consagraçao quando via outros consagrados com a corrente e o cadeado nos pez sentia em meu coraçao que essa era a melhor maneira de ter algo como lembrança de minha escravidao, mais nao sei onde por sinto em por nos pés como sinal de escravidão e de total entrega de meus passos a maria, mais tbm nos braços para que eu me lembre sempre que sou consagrada a maria…

  6. Aonde compro a correntinha?

  7. Queria saber aonde posso encontarar essas cadeiazinhas? onde compra-las?

    • Natalino Ueda

      Caro Juliano,
      Você pode encontrar as cadeias em lojas de bijuterias ou, para correntes de verdade, em lojas de ferragens e materiais de construção. Deus te abençoe e a Virgem Santíssima de prenda com cadeias de amor.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

    • Olá, apóio os Arautos do Evangelho daqui da minha cidade de Campos dos Goytacazes, RJ na captação de interessados em se consagrarem à Santíssima Virgem pelo Tratado e disponho a essas mesmas pessoas interessadas as cadeias de consagração. Também já envio para todo o Brasil. Caso desejo, entre em contato pelo whatsapp 22998302678 operadora vivo.

  8. Sobre a cadeia, pode ser outro material (exemplo: cordas, alianças, aço cirurgico e etc)? ou tem que ser corrente de ferro?

    • Natalino Ueda

      Caro André,
      São Luís Maria diz que as correntes devem ser de ferro, material não precioso. Por isso, o aço cirúrgico, aço inoxidável, pode ser usado. O mesmo princípio pode ser usado no caso dos anéis, que devem ser de ferro ou outro metal que não seja nobre, como o ouro, a prata, a platina. No caso de cordas, o Santo não diz nada a respeito, por isso achamos que é melhor ficar com aqueles sinais que dizem mais da consagração e são mais comuns entre os consagrados a Virgem Maria. Deus o abençoe e a Virgem Maria o conduza sempre mais ao seu Filho Jesus Cristo.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  9. Boa tarde! Eu sou consagrado tenho uma cadeia no braço, queria saber se posso trocar na renovação por um anel, e qual o tipo de anel?

    • Natalino Ueda

      Caro Ednaldo,
      Você pode trocar o sinal da sua consagração, a corrente, por um anel de ferro ou outro metal não precioso. Pode ser um anel de Terço, com um crucifixo ou uma imagem de Jesus ou de Maria. Deus te abençoe e a Virgem Maria o guie hoje e sempre!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  10. Gostaria de me consagrar, mas namoro e pretendo casar, mesmo assim posso ser consagrada e usar a corrente ?

    • Natalino Ueda

      Cara Pamela,
      A consagração a Maria pode ser feita em qualquer estado de vida. Por isso, mesmo namorando você pode se consagrar e usar a corrente também. Deus te abençoe e a Virgem Maria a conduza!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  11. Olá, paz e bem ! Gostaria de saber se em cada lugar que coloca a cadeia tem um significado especifico? A gente que escolhe onde colocar ou oramos primeiro pra saber ?

    • Natalino Ueda

      Cara Bruna,
      Desculpe a demora. O uso da corrente é de nossa escolha, porém, São Luís Maria coloca exemplos no Tratado que nos ajudam a fazer nossa escolha. O Santo cita o exemplo de uma pessoa que usava jóias no pescoço e que passou a usar a corrente para lembrar-se da antiga “escravidão” que vivia. Recomendo a releitura do nºs 236-242, sobre as cadeiazinhas.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  12. thiago vieira dos santos

    Posso usar 2 corentes?

  13. Boa noite sou casado e quero muito viver essa consagracao, pois vejo ela como uma forma de me livrar das amarras do pecado e viver inteiramente a minha missao de evangelizar, adorando ao Deus todo.poderoso e tendo o exemplos dos santos e de nossa mae Maria como serva fiel e obdiente a seu.Filho Jesus meditando todas as frases de seu filho no coracao. Usarei a corrente na cintura em sinal da fidelidade de meu casamento a minha esposa. Abracos

  14. Estou , pensando em me Consagrar , porém tenho alguma dúvidas : depois que a pessoa se Consagra ela tem que ir para alguma casa de formação , convento , como é este termo que eu tenho que escrever ? O que eu devo colocar quando eu for fazê lo ? Acho o Tratado facilmente aqui no interior ? E as cadeiazinhas ou correntes onde encontro ? A Consagração na Paróquia que frequento será dia -3/05/15 , consigo me preparar ainda ?

    • Natalino Ueda

      Cara Gabriela,
      Espero que tenha conseguido fazer sua consagração. Qualquer dúvida entre em contato Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  15. Eu já sou consagrada, meu sinal e uma corrente dourada e relendo o tratado vi que os sinais deveriam ser simples e de ferro. Eu posso trocar minha corrente do pescoço por uma cadeia no tornozelo?

    • Natalino Ueda

      Cara Regina,
      Certamente que você pode trocar a corrente por uma de ferro e usá-la no tornozelo. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  16. Salve Maria.

    Ola! Vou mim consagra agora dia 25/03/2015 dia da Apresentação de Nossa Senhora, eu junto com mais 3 jovens, ja compramos as cadeiazinhas, juntos com a corrente iremos utilizar o cadeado, estamos esperando por este dia tão lindo, estudemos o Tratado, depois fizemos os Exercicios e agora vamos nos consagra, peço a todos Orações, tambem peço orações por minha Vocação e por todas as Vocações, que Deus ajude e que dê tudo certo.
    Em breve mandarei fotos da consagração!!! Irmão Natalino tem alguma dica, alguma palavra?
    “Escravos por Amor”

    Totus Tuus Mariae!!!!

    Luis Gomes – RN 21/03/2015 – 23:49PM.

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Espero que tenham feito a sua consagração. Que Deus os abençoe e que a Virgem Maria lhes dê a graça da fidelidade à consagração.
      Natalino.

  17. Olá, para não ficar aleatório, gostaria de saber se a corrente para eu usar junto com meu relogio no pulso esquerdo existiria algum lugar específico para comprar. Não existe um padrão para as correntes como tamanho dos elos, etc?

    • Natalino Ueda

      Caro Lázaro,
      Não existe um padrão para as correntes. São Luís recomenda apenas que sejam de ferro (ou outro metal não precisoso, como ouro e prata). Poucas lojas de produtos religiosos tem essas correntes, por isso você pode também procurar em lojas de bijuterias. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  18. Eu queria saber o significado doa locais aonde as cadeias podem ser colocadas.

    • Natalino Ueda

      Cara Juliana,
      São Luís Maria responde a sua pergunta: “Estes escravos de amor de Jesus Cristo, estes prisioneiros de Jesus Cristo, podem usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés. O Padre Vicente Caraffa, sétimo Geral da Companhia de Jesus, que faleceu em odor de santidade em 1643, trazia uma argola de ferro nos pés, como sinal da sua servidão, e dizia que lamentava não poder arrastar publicamente as suas cadeias. A Madre Inês de Jesus, de quem já falamos, usava uma corrente de ferro em volta da cintura. Alguns outros usaram-na ao pescoço, como penitência pelos colares de pérolas que tinham trazido no mundo. Outros ainda usaram na nos braços, para se lembrarem, nos seus trabalhos manuais, de que eram escravos de Jesus Cristo” (TVD 242).
      As cadeias são um sinal exterior da nossa consagração a Maria, e podem ser usadas no pescoço, nos braços, na cintura ou nos pés, para indicar nossa escravidão de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria. Recomendo a leitura do Tratado, número 236 ao 242. Especialmente este último, pois traz estes testemunhos de pessoas que se consagraram antes mesmo de ser escrito o Tratado, no ano de 1712.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre presença materna em sua vida!
      Natalino Ueda,

  19. Usar cadeado ou metalha com a corrente?

    • Natalino Ueda

      Cara Luisa,
      Na consagração, você é livre para escolher qual o sinal que vai usar. Pode ser uma medalha, crucifixo, corrente, pulseira, etc. Quando ao cadeado, eu penso que é invenção de algumas pessoas, que não é muito bem compreendida. Mas, como o mais importante na consagração é o interior, as nossas intenções mais profundas, deixemos de dar tanta importância ao exterior. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde hoje e sempre.
      Natalino.

  20. Milene Emanuely Pereira Calixto

    Eu queria saber onde eu compro as cadeiazinhas e o Tratado ?

  21. aryani magalhães

    olá,vou pretendo me consagrar mas gostaria de saber se só podemos usar a cadeizinha como simbolo externo de devoção ou eu posso utilizar o rosário ou o escapulário… obrigada ;)

    • aryani magalhães

      posso utilizar o escapulário ao invés da cadeiazinha como simbolo externo de devoção?

    • Natalino Ueda

      Cara Aryani,
      Você pode usar o Escapulário de Nossa Senhora ou Rosário (Terço) como sinal exterior da consagração. Deus abençoe e a Virgem Maria te inspire qual o sinal que ela quer para ti.
      Natalino.

  22. Como é a corrente que devo usar? Quero muito me consagrar,Deus abençoe

    • Natalino Ueda

      Caro Edson,
      São Luís Maria ensina no Tratado que a corrente deve ser de ferro (ou de outro metal que não seja precioso, como o ouro e a prata). Você pode comprar a corrente em lojas de produtos católicos ou em lojas de bijuterias. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer sua consagração.
      Natalino.

  23. Salve Maria!
    Ha alguns anos fiz uma tatuagem com o nome de meu pai.
    Posso fazer a consagração e usar a cadeia?
    Obrigada.
    Salve Maria+

    • Natalino Ueda

      Cara Luiza,
      Salve Maria! Não há problema algum em fazer a consagração nesse caso. Se lhe pesa na consciência, faça uma boa confissão alguns dias antes da copnsagração. Depois de fazer a consagração, você poderá usar a cadeia normalmente.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer sua consagração.
      Natalino.

  24. A muito tempo estou querendo me Consagrar, mais estou com algumas duvidas. Quando posso começar a usar a correntes ? E quando posso colocar a medalha na minha corrente ?

    • Natalino Ueda

      Cara Jaqueline,
      Você pode começar a usar a correntes depois da sua consagração. Se você quiser, pode ser uma corrente já coma medalha. Ambas podem ser usadas depois da consagração, depois de serem abençoadas. Deus te abençoe e a Virgem Santíssima te guarde.
      Natalino.

  25. Caro Natalino, gostaria de saber como é essa consagração à Virgem Maria. É feita em uma cerimônia própria? Pode ser individual ou deve ser grupal? Tem que haver ligação com algum grupo, como as fraternidades de irmãos, etc? Fiquei interessada pelo assunto.
    Um abraço fraterno a você, meu irmão.

  26. Ouvi falar uma vez que cadeia na cintura é só pra quem tem castidade, e é um voto de castidade até o casamento… é verdade isso ?

    • Natalino Ueda

      Cara Carolina,
      Segundo o Tratado, podemos “usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés” (TVD 242). Porém, São Luís não diz nada a esse respeito. Por isso, eu penso que a corrente pode ser usada na cintura, ainda que você não faça um voto de castidade. Porém, a pessoa pode fazer o voto e usar a corrente na cintura como sinal deste e da consagração, mas isso somente se a pessoa quiser fazer livremente. Espero que tenha compreendido. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  27. vou me consagrar no dia 08 de setembro somos um grupo de mas ou menos!12 pessoas e gostaria de usar una corrente com cadeado mas não sei onde comprar.obrigado.se puder me ajudar Deus os abençoe.

  28. Irmão Natalino comecei a ler o livro e não consigo termina lo, é preciso uma preparação para ler, e sinto tbm que quando jovens ou outras pessoas me pedem oração, eu rezo por eles e me sinto um pouco mau com algumas dores… Será que isso é algum tipo de contaminação…
    Salve Maria e que Deus abençoe

    • Natalino Ueda

      Cara Rosy,
      Certamente que há uma batalha espiritual quando nos decidimos a fazer a consagração a Virgem Maria. Pois, o Inimigo sabe que esta tem uma eficácia sobrenatural extraordinária. Por isso, você deve fazer a leitura e a preparação em oração. Reze pelo menos um Terço e faça jejuns ou penitências, na intenção de sua consagração. Deus te abençoe e Nossa Senhora te ajude a fazer sua consagração.
      Natalino.

  29. Bom dia,como faço para ter uma corrente,quero de braço?

  30. Já escutei muito sobre o significa dos correntes, dependendo de onde usá-las. Assim, nos braços significa obediência, nos pés missão, na cintura castidade, e no pescoço vaidade. Está correto? No caso de usar no pescoço isso que dizer que não se pode usar mais nenhum tipo de joia ou qualquer outra coisa que remeta a vaidade?

    • Natalino Ueda

      Cara Jéssica,
      Na consagração, a corrente simboliza a nossa escravidão de amor a Jesus por Maria. Onde você vai usar a corrente pode ter esses significados também, como você diz, mas o principal é que ela é um sinal de nossa consagração. Quanto ao uso de joias, não é recomendável, pois na consagração usamos uma corrente de ferro (ou outro metal não precioso) justamente para simbolizar a pobreza, a simplicidade, a humildade. Usar joias seria uma contradição, contudo não é proibido. O uso ou não de joias deve partir de sua experiência com a Virgem Maria. Que Deus te abençoe e Nossa Senhora te dê o discernimento correto.
      Natalino.

  31. juligley santos de sousa

    qero muito mi consagrar mais tive muito medo e acabei kuaze mi desviando totalmente, nao desisti de mi consagrar apesar de ter pecado muito i de ter dificuldade em rezar, sei q serei modelado por MARIA por isso desejo tanto mi consagrar, quando vejo pregadores bons eu sinto arder em mim o desejo de pregar e salvar almas, mesmo vendo todo u meu pecado e sabendo q serei ate mesmo condenado não mi sinto bem ver tanto pecado ser cometido sem ninguem temer o resultado….desejo salvar almas mesmo si eu nao conseguir salvar a minha

  32. Eu sou consagrado, estou usando a corrente de ferro só que no meu aniversário ganhei um anel de ferro com detalhes dourado, posso usar ?

    • Natalino Ueda

      Caro Robert,
      Não vejo nenhum problema, mas dou-lhe um conselho. Pergunte a Nossa Senhora se ela gostaria que você usasse o anel. Certamente, de alguma forma, ela vai te responder. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  33. To fazendo o curso consagracao a n. Senhora e gostaria de saber onde que eu poso compra a cadeinha.moro no Aquiraz ceara

    • Natalino Ueda

      Cara Edneide,
      Para saber onde comprar a corrente, depende qual o tipo que você quer. O tipo mais comum usado é uma corrente de aço inox ou outro metal (sem ser ouro ou prata), e pode ser encontrado em lojas de bijuteria. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja seu auxílio.
      Natalino.

  34. Gostaria de saber como faço pra me consagrar? e como é essa consagração?

  35. Salve Maria! Olá Natalino, louvo a Deus pela sua Devoção e pela caridade em nos orientar. Queria saber se após a consagração se torna necessário ingressar em alguma fraternidade Mariana. Obrigada

    • Natalino Ueda

      Cara Daniela,
      Salve Maria! Obrigado pelas suas palavras de louvora nossos Senhor. Sobre o ingresso em alguma fraternidade mariana depois da consagração, São Luís Maria recomenda que entremos nas confrarias do Rosário, Legião de Maria… Mas, isto não é uma obrigação. Tudo na consagração, apesar de sermos escravos da Virgem Maria, é feito livremente. Por isso, São Luís chama a consagração de escravidão de amor. Nos fazemos escravos de Maria por amor, livremente, e assumimos práticas que são conforme o impulso amoroso do nosso coração. Para saber mais sobre as práticas da consagração, leia este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/as-praticas-interiores-e-exteriores/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  36. Eu estou me preparando para me consagrar e gostaria de usar a corrente e sei que não deve ser de ouro, prata, brilhante .. podemos usar essas corrente de amarrar cachorros ou outros animais. E se enferrujarem? Essa é a minha única duvida. Me ajudem, por favor. E muito obrigado #pelasmãosdeMaria

    • Natalino Ueda

      Caro Adilio,
      A única exigência é que a corrente não seja de metal precioso. Por isso, você pode usar qualquer outro tipo de corrente. Mas, é recomendável usar correntes que não enferrujam, como de aço inox. Algumas pessoas usam correntes de ferro galvanizadas ou zincadas, compradas em lojas de ferragens, colocadas de forma que sejam fáceis de tirar para limpar. Esta é também uma boa opção. Porém, apesar do banho que recebm, estas correntes enferrujam com o tempo. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

      • obrigado .. sinceramente estou agradecido. estava de facto “preocupado” com isso, devido a ferrugem, mas com a vossa ajuda terei melhores opções. e igualmente que Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.

  37. Caro Natalino!

    Sudações em Cristo e Maria.

    Tenho mais uma duvida. Poderia me dizer que momento exactamente se lê a formula da Consagração, se é feito sem coordenar com o Padre que celebra missa. Depois da comunhão? A questão é que durante a missa o momento de acção de graça pode ser curto (o tempo poderá não chegar). Ou se lê a formula depois que termina a missa?
    Obrigado pela atenção!

    • Natalino Ueda

      Caro Adilio,
      Salve Maria! Quando não é combinado com o Padre e fazemos a consagração (ou renovação) privadamente, eu recomendo que seja feita depois da Santa Missa. Pois, como você disse, o momento da ação de graças pode não ser suficiente, pois este tende a ser muito breve e logo começam os avisos paroquiais, parabéns para os aniversariantes, etc. Dessa forma, você poderá fazer seu ato de consagração mais tranquilamente. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para a consagração.
      Natalino.

  38. Caro Natalino,

    como descobrir se a Consagração é o melhor caminho para a minha santificação? Incomoda-me um pouco o fato de eu não mais poder interceder diretamente por alguém (dado que todos os bens espirituais seriam destinados à administração de Nossa Senhora).

    Outra coisa, em relação às cadeias, sou uma figura pública num ambiente hostil à religião. Sou professor Universitário e Pesquisador Científico da área de Computação, e a maior parte dos cientistas é ateia. Onde eu poderia usá-las sem chamar muito à atenção, a não ser quando eu realmente quisesse isso, chamar à atenção?

    Viajarei muito por conta de Congressos, inclusive para o exterior, e aí entra o problema do raio-x nos aeroportos.

    Posso não usar a corrente em sala de aula, em ambiente científico , etc?

    Atenciosamente,
    Kleber

    • Natalino Ueda

      Caro Kleber,
      Salve Maria!
      A consagração total a Nossa Senhora foi o meio mais seguro que Deus encontrou para que alcancemos a salvação. Por isso, o próprio Jesus em seu momento derradeiro na Cruz, como que em seu testamento espiritual, nos confiou a Virgem Maria: “Mulher, eis o teu filho” (Jo 19, 26). Depois, entregou nos Sua Mãe: “Filho, eis a tua mãe” (Jo 19, 27). Jesus poderia nos confiar à sua Mãe somente, mas ele quis que a acolhêssemos livremente.
      A respeito aos bens espirituais, o próprio São Luís Maria responde: “não é crível que nossos amigos, parentes ou benfeitores sofram prejuízo por nos termos devotado e consagrado sem reserva ao serviço de Nosso Senhor e de sua Mãe Santíssima. Seria fazer uma injúria ao poder e bondade de Jesus e Maria, que saberão muito bem valer os nossos parentes, amigos e benfeitores, aproveitando o nosso crédito espiritual, ou por outro meio qualquer” (TVD 132). Além disso, nossas orações são mais eficazes quando as confiamos a Santíssima Virgem do que quando rezamos a Deus diretamente, pois nos fazemos mais humildes tendo Maria como intercessora e também porque recorremos a Jesus por sua Mãe Santíssima e não pelos nossos méritos, que são muito menores do que os dela.
      Quanto às cedeias, vocè pode usar uma corrente discreta no pulso, no pescoço, no tornozelo, na cintura. Você pode ainda usar um escapulário, medalha, crucifixo, terço, e nada disso precisa necessariamente ser visível. Pois, estes são sinais da consagração principalmente para que nos lembremos da consagração e não para mostrar aos outros. Todos estes podem ser retirados quando você quiser e precisar.
      Qualquer outra dúvida que surgir, por favor, entre em contato. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  39. No tratado esta escrito para trazer como sinal de escravidão, pequenas cadeias.. Entãdepode por mais de uma? Porque eu desejo muito por uma em meu braço e na minha cintura, posso por em mais de um lugar?

    • Natalino Ueda

      Caro Léo,
      São Luís Maria diz que “Estes escravos de amor de Jesus Cristo, estes prisioneiros de Jesus Cristo, podem usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés” (TVD 242). Entretanto, quando ele diz “umas cadeiazinhas de ferro” (TVD 236), não entendo que ele disse que devemos usar mais de uma. Os exemplos que ele dá são sempre de pessoas que usavam nos braços, ou no pescoço, ou nos pés. Ele não diz para usar em mais de um lugar. Mas, você é livre para isso. Todavia, é necessário ser prudente, pois dependendo do tipo de corrente pode escandalizar as pessoas. Lembre-se que a corrente é um sinal exterior, mas é principalmente para que nós lembremos da consagração e da escravidão do pecado que renunciamos e não tanto para que as pessoas vejam. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a discernir todas as coisas.
      Natalino.

  40. Olá!
    Gostaria de saber se o cadeado deve ser específico ou posso comprar junto com a corrente em uma loja de material de construção?

    • Natalino Ueda

      Cara Vitória,
      São Luís Maria não fala de cadeado no Tratado, mas em todo caso, se você quiser usar, eu penso que pode ser qualquer tipo cadeado, conforme seu gosto. deus te abençoe e a Virgem Maria te prenda com cadeias de amor.
      Natalino.

  41. Gabriel Silva da Costa

    Boa tarde, Gostaria de saber a respeito das correntes, se posso optar por usar o cadeado e a medalha juntas na corrente. Pois algumas pessoas disseram que tem q ser usada um dos dois.

    • Natalino Ueda

      Caro Gabriel,
      Em primeiro lugar, usar um cadeado junto com a corrente não é uma prática recomendada por São Luís Maria no Tratado. Quanto a medalha junto com a corrente, pode ser usada, mas o sinal da consagração deve ser um só, pois é um sacramental, um sinal visível de uam realidade invisível. A corrente, ou a medalha, é um sinal visível da consagração, é um símbolo que não somente lembra a consagração, mas também tem a bênção de Deus. Somente um símbolo carrega essa riqueza. Penso que, se você usar mais de um, estará esvaziando o significado profundo deste sinal. Você estaria deixando de ver a realidade espiritual e interior do sinal da consagração, se prendendo a algo exterior. Por estes motivos, e também para imitar a Virgem Maria, que é simples e discreta, recomendo que o sinal seja simples e discreto como a pessoa a quem somos ou seremos consagrados. Deus te abençoe e Nossa Senhora te ajude o sinal que mais agrada seu coração de Mãe.
      Natalino.

  42. Olá Natalino, sou Juliane e me consagrei no dia 16 de Agosto, minha intenção era me consagrar no dia 15, mas não foi possível, porque o padre e a minha madrinha não poderiam, quero saber quando for renovar, posso renovar no dia 15 de Agosto que é a solenidade da assunção de nossa senhora?
    Uma outra questão é referente as orações que São Luiz recomenda, nem sempre consigo fazer a oração da coroinha, e também tenho muita dificuldade para rezar o rosario, quero saber como proceder neste caso?

    • Natalino Ueda

      Cara Juliane,
      Você pode renovar a sua consagração dia 15 de Agosto, sem problemas. Quanto às orações, elas não são obrigatórias desde que você não se comprometa a fazê-las diariamente. Mas, uma vez que você se comprometeu, deve fazer o possível para rezar. Por isso, você pode fazer o compromisso de rezar, por exemplo, um terço, e se possível o Rosário e a Coroinha. Dessa forma, você não estará deixando de cumprir suas obrigações se não rezar todas estas orações. Quando conseguir rezar, estará fazendo uma oferta generosa, a mais do que as orações que você se comprometeu a rezar todos os dias. No caso de você já ter se comprometido com Nossa Senhora de rezar o Rosário e a Coroinha, é possível pedir a um Padre para dispensá-la deste voto pessoal, por não conseguir cumprir com frequência. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a viver bem sua consagração.
      Natalino.

  43. oi posso usar um crucifico com a imagens de nossa senhora com consagração

    • Natalino Ueda

      Cara Lilian,
      Você pode usar o crucifixo como sinal da consagração, mas eu não recomendo que se use mais de um sinal, pois isso pode não ser muito bom. Dou um exemplo: a aliança é um sinal visível da realidade invisível do Sacramento do Matrimônio. A aliança simboliza o Sacramento. No caso de ter mais um sinal, qual dos dois simboliza a sua consagração? Como a consagração é única, o sinal também deve ser único, para não gerar confusão. Seja livre para usar o crucifixo e a medalha, mas penso que somente um deles dever ser o sinal da sua consagração. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  44. Salve Maria!
    Fiz minha Consagração já há 5 anos, uso uma corrente no pulso, mas presencio muitas pessoas se escandalizarem com o uso das correntes, inclusive sacerdotes e religiosas. Se a consagração e o uso das correntes é aprovado pela Igreja, não compreendo porque um ato de amor a Jesus e a Sua Mae Santíssima podem causar tanta polemica, ainda mais que grandes santos da Igreja também fizeram a Consagração. Sinto-me por vezes decepcionada.

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Infelizmente há pessoas que não compreendem e se escandalizam. Mas, não podemos desanimar por causa disso, pois João Batista e Nosso Senhor passaram por isso: “Pois veio João Batista, que nem comia pão nem bebia vinho, e dizeis: ‘Ele está possuído do demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: ‘Eis um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e libertinos’” (Lc 7, 33-34). Glorifiquemos Deus pelas incompreensões e perseguições que sofremos por amor a Cristo, como ensina São Paulo. Deus te abençoe e a Virgem Maria nos ajude a compreender o mistério de Cristo em nossas vidas.
      Natalino.

  45. Jessiely Da Silva Alves Borba

    Pra usar as correntezinhas, tem que se consagrar primeiro, ou pode usar sem a consagração antes ?

    • Natalino Ueda

      Cara Jessiely,
      A corrente é um sinal sacramental da consagração, por isso só depois desta pode ser usada. Além disso, por ser um sacramental, a corrente precisa ser abençoada antes de ser usada. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  46. Estou fazendo a consagração e gostaria de saber se em vez das correntes eu poderia utilizar o terço preso ao pulso. Ou seria mais aconselhável utilizar as correntes?

    • Natalino Ueda

      Cara Débora,
      O Terço é também um ótimo sinal da consagração a Jesus por Maria. Além das correntes e outros, São Luís Maria recomenda o Terço como sinal da consagração. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a viver a sua consagração.
      Natalino.

  47. Bom dia. Eu comprei uma correntinha de aço bem discreta e pedi para fazerem uma medalha de Nossa Senhora das Graças também de aço para prender nela. Só que eu percebi que estava faltando “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” na frente da medalha. Posso usar assim mesmo? O resto da medalha está normal. Obrigada. ☺

    • Natalino Ueda

      Cara Débora,
      Se você conseguir trocar, eu aconselho fazê-lo, pois a medalha conforme Nossa Senhora das Graças pediu tem essa jaculatória. Se não conseguir, peça para um Padre ou Diácono abençoar, inclusive a corrente, e use-a assim mesmo. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  48. Boa noite, gostaria de saber se eu posso trocar minha cadeiazinha que está no braço e coloca lá na cintura? Já que tem como sinal a castidade. Mas por exemplo,se eu quero me casar um dia eu posso usar na cintura e depois trocar??

    • Natalino Ueda

      Cara Maria Vitória,
      Você pode trocar sem problemas. Se você vai usar na cintura como sinal de castidade, você não precisa nem trocar de lugar, pois a castidade pode ser vivida no casamento. Castidade significa viver a pureza de corpo e alma independente do estado de vida. O sexo no Sacramento do Matrimônio não é pecado contra a castidade. Por isso, você não estará ferindo o voto depois do casamento. Mas, se você usa a corrente na cintura como sinal de vivência do celibato, este é um voto que deve ser feito com orientação. Depois, no caso de você querer casar, é necessário pedir a dispensa do voto. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  49. Salve Maria irmão, primeiramente obrigado pela disponibilidade em nos ajudar…Gostaria de saber qual é o primeiro passo para tudo isso?? sempre fui devota de Nossa Senhora e um belo dia em uma visita no Sacrario em um Santuario encontrei um livro do Tratado de Nossa Senhora…Me chamou atenção pois vi como um sinal de Nossa Senhora ….então peguei o livro e dei uma olhada,achei profunda algumas palavras ….então qdo me despedi do Senhor e fui embora no final da igreja tinha uma senhora sentada e falei pra ela que encontrei aquele livro e então ela disse…também sou consagrada, dai me explicou alguma coisa, me encantei e fiquei com isso em meu coração….então gostaria de saber passo a passo do que tenho que fazer e como fazer.Desde ja irmão muito obrigado e que Maria seja sua inspiração.

  50. Minha medalha está “desbotando”
    Posso trocar a medalha?
    Preciso abençoar?
    Caso queira e possa trocar o que aconselha ser feito?
    Paz e Bem

    • Natalino Ueda

      Cara Amanda,
      Paz e bem! Você pode trocar o sinal da consagração. Somente precisa abençoar a medalha antes de começara a usar. Quanto á medalha que está desbotada, como é um objeto abençoado, recomenda-se enterrar e não simplesmente jogar no lixo. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  51. Ola paz e bem
    Queria saber si pode usar o escapulario no branço junto cm a corrente

    • Natalino Ueda

      Cara Maria Iris,
      Salve Maria! Eu desconheço o uso do escapulário no braço, junto com a corrente. O escapulário é por tradição, há séculos, usado somente no pescoço. Deus te abençoe e a Virgem do Carmo te guarde.
      Natalino.

  52. Como me consagrar e e tornar escravo de Maria

  53. Salve Maria Imaculada! Eu irei me Consagrar daqui 3 meses, porém, já comprei minha corrente. E gostaria de saber se posso usá la antes do dia da consagração, somente em casa, para me acostumar?

    • Natalino Ueda

      Cara Aline,
      Salve Maria! Fico feliz por sua consagração. A corrente é um sacramental, que só deve ser usado depois de abençoado, com uma benção própria. Por isso, não recomendamos que você use antes da consagração. Deus a abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer sua consagração e a vivê-la com fidelidade.
      Natalino.

  54. conheço umas pessoas que usam essas corrente no braço , acho muito interessante .

  55. como faço para me consagrar a Nossa Senhora?
    sou devota de Nossa Senhora Aparecida poço fazer a consagraçao a Nossa Senhora Aparecida?

    • Natalino Ueda

      Cara Samara,
      Você pode fazer a consagração no dia de Nossa Senhora Aparecida, mas a consagração não é feita a um título, ou nome, da Virgem Maria, mas à sua pessoa. Podemos continuar com nossa devoção a um título da Virgem Santíssima, mas a consagração que ensina São Luís Maria no Tratado não estpa ligada a nenhum título específico. Dessa forma, todos os devotos da Virgem Maria, inpedente de qual o título dela mais nos identificamos, podem fazer a consagração.
      Para saber como fazer a consagração, recomendamos que leia este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  56. Gostaria de um artigo que falasse sobre o excesso de correntes que consagrados as vezes carregam. Seria para exibir-se (pergunta).
    Obrigada.

  57. Sou consagrado no dia de nossa senhora Aparecida. eu posso muda o dia da minha renovação da consagração pra da Guadalupe???

    • Natalino Ueda

      Caro Gabriel,
      São Luís recomenda que renovemos a consagração na mesma data da consagração. Isto é um ato de obediência e de humildade que ajuda na vivência da consagração. Por isso, não recomendamos que mude a data da consagração. No entanto, você é livre pra decidir. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  58. oi boa noite,a paz de Jesus e o Amor de Maria.
    Já sou consagrado vou renovar esse ano,minha corrente esta enferrujando ,o que eu faço com ela?
    Para renovar eu preciso escrever a carta de novo,ou uso a mesma da consagração?

    • Natalino Ueda

      Caro Gustavo,
      Salve Maria! Fico feliz por seu compromisso de renovara consagração. Quanto à corrente, você pode adquirir outra, pedir para abençoar e trocar. A corrente antiga você pode guardar ou senão enterrar. A respeito da carta, não é necessário escrever outra, mas apenas ler a fórmula, na própria carta ou em outro texto (impresso ou digital). Deus te abençoe e a Virgem Maria o ajude a preparar-se bem para renovar sua consagração.
      Natalino.

  59. Salve Maria.
    De quanto em quanto tempo deve-se renovar a sua consagração? Digo, quando você deve renovar e quais são as “leis” para se consagrar. Exemplo: deve-se ter modestia ou algo assim?
    Paz e bem.

  60. Fiz a consagração há uns 6 anos atrás. , mas por muitos motivos e dificuldades da vida acabei abandonando meu voto. Agora quero retomá-lo e já fiz a preparação dos 30 dias, mas estou em dúvida sobre que sinal usar, uma corrente ou anel. Pensei naqueles anéis de coco, poderia usar um? Ou seria melhor o anel de terco? Quando fiz usava uma correntinha , mas nãolembro mais onde comprei…

    • Natalino Ueda

      Cara Sheila,
      O sinal é importante para nos lembrar da consagração a todo tempo, por isso é importante que seja significativo para nós. Entre os vérios sinais que podem ser usados, São Luís Maria recomenda muito o uso das correntes, pois dizem muito da “escravidão de amor”. O anel de “tucum” ao qual você se refere eu não recomendo, pois é um sinal da Teologia da Libertação, que não condiz muito com a consagração. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para renovar sua consagração.
      Natalino.

  61. O texto é bem rico, e quem tiver dúvidas, não perca tempo, se consagre. Essa experiência é mais que perfeita quando vivenciada adequadamente.

  62. Como faço para me consagrar a Virgem Santissima?Eu mesmo me Consagro e Posso Usar a Corrente??

    • Natalino Ueda

      Caro Anderson,
      A consagração a Virgem Maria pode ser feita individualmente ou em grupo. Conforme a possibilidade, recomendamos a preparação em grupo, com a orientação de pessoas que já fizeram a consagração, para ajudara tirar as dúvidas que surgirem. Mas, se não for possível, ou preferir fazer sozinho, não há problema algum. Segue um link com algumas dicas importantes para a consagração: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria seja seu auxílio para preparar-se para fazer a consagração.
      Natalino.

  63. Olá, tenho 14 anos e queria colocar a corrente, só que ainda não tenho sabido de nenhuma consagração assim na minha cidade. Posso fazer nessa idade? Um padre pode fazer a minha consagração?

    • Natalino Ueda

      Caro João Vitor,
      Todo batizado pode fazer a consagração. Basta ler o Tratado, fazer a preparação, de pelo menos um mês, e consagrar-se a Virgem Maria. A consagração pode ser feita na Igreja, durante ou depois da Santa Missa, mas não é necessário que um Padre acompanhe a sua consagração. Se houver é melhor, mas seria bom, de rpeeferência, que fosse um Sacerdote que conheça a consagração, para que possa orient-a-lo como fazer e vivenciar a consagração no dia a dia.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria providencia tudo para sua consagração.
      Natalino.

  64. Olá, gostaria de saber como faço a consagração. É necessário que alguém acompanhe, que eu me apresente a minha comunidade, ou posso realizar sozinho?
    Desde já, agradeço pela atenção.
    Um grande abraço.

    • Natalino Ueda

      Caro Renan,
      A consagração pode ser feita individualmente ou em grupo. Você pode ser consagrar pública ou privadamente. Para saber como fazer a consagração, recomendo este artigo, que tem muitas informações e links para lhe ajudar a fazer a consagração:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
      Qualquer dúvida, entre em contato ou pesquise no blog Todo de Maria, que tem muitas informações sobre a consagração.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer a consagração!
      Natalino.

  65. Olá,
    Quero fazer a consagração, mas antes escolher um bom livro de exercícios espirituais em preparação. Eu queria o do J. M. Dayet, mas está sem estoque na editora e sem previsão de ser reimpresso. Existe alguma boa alternativa?

  66. Gostaria de saber se a medalhinha que usa na cadeia pode ser de qualquer nossa senhora ou gem alguma nossa senhora especifica, a unica que encontrei foi da Bom despacho.

    • Natalino Ueda

      Cara Lariça,
      Na verdade, não é necessário usar nenhum medalha junto com a corrente, mas se quiser pode usar sem problemas. Quanto a medalha, pode ser de Nossa Senhora do Bom Despacho, pois a consagração é feita à pessoa de Maria e não a um título dela.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
      Natalino.

  67. eu quero me consagrar, e ha um tempo eu uso (no braço) uma corrente que ganhei, e posso usa-la como sinal? ou eu tenho que comprar uma especialmente para a ocasião?

    • Natalino Ueda

      Cara Milena,
      Não vejo problema em usar uma corrente que você já use como sinal da consagração. Se a corrente não for abençoada, basta pedir a um padre ou diácono que a abençoe. No entanto, como a corrente é um sinal da consagração, talvez seja melhor espiritualmente para você que uma corrente ou algum outro sinal, como uma medalha ou escapulário, que seja significativo, que lembre a sua entrega a Virgem Maria. Como você já usa essa corrente, talvez fique a impressão de que nada mudou em sua vida, ainda que o mais importante na consagração não é o exterior, mas o interior.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a discernir qual o melhor sinal de sua consagração.
      Natalino.

  68. Ola bom dia
    Sou consagrada e uso a corrente no pulso. Porém, não posso usá-la no ambiente de trabalho, gostaria de saber se posso comprar a corrente de dedo/tornozelo e pedir para o Sacerdote abençoar para poder usar?

    • Natalino Ueda

      Cara Karoline,
      Você pode trocar seu sinal da consagração sem problemas. Basta adquirir e pedir para um padre, ou diácono, abençoar antes de usar.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  69. Se é exagero usar o cadeado na correntinha por que a igreja não proibe… Acho tbm exagero se vc coloka no braço e vc coloka um cadeado maior ae, mas se for discreto pode ser.???

    • Natalino Ueda

      Caro Leonardo,
      Em algumas paróquias e dioceses a consagração é mal vista por causa de exageros por parte de alguns consagrados. Por isso, para nosso próprio bem espiritual e para que a consagração seja cada vez mais difundida, recomendo que sejamos modestos, simples e humildes, à semelhança da Virgem Maria, no uso das correntes e outros sinais da consagração. Esta é apenas uma recomendação. Lembre-se que o sinal é mais para que nós mesmos nos lembremos da consagração e por causa da sua eficácia espiritual. Por isso, ainda que ninguém veja o sinal, como o sinal de João Paulo II, que não mostrava seu sinal, ele pode ser eficaz. Mas, quando o mostramos, o sinal pode nos levar à vaidade, o que pode nos prejudicar espiritualmente. Que Nossa Senhora te inspire que sinal usar.
      Natalino.

  70. Não estou encontrando a medalha da nossa senhora do dia que vou me consagrar como faço??? Tem algum problema usar outra medalha e qdo encontar eu troco????

    • Natalino Ueda

      Cara Ana Paula,
      O sinal da consagração pode ser abençoado e usado depois. Nem mesmo é obrigatório usar um sinal. Pois, o essencial da consagração é o ato interior de se entregar totalmente a Jesus por Maria.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
      Natalino.

  71. Salve Maria!
    O meu caso é meio complicado, tinha muita vontade de me consagrar e me consagrei no dia 13/05/16 (Fátima), mas como a consagração não é tão conhecida na minha prelazia, não tive acompanhamento de nenhum sacerdote somente assistia as pregações e vídeos do Padre Paulo Ricardo. Depois que me consagrei, conheci uma menina que está montando um grupo de estudo do Tratado para se consagrarem 7 pessoas no dia 27/11/16(Graças), queria saber se posso me consagrar novamente ou renovar meus votos porque teremos estudos, assistiremos pregações, participaremos de retiros, adorações, vigílias,rezas do Rosário, ou seja, tudo o que não tive na minha preparação.

    • Natalino Ueda

      Caro Gustavo,
      Você não precisa se consagrar novamente, mas pode participar das formações e “renovar” a sua consagração. O próprio São Luís Maria coloca, como uma das práticas exteriores fundamentais, o dever de renovar a consagração, pelo menos uma vez por ano, nada mesma data que você se consagrou. Como você não renovou este ano, recomendo que renove com esse grupo e no ano que vem procure renovar na mesma data de sua consagração.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  72. olá!
    Estou em formação para me consagrar, sempre tive muita vontade e agora enfim, estou me formando.
    Na cidade onde moro, vejo vários consagrados usando cordões com cruz (recebemos ele do padre na consagração), outros a pulseira com a cruz e outros uma corrente no braço.
    Gostaria muito de saber qual a correta a se usar, ou se pode usar mais de uma.
    Agradeço!

    • Natalino Ueda

      Cara Fernanda,
      O sinal da consagração deve ser um só, mas isso não impede que se use outros sinais de devoção a Jesus e a Maria. São vários os sinais que podem ser usados. Na consagração, você é livre para escolher qual o sinal que vai usar. Pode ser uma medalha, crucifixo, corrente, pulseira, etc. Mas, como o mais importante na consagração é o interior, as nossas intenções mais profundas, deixemos de dar tanta importância ao exterior e nos preocupemos com a nossa entrega, se seremos verdadeiros consagrados de Jesus e de Maria.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde hoje e sempre.
      Natalino.

  73. Boa Tarde, A paz de Jesus e Salve Maria. Eu e minha família estamos nos preparando para a consagração a Maria. Uma de nossas filhas tem 12 anos, já fez a primeira comunhão. Ela pode se consagrar por si mesma po eu e minha esposa podemos consagrá-la?

    • Natalino Ueda

      Caro Eraldo,
      Salve Maria! Fico feliz por sua família desejar consagrar-se a Virgem Maria. Quanto à sua filha, ela pode se consagrar normalmente, pois até mesmo crianças a partir de sete anos podem fazer a primeira comunhão e logo se consagrar.
      Deus te abençoe e Nossa Senhora lhes ajude a prepararem bem para fazer a consagração.
      Natalino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com