Como rezar a Coroinha?

Saiba como rezar a “Coroinha da Santíssima Virgem”, também conhecida como “Coroinha de Nossa Senhora”.

Saiba como rezar a Coroinha de Nossa Senhora.A “Coroinha da Santíssima Virgem” é uma das orações indicadas aos consagrados a Virgem Maria, segundo o método do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Mas, esta também pode ser rezada por todos que quiserem oferecer a Nossa Senhora as suas orações ou recorrer a ela em suas necessidades. “Esta compõe-se de três Pai-Nossos e doze Ave-Marias, em honra dos doze privilégios e grandezas da Santíssima Virgem. Esta prática é muito antiga e fundamenta-se na Sagrada Escritura. São João viu uma mulher coroada de doze estrelas, vestida de Sol e tendo a Lua debaixo dos pés (cf. Ap 12, 1). Segundo os intérpretes, essa mulher é a Santíssima Virgem” (TVD 234).

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

São Luís Maria diz que há várias maneiras de recitar bem esta coroinha. Para rezá-la em sua forma mais simples, começa-se com as seguintes palavras: “Dignai-Vos conceder-me que Vos louve, ó Virgem Sagrada, dai-me virtude contra os Vossos inimigos!” (TVD 235).

Em seguida, reza-se o “Credo” (ou Creio), depois um “Pai-Nosso”, quatro “Ave-Marias” e um “Glória ao Pai”; e novamente um “Pai-Nosso”, quatro “Ave-Marias” e um “Glória ao Pai”; e por fim, mais um “Pai-Nosso”, quatro “Ave-Marias” e um “Glória ao Pai”.

Ao final reza-se a mais antiga oração mariana, do século III, que se chama “Sub tuum praesidium” (À vossa proteção): Debaixo da Vossa proteção nos refugiamos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossa súplicas em nossa necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita! Amém.

Além da “Coroinha da Santíssima Virgem”, São Luís recomenda que rezemos com modéstia, atenção e devoção o Santo Rosário ou o Terço, que é a terça parte do Rosário, com os mistérios gozosos, dolorosos ou gloriosos (os mistérios luminosos foram acrescentados depois pelo Papa João Paulo II). Montfort também recomenda as seguintes orações: “Salve Rainha”, “Alma redemptoris mater”, “Ave Regina Coelorum”, “Regina Caeli”, “Ave Maris Stella”, “O Gloriosa Domina”, “Magnificat”, ou tantas outras fórmulas de orações de devoção a Nossa Senhora (cf. TVD 116).

Confiemos a Virgem Maria as nossas orações, principalmente a “Coroinha de Nossa Senhora”, o “Terço” e o “Rosário”, mas também todo o nosso ser e todas as nossas necessidades. Confiemos a Nossa Senhora toda a nossa vida, todos os nossos sofrimentos, todas as nossas boas obras, para que ela ofereça, juntamente com seus grandes méritos, a seu Filho Jesus Cristo. Não tenhamos medo de entregar tudo para Deus, pelas mãos da Virgem Maria, pois quando fazemos isso não perdemos nada. Ao contrário, quando oferecemos nossas ofertas a Deus pelas mãos da Virgem Santíssima, ela as torna mais agradáveis ao Senhor, adquirem grande valor para a nossa salvação e de toda a humanidade.

Comments

comments