A consagração a Virgem Maria e a oração do Terço e do Rosário.

A consagração a Virgem Maria e a oração do Terço e do RosárioO Padre Paulo Ricardo tem pregado muito a respeito da consagração a Virgem Maria, segundo o método do livro “Tratado da Verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Recentemente, o sacerdote pregou na Canção Nova sobre a consagração em nosso processo de santificação. Depois da palestra, Padre Paulo respondeu a algumas perguntas dos presentes sobre a consagração e a devoção a Nossa Senhora. A pedido de nossos leitores, postaremos esta série de artigos, divididos por temas, com as respostas do Padre Paulo. O primeiro artigo foi sobre os protestantes e a devoção a Maria. O segundo, sobre a validade da consagração dos filhos pelos pais. Neste terceiro artigo, Padre Paulo responde a algumas perguntas sobre a consagração e a oração do Terço.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Como consagrado a Maria, posso colocar intenções nas minhas orações?

Podemos pedir, interceder, sempre. Você reza o terço pedindo por fulano. Esse Terço, além da intercessão por alguém ou alguma intenção, tem um valor espiritual, como se fosse uma moeda, um tesouro espiritual. Na comunhão dos santos está todo esse tesouro espiritual. Os méritos pelos sofrimentos do Padre Pio, por exemplo, podem ser usados para fazer o bem no ano de 2013. O sofrimento de uma pessoa numa prisão na China, pode ser usado na conversão de um menino de rua em São Paulo. Quando fazemos jejuns, orações, penitências, todo o tesouro espiritual não nos pertence mais. Podemos interceder, pedir a Nossa Senhora por alguma pessoa ou intenção, mas não posso oferecer, pois Maria quem vai usar dos nossos méritos, do nosso tesouro espiritual.

Quando nos consagramos, até aquilo que eu ofereci há muito tempo, nosso capital de graças inteiro está nas mãos de Maria. Temos que entender que nós podemos usar mal das nossas orações. Mas, Nossa Senhora sabe como usar bem as nossas orações, nosso tesouro espiritual. As campanhas de consagração que estão acontecendo por todo o Brasil e pelo mundo estão ligadas ao triunfo do Imaculado Coração da Virgem Maria, porque nós colocamos nas suas mãos uma riqueza espiritual, nós estamos dando a ela todos os nossos bens espirituais, para que ela utilize na batalha espiritual do jeito que ela quiser. Quanto mais consagrados tivermos, mais riquezas colocamos nas mãos dela, para que venha o triunfo do coração de Maria. Quando encontramos uma pessoa que tem grandes virtudes, que é matéria-prima para fazer um bom santo, esse precisa ser dela, para que ela tenha mais riquezas espirituais.

Assista mensagem do Papa Francisco sobre o Rosário Mariano:

O terço rezado durante outra atividade é valido?

Esta é a famosa pergunta dos franciscanos e dos jesuítas no Rio Grande do Sul (piada): “Os gaúchos gostam de tomar chimarrão. Por isso, os franciscanos foram à Santa Sé e perguntaram: podemos tomar chimarrão enquanto rezamos o Terço? A resposta foi: “na hora de rezar, temos que rezar, não tomar chimarrão”. Os jesuítas, mais espertos disseram que eles não tinham perguntado direito. Eles foram lá e perguntaram: podemos rezar o Terço enquanto tomamos chimarrão? A resposta foi: rezar você pode fazer sempre”. Assim, se é valido ou não depende da ocasião. Qual é a minha atividade principal? Se estou lavando pratos, é melhor rezar o Terço do que ficar pensando bobagens e isso é válido. Outra coisa é quando estamos rezando o Terço. Nesse caso, devemos parar tudo para rezar bem.

Nos agradecimentos do Terço ou do Rosário, o que significa a palavra “obrigar”?

Para mais vos “obrigar” vos saudamos soberana Rainha. Nessa frase dos agradecimentos do Terço ou Rosário, a palavra “obrigar” é do português arcaico, que não está mais em uso. O significado de “obrigar” nessa frase é agradecer. Não estamos obrigando Nossa Senhora a fazer nada, estamos apenas agradecendo a ela. Por isso, podemos dizer tranquilamente para mais vos “obrigar” (agradecer).

Ouça a palestra e as respostas de Padre Paulo Ricardo na íntegra:

 


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

26 Comentários

  1. Se “não é tranquilo dizer obrigar” por que no terço #CN diz-se? Rezo junto todos os dias e sempre acho estranho ou me sinto estranha dizendo obrigar, sendo que há muito anos foi substituida a palavra por “agradecer”. Obrigada Pe Paulo! Tenho profunda admiração por seu Ministério e gosto muito de aprender com o senhor. Deus o ilumine sempre na constante presença de Maria.

    • Natalino Ueda

      Cara Marisa,
      Acho que você não entendeu bem o que foi dito pelo Padre Paulo. O que ele disse é que podemos dizer tranquilamente “para mais vos obrigar” porque a palavra obrigar nessa oração significa agradecer. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre presença materna em sua vida!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

      • Ela confundiu porque no texto lá em cima está escrito “por isso NÃO podemos dizer tranquilamente…” Acho que o Padre disse ‘por isso NÓS podemos dizer tranquilamente…”

    • Mônica Oliveira

      Em minhas orações, também achava estranho dizer: “para mais vos obrigar”,até que APRENDI e ENTENDI que significa: … E PARA MAIS VOS DIZER OBRIGADO , e então me
      senti mais à vontade ao rezar, sabendo que faço a oração em agradecimento à Nossa Senhora.
      VAMOS REZAR O TERÇO TODOS OS DIAS…TEMOS MUITO A AGRADECER!

    • amei esta palestra estava um pouco angustiado com os trabalhos da faculdade e quando chequei em casa pequei o computador e quando acessei o Google colocando a pergunta, 0 significado da oração por mais “obrigar” e deparei com essa maravilha de palestra do padre Paulo sobre Maria me apaixonei obrigado por essa hora há qual me sentir bem mais animado, obrigado…

  2. Como sempre imprecionate e esclarecedor, poder ouvir Pe. Paulo Ricardo falar sobre a Verdadeira devoção a Virgem Maria (Tratado).
    Sou um escravo de Maria consagrado recentemente, e temos sim duvidas ainda que vem ao coração: de estar vivendo de forma correta ou nao a minha escravidão… Mas como desde o principio entendi nao ser um passe de magica, procuro viver da maneira em que o Espirito Santo vai me educando por meio de Maria e assim progredir nessa escolha que eu e minha esposa fizemos.

  3. Maria José Cavalheiro

    Consagração,é aquela que agente faz rezando em casa,
    ou tem uma consagração oficial?

    • Natalino Ueda

      Cara Maria José,
      Se a consagração que você fala é esta: Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós…, a consagração que falamos é outra. A consagração que falamos no artigo é a de são Luís Maria. Leia o seguinte artigo para saber mais sobre a consagração: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/consagracao/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre presença de Mãe em sua vida!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  4. Maria Tania Ramos Cavalcante

    Desejo receber conteúdos deste blog em meu email gratuitamente

    • Natalino Ueda

      Cara Maria Tania,
      Por favor, procure em sua caixa de entrada uma mensagem de verificação de FeedBurner’s “FeedBurner Email Subscriptions,” o serviço de email que envia cadastros para o blog Todo de Maria no seu e-mail. Você precisará clicar no link anexado nesta mensagem para ativar seu cadastro e começar a receber de graça nossas mensagens. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja seu auxílio e proteção!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  5. Muito esclarecedor! Achava tão estranho falar para mais “vos” obrigar, que passei a rezar para mais “nos” obrigar, pois preferia falar que eu sou obrigada a fazer algo por Nossa Senhora do que pensar na ideia de que ela esteja obrigada a fazer algo por mim! Mas voltarei pro jeito certo!

  6. Márcia Betânia Gomes Pimentel

    Agradeço imensamente a Deus, por ter em minha história religiosa, as sábias reflexões do Padre Paulo Ricardo. Que Deus continue o abençoando.

  7. gosto muito de comtemplar o terço de nss senhora ms sempre q termino tenho q passar por uma raiva ou discutir com alguem sempre vem esse momento desagradavel p mim,eu sempre rezo com uam paz ms qnd termino tem sempre q aparecer um p me tirar da paz.sera porq me acontece isso?

  8. Maria de Fátma Cordeiro Vitorino Leite

    Pé Paulo Ricardo é muito sábio, devotado à Sta. Igreja Católica, e caminha rumo à santidade.

  9. Coloco em suas Mãos Santas e virtuosas ,ó Virgem Imaculada,toda a minha vida,de meu filho , do meu marido e de todos nossos familiares, pois sei que em suas estamos protegidos de todos os males e então seguirmos sempre com Jesus! Sejamos gratos à Maria,rezando o terço, todos os dias.O terço ou o Rosário agrada muito a Maria,quando Ela apareceu em Fátima,aos três pastorinhos pediu que todos nós devemos rezá-lo pela salvação das almas! A consagração a Maria e a reza diária do terço é de grande valor para nossa vida espiritual!

  10. Claudete Virginia da Silva Paiva

    POR FAVOR COMPARTILHEM É MUITO IMPORTANTE PARA OS PRÓXIMOS DIAS DE PAZ, PARA TODA A HUMANIDADE, VAMOS ATENDER AO PEDIDO DE NOSSA MÃE SANTISSIMA.
    OBRIGADA. TEM QUE SER REALIZADO DURANTE A JMJ NO RIO DE JANEIRO.
    Salve Maria.
    Irmãos, nos unamos nesse pedido a Sua Santidade durante a JMJ.
    Esse pedido se mostra cada vez mais necessário para nossos dias, principalmente devidos aos avanços do comunismo pelo mundo.

    Não se trata de uma rebeldia, mas de …Ver mais

    Curtir · · Promover · Compartilhar

  11. Claudete Virginia da Silva Paiva

    POR FAVOR COMPARTILHEM É MUITO IMPORTANTE PARA OS PRÓXIMOS DIAS DE PAZ, PARA TODA A HUMANIDADE, VAMOS ATENDER AO PEDIDO DE NOSSA MÃE SANTISSIMA.
    OBRIGADA. TEM QUE SER REALIZADO DURANTE A JMJ NO RIO DE JANEIRO.
    Salve Maria.
    Irmãos, nos unamos nesse pedido a Sua Santidade durante a JMJ.
    Esse pedido se mostra cada vez mais necessário para nossos dias, principalmente devidos aos avanços do comunismo pelo mundo.

    Não se trata de uma rebeldia, mas de apenas um pedido ao vigário de Cristo.
    Os que desejarem levem bandeiras, camisetas, enfim, mas não deixe de implorar a realização desse pedido.
    Confirmem sua presença nesse movimento, através desse link:

  12. Pingback: Padre Paulo e a sua consagração a Maria | Conexão espirito Santo

  13. Em minhas orações, sempre usei a expressão “obrigar” com alguma insegurança se estava rezando corretamente. Depois da explicação do Padre Paulo, minha oração ficou mais completa. obrigado Padre!!!
    A propósito, o particípio do verbo “obrigar” no sentido de agradecer, ainda é muito usado: por exemplo, quando alguém nos faz uma gentileza, respondemos “muito OBRIGADO!”

  14. Gostaria de participar da oração e terço da canção nova ,na qual rezo junto com as pessoas que participam no dia-dia e desejo muitas graças para todos aqueles que DEUS lembra todos os dias que receberam varias graças em dobro. obrigado amém.

  15. Salve Maria
    Antes não acreditava em nossa senhora..era uma católica só de fachada rezava por rezar ..mais hoje não consigo mais viver sem minha mãe santíssima..sinto ela me levando todos os dias aos braços do pai..
    Meu esposo vem de berço protestante…não aceita nem mencionar o nome Maria em ksa…mais no meu silêncio sem questionar.lo estou entregando ele a nossa senhora…estou muito feliz rezando o santo rosário todos os dias e esperando também a conversão dele…muito obrigado a todos…quem poder me ajudar ..
    Se tiver algo que eu ainda possa fazer…estou aberta pra conselhos.

    Paz de Jesus e o amor de maria

  16. Depois de muito meditar sobre a oração que antecede à Salve Rainha, achei que poderia estar entendendo errado. Seria “para mais nos obrigar” e não “para mais vos obrigar”, já que essa segunda forma parecia que Maria gostava de ser bajulada.
    Como não é possível esta hipótese, passei a rezar de outra forma. Só hj resolvi ver a oração escrita, para tirar qualquer dúvida.
    Se obrigar faz parte do português arcaico, não seria o caso de esclarecer, para evitar que rezemos sem saber o que estamos dizendo?

    • Natalino Ueda

      Caro Marcelo,
      Você tem razão em dizer que é melhor que rezemos sabendo o que estamos dizendo. No entanto, mesmo que rezemos sem entender, a oração é válida, ainda que não tenha a mesma eficácia. Quando dizemos “para mais vos obrigar” é o mesmo que dizer “para mais vos agradecer” ou “para mais vos dizer obrigado”. Isso significa que através da oração da Salve Rainha fazemos nossas súplicas, mas também agradecemos o cuidado materno da Virgem Maria para conosco.
      Que Deus o abençoe e que a Virgem Maria nos ajude a viver a nossa fé em Jesus Cristo e a carregar a nossa cruz todos os dias.
      Natalino.

  17. Natalino, bom dia, estou com uma dúvida, poderia me auxiliar?
    Bem, quando o padre fala de interceder e não oferecer nossas orações por alguém ou algo a Maria, não compreendi muito bem… por exemplo se alguém me pede pra rezar por uma pessoa, como o faço bem?

  18. Bom Dia Sr. Natalino!. Eu era consagrada a Nossa Senhora Virgem Maria, deixei de ser porque minha corrente(pulseira) quebrou. Depois de 6 meses eu adquiri outra corrente(pulseira) está benta e tudo. Gostaria saber que posso me consagrar de novo começando do zero ou não precisa só renovar? Na época me consagrei dia 12 de fevereiro.
    Att.

    • Natalino Ueda

      Cara Marlene,
      Você não deixa de ser consagrada porque sua corrente quebrou. A consagração é uma entrega total a Jesus por Maria. A corrente, por sua vez, é apenas um sinal dessa consagração. Sendo assim, você precisa apenas renovar a consagração. Recomendo que renove no dia 25 de Março, dia da Anunciação. Segue abaixo um link com as dicas para fazer a renovação:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-renovar-a-consagracao/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a renovar sua consagração.
      Natalino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com