300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Começaram as comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do rio Paraíba.

300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

As comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida começaram na Festa da Padroeira deste ano, que teve “o maior público em sua história, com 195.078 devotos presentes na Casa da Mãe”1. Nesta grande festa, os fiéis presentes e também aqueles que acompanharam através dos meios de comunicação foram motivados a estender a alegria das comemorações deste 12 de outubro pelos próximos três anos. Pois, 2014 foi o primeiro ano do triênio de preparação para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do rio Paraíba do Sul, que aconteceu em 12 de Outubro de 1717. As festas de 2015 e 2016 também fazem parte das comemorações do tricentenário de Aparecida, que acontecerá em 2017. Daqui a três anos, comemoraremos três séculos de bênçãos e graças recebidas de Deus, pelas mãos maternas da Virgem Maria. Esperamos ansiosamente que o Papa Francisco, como prometeu na sua visita à “Casa da Mãe” em 2013, esteja presente nesta grande celebração!

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Para vivermos bem este tempo de graça, que é este triênio, e para celebrarmos bem o tricentenário da Padroeira do Brasil, os preparativos estão em andamento. Várias atividades serão pensadas para estes anos que antecedem a festa do jubileu dos 300 anos, para preparar-nos para a grande festa de Nossa Senhora Aparecida. Além disso, a finalização das intervenções na estrutura da Basílica, bem como das obras de arte sacra, que são símbolos de fé e da grande devoção do povo a Nossa Senhora, estão previstas para 2017. “Um campanário será inaugurado na área externa, o acabamento interior estará finalizado e a cúpula central terá todo seu revestimento já colocado”2.

De 2014 a 2017, toda a Igreja no Brasil poderá também participar das celebrações do tricentenário de bênçãos da Mãe Aparecida. “Todas as arquidioceses, dioceses, prelazias e capitais brasileiras poderão ser visitadas pela imagem peregrina da Padroeira do Brasil. Atualmente dez episcopados já receberam a imagem. As comemorações também acontecerão fora do país”3. Em Maio de 2015, a imagem de Nossa Senhora Aparecida será entronizada solenemente no Santuário de Fátima, em Portugal. Festa semelhante àquela que aconteceu este ano no Brasil, nos dias 17 e 18 de Maio. Numa iniciativa conjunta do arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, e do bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, colocada em prática pelos reitores dos santuários marianos, nesses dias houve momentos de oração e de celebração da Eucaristia. Além disso, o Santuário de Fátima presenteou o Santuário de Aparecida com uma imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, diante da qual milhares de fiéis rezaram o Rosário.

Assista vídeo da TV Aparecida com a oração de bênção da imagem de Nossa Senhora de Fátima:

Em 2017, o Santuário de Fátima comemorará o jubileu de 100 anos das aparições de Nossa Senhora do Rosário aos três pastorinhos, que começaram dia 13 de Maio de 1917. Considerando que as comemorações de Fátima e Aparecida tem 2017 como o ponto mais alto, algumas programações acontecerão simultaneamente nos dois santuários marianos. A primeira delas foi a récita do Santo Terço, via satélite, que aconteceu no último dia 10, durante a novena de preparação para a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

Assim, convidamos os devotos a participar do triênio de preparação para o tricentenário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, especialmente a festa da Padroeira em 2015 e 2016. Finalmente, somos todos chamados a participar da grande festa do jubileu em 2017, do tricentenário do aparecimento de Nossa Senhora da Conceição, nas águas do rio Paraíba. Celebremos 300 anos de bênçãos e graças recebidas das mãos maternas da Virgem Aparecida. Comemoremos também os 100 anos das aparições de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, primeiramente a Lúcia, Francisco e Jacinta, e depois a milhares de pessoas. Façamos votos, com fez Dom Damasceno, que os jubileus de Aparecida e Fátima “sejam um verdadeiro kairós, um tempo especial da misericórdia de Deus, da sua bondade e ternura, e um tempo de conversão e oração para todos os peregrinos que visitarão esses dois santuários”4. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Oração Jubilar: 300 Anos de Bênçãos

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, / há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores / no Rio Paraíba do Sul. / Como sinal vindo do céu, / em vossa cor, / vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, / apenas filhos muito amados. / Diante de vós, embaixadora de Deus, / rompem-se as correntes da escravidão! / Assim, daquelas redes, / passastes para o coração e a vida / de milhões de outros filhos e filhas vossos. / Para todos tendes sido bênção: / peixes em abundância, / famílias recuperadas, / saúde alcançada, / corações reconciliados, / vida cristã reassumida. / Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! / Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, / nós vos acolhemos como mãe, / e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: / o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. / Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! / Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! / Fazei de nós vossos filhos e filhas, / irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!5

Referências:

2 Idem.

3 Idem.

Comments

comments