Nossa Senhora e a perseguição contra os cristãos

Os cristãos sempre recorreram a Nossa Senhora, principalmente em tempos de perseguição.

Nossa Senhora e a perseguição contra os cristãosDesde o início do cristianismo, os cristãos recorriam a Nossa Senhora, especialmente nos momentos que a perseguição tornava-se mais forte. Tendo em vista a perseguição ainda presente em nossos dias, somos chamados a clamar pelo auxílio da Virgem Maria aos nossos irmãos perseguidos pelo mundo. Segundo recentes pesquisas, a perseguição contra os cristãos tem aumentado em vários países, por isso, torna-se ainda mais urgente a nossa oração e a nossa solidariedade para com nossos irmãos em Cristo. A perseguição torna-se extrema em alguns países, a violência física e moral cresce a cada dia, muitos cristãos são feridos e até mortos, igrejas, construções e casas de cristãos destruídas.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Neste último final de semana, mais de 100 cristãos foram assassinados no vilarejo Izghe, no norte da Nigéria. O grupo extremista islâmico “Boko Haram”, segundo fontes locais, invadiu o vilarejo cristão, destruiu casas e atacou a população. O presidente da Conferência Episcopal da Nigéria, Dom Ignatius Ayau Kaigama, se referiu ao atentado contra cristãos como um “massacre”, que segundo ele trata-se de um esquema para aterrorizar a população. Dom Ignatius denuncia a existência de auxílio externo ao país, que mantém o grupo extremista com envio de dinheiro e de armas. Como sabemos, a perseguição contra os cristãos infelizmente não é um fato isolado, mas está presente em muitos outros países.

O “Classificação da Perseguição Religiosa 2014”, que teve o início de seu trabalho no ano desde 1997, confirmou o aumento da perseguição contra os cristãos nos 50 países monitorados pela entidade “Portas Abertas Internacional”. Nos últimos 12 meses, a perseguição contra os cristãos teve um aumento de 12,5%. A Coreia do Norte, que nos últimos doze anos está no está no primeiro lugar da Classificação da Perseguição Religiosa, é o país onde ocorrem as mais graves perseguições. Em segundo está a Somália, que no último ano ocupava a 5ª posição, e em terceiro a Síria, que estava na 11ª colocação.

Entre os países africanos, além da Somália, o Sudão, a Eritreia, a Líbia e a Nigéria tiveram aumento significativo na perseguição contra os cristãos. No Oriente Médio a situação é igualmente preocupante, principalmente na Síria que, segundo a Portas Abertas, é o país com o maior número de cristãos mortos no últimos doze meses: 1.213. O Egito é indicado nas pesquisas como o país onde os cristãos sofreram, no mesmo período, o maior número de igrejas e construções destruídas: 492. Em segundo lugar fica a Nigéria, com 269 igrejas ou construções de cristãos destruídas. No último ano, houve também aumento significativo da violência contra os cristãos nos países que vivem em grave situação de instabilidade política, principalmente na Somália, na Síria, no Iraque, no Afeganistão, no Paquistão e no Iêmen.

Assim, conscientes de que desde os inícios do cristianismo os cristãos sofreram perseguições e de que somos ainda perseguidos, rezemos por tantos irmãos que sofrem, que perderam seus familiares, seus parentes, seus amigos, suas igrejas, suas casas, seus bens. Rezemos pelos nossos irmãos em Cristo que sofrem violência física e moral. Rezemos também por aqueles irmãos cristãos que são obrigados a deixar seus países, suas casas, seus trabalhos, seus familiares, seus parentes, seus amigos, por causa da perseguição. Confiemos todos esses nossos irmãos perseguidos a Bem-aventurada Virgem Maria, pedindo a ela que os conforte com seu amor de Mãe e os ajude a perseverar até o fim unidos ao seu Filho Jesus Cristo. Por fim, supliquemos a Santíssima Virgem pelas almas de todos os nossos irmãos que morreram perseguidos por causa de sua fé em Cristo Jesus, pedindo que estes seja acolhidos nas moradas eternas. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

Comments

comments