Os três últimos pedidos de Nossa Senhora de Fátima

Conheça os três últimos pedidos de Nossa Senhora de Fátima e o que estes significam para nós.

No dia 13 de Outubro, na sua última aparição em Fátima, Nossa Senhora fez três pedidos aos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. Esses pedidos são muito significativos para todos os católicos, especialmente para nós, que comemoramos o centenário das aparições de Fátima providencialmente em meio às comemorações do tricentenário de Nossa Senhora Aparecida e do Ano Nacional Mariano.

Conheça os três últimos pedidos de Nossa Senhora de Fátima e o que estes significam para nós.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Com um semblante triste, característico de todas as aparições de Fátima, Nossa Senhora faz seus três últimos pedidos: “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias.”[1]. E, tomando um aspecto mais triste, exortou: “Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido”[2].

Inscreva-se e receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário

A Virgem Maria apareceu em Fátima sob o título de Nossa Senhora do Rosário. Além disso, no dia 13 de Julho de 1917, ela pediu aos pastorinhos: “continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer”[3].

Em 1919, como pediu a Santíssima Virgem, na Cova da Iria foi construída uma capela em honra a Nossa Senhora do Rosário, que ficou conhecida como Capelinha das Aparições. Devido ao grande número de peregrinos que visitavam o local todos os anos, foi edificada a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, cuja sagração ocorreu em 7 de outubro de 1953. A Capelinha, a Basílica e várias outras edificações hoje fazem parte do que é o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que recebe milhares e milhares de peregrinos todos os anos. Por conta do jubileu dos 100 anos, cerca de 5,3 milhões de pessoas, que na sua maioria eram portugueses, participaram nas celebrações realizadas em Fátima ao longo de 2016, de acordo com as estatísticas reveladas pelo Santuário de Fátima.

Tendo em vista a Mensagem de Fátima e o vínculo espiritual que une Brasil e Portugal, somos também chamados à devoção a Nossa Senhora do Rosário. Sendo assim, como pediu a Virgem Maria, rezemos o Terço o mais que pudermos, em honra da Virgem do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só ela nos poderá valer.

Assista ao vídeo sobre “O Santuário de Fatima – Memorial da Presença de Deus”:

A oração do Terço todos os dias

O segundo pedido, da reza do Terço ou Rosário quase que se confunde com o da devoção a Nossa Senhora do Rosário. Pois, a oração do Terço diário é uma consequência da devoção a Virgem do Rosário.

A Virgem Maria pediu aos três pastorinhos que rezassem o Terço todos os dias como que para indicar um caminho espiritual para as crianças do nosso tempo. Lúcia, Francisco e Jacinta se esforçavam para rezar o Rosário o mais que podiam. Pois, Nossa Senhora lhes revelou que muitas almas vão para o inferno porque não têm quem reze por elas[4].

Assim, como fizeram os pastorinhos, somos também chamados a rezar o Terço e, se possível, o Rosário completo, todos os dias, na intenção da salvação das almas dos pecadores. Devemos também ensinar as pessoas a rezar o Rosário da Virgem Maria, para a maior glória de Deus e a salvação das almas!

Assista ou ouça ao programa do Padre Paulo Ricardo sobre “O Milagre do Sol”:

Não ofender mais a Deus com nossos pecados

Causa-nos espanto quando nos deparamos com o terceiro pedido da Senhora do Rosário à três crianças, que mal haviam entrado na idade da razão: “Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido”[5]. Mas, esse pedido é compreensível se considerarmos que todo pecado, por mínimo que seja, ofende a Deus, que é sumamente digno de ser amado e respeitado.

Assim, não basta ter devoção a Nossa Senhora do Rosário e rezar o Terço todos os dias. Como pediu a Virgem de Fátima, devemos romper com todo o pecado, evitar até mesmo os veniais, para que não ofendamos mais a Deus. Que a Virgem Santíssima nos ajude a perseverar em nossos propósitos de devoção, oração e busca pela santidade.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A devoção dos cinco primeiros sábados.
TODO DE MARIA. As modas do mundo e a perdição dos cristãos.
TODO DE MARIA. Os três pastorinhos e a visão do inferno.

Referências:


[1]  PADRE LUÍS KONDOR. Memórias da Irmã Lúcia, p. 180-181.
[2]  Idem, p. 181.
[3]  Idem, p. 176.
[4]  Cf. idem, p. 92.
[5]  Idem, p. 181.

Comments

comments