Compreendemos a mensagem de Fátima?

Assista aula ao vivo com Padre Paulo Ricardo sobre a compreensão da mensagem de Fátima no site padrepauloricardo.org.

Será que nós compreendemos realmente a mensagem de Fátima? Esta é a pergunta que o Padre Paulo Ricardo respondeu no curso “A Mensagem de Fátima”, do site padrepauloricardo.org, Na próxima Segunda-feira, dia 6 de Junho, às 21 horas, no horário de Brasília, teremos as duas últimas aulas do curso. Para as pessoas que não puderem assistir ao vivo, as aulas estarão disponíveis para serem vistas depois. Às portas do centenário das aparições, que será comemorado em 2017, o Sacerdote falará sobre a história desse acontecimento, os famosos segredos que Nossa Senhora confiou aos três pastorinhos, e como aplicar a mensagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em nossas vidas.

Assista aula ao vivo com Padre Paulo Ricardo sobre a compreensão da mensagem de Fátima no site padrepauloricardo.org.

Os três pastorinhos: Jacinta, Lúcia e Francisco.

Convidamos todos os nossos leitores a assistir o curso, que certamente nos ajudará a compreender melhor as aparições de Nossa Senhora em Fátima, que é uma das mais extraordinárias aparições marianas dos últimos tempos. No entanto, a aula será exclusiva para os alunos do site padrepauloricardo.org. Por isso, convidamos você, que não é assinante, a conhecer o Site e a fazer de vez a sua inscrição. Quem já é membro da família do Site, pode acessar a página do curso “A mensagem de Fátima” e assistir quatro aulas, que já estão disponíveis. 

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Breve histórico das aparições de Nossa Senhora em Fátima

No ano de 1917, a Santíssima Virgem apareceu a Lúcia, Francisco e Jacinta, os três pastorinhos, em Fátima, Portugal. A Senhora do Rosário, como se identificou aos pastorinhos, apareceu sete vezes, a primeira em 13 de Maio e a última dia 13 de Outubro. As outras aparições também foram todas no dia 13 de cada mês, exceto a do mês de Julho, que aconteceu no dia 19, porque as autoridades locais prenderam os pastorinhos, o que os impediu de estar no local das aparições.

É interessante recordarmos que no dia 13 de Julho de 1947, trinta anos depois de Fátima, a Virgem Maria apareceu, na Itália, a vidente Pierina Gilli e pediu que o dia 13 de Julho de cada ano fosse dedicado a Maria Rosa Mística1. Nossa Senhora também pediu que o dia 13 de cada mês fosse consagrado a uma especial devoção a ela, que deve ser precedida com orações nos doze dias anteriores2. Parece haver uma predileção da Virgem Maria pelo dia 13.

A Senhora do Rosário apareceu aos pastorinhos e isto causou uma reviravolta em suas vidas. De três crianças pobres e desconhecidas, Lúcia, Francisco e Jacinta continuaram igualmente pobres, materialmente falando, mas ricas da graça de Deus e muito conhecidas. Os pastorinhos sofreram pressões terríveis, a começar pelas suas famílias, que a princípio não creram nas suas palavras. As autoridades civis também pressionaram as três crianças para desmentir as aparições da Santíssima Virgem, depois tentaram fazê-las dizer o segredo que ela lhes havia revelado, mas estas resistiram bravamente e não o contaram. Até mesmo autoridades da Igreja local desconfiaram da veracidade das aparições e interrogaram exaustivamente as três crianças, no intuito de encontrar alguma incoerência que pudesse provar que elas mentiam.

Em 1916, ano anterior às aparições, um anjo apareceu, por três vezes, aos pastorinhos. Francisco tinha na época 8 anos de idade, sua irmã Jacinta, 6 anos e Lúcia, 9 anos. Na Segunda e Quarta Memórias da Irmã Lúcia, redigidas respetivamente em 1937 e 1941, ela deixa o registo mais completo das aparições do Anjo, por três vezes, na primavera, verão e outono de 1916, a ela e aos amigos: Jacinta e Francisco. O anjo apresentou-se como Anjo da Paz e ainda como Anjo de Portugal, e convidou as três crianças a uma vida comprometida com os “desígnios de misericórdia” de Deus3. Estas três aparições do Anjo da Paz foram como que uma preparação para as aparições da Santíssima Virgem e para os sofrimentos que passariam depois.

Assista o convite do Padre Paulo Ricardo para a aula sobre “O Terceiro Segredo de Fátima”:

A promessa cumprida a respeito da morte dos três pastorinhos

No ano seguinte às aparições de Nossa Senhora, no dia 18 de outubro de 1918, Francisco adoeceu de gripe pneumônica, mais conhecida como gripe espanhola. Francisco recebe o sacramento da Penitência, ou Reconciliação, no dia 2 de abril de 1919 e o Viático4 no dia seguinte. Francisco faleceu no dia 4 de abril. No seu registro paroquial, encontra-se o seguinte aditamento: “O Francisco – Vidente – faleceu às dez horas da noite, do dia 4 de abril corrente, vitimado por uma prolongada ralação de 5 meses de pneumónica, tendo recebido os Sacramentos com grande lucidez e piedade – E confirmou que tinha visto uma Senhora na Cova da Iria e Valinho”5. Conforme prometeu a Virgem Maria, Francisco, e pouco tempo depois Jacinta, a veriam logo no Reino dos Céus.

Jacinta, a mais nova dos três pastorinhos, adoeceu como seu irmão Francisco, no outono de 1918. Na tarde de 20 de fevereiro, por volta das 6 horas da tarde, a pequena menina disse que se sentia mal e que desejava receber os Sacramentos. Foi chamado um Sacerdote, que ouviu sua confissão por volta das 8 horas da noite. Jacinta insistiu para que levassem o Sagrado Viático, mas o Padre não concordou, pois ela estava aparentemente bem, e prometeu levar-lhe nosso Senhor no dia seguinte. Mas, a pequena Jacinta insistiu em pedir a Comunhão, dizendo que logo morreria. Conforme tinha dito, Jacinta faleceu por volta das 10 e meia da noite, em santa paz e tranquilidade, mas sem ter comungado.

Lúcia, a mais velha das três crianças, conforme lhe fora dito pela Virgem do Rosário, viveria mais que Francisco e Jacinta, pois tinha uma missão: propagar a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Lúcia estudou e tornou-se religiosa, passando por três conventos. Ela escreveu vários relatos das aparições, procurando ser o mais fiel possível às palavras ditas por Nossa Senhora. A Irmã Lúcia carregou sozinha o peso de guardar o segredo de Fátima, respondeu aos interrogatórios canônicos acerca das aparições, com humildade e espírito de obediência, mas, ao mesmo tempo, permaneceu firme da promessa de não revelar o segredo que lhe fora confiado pela Virgem Maria. Depois de uma vida cheia de sofrimentos e de muitos desafios, a Irmã Lúcia faleceu no Carmelo, em Coimbra, no dia 13 de Fevereiro de 2005.

A mensagem de Fátima e os desígnios da misericórdia de Deus

Neste mês dedicado a Virgem Maria, somos convidados a aprofundar nosso conhecimento da mensagem de Fátima. Pois, como disse o Papa Bento XVI, “a mensagem de Fátima não está concluída”6. Neste ano que antecede o centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, que faz parte do Ano Santo da Misericórdia, o Anjo da Paz também nos chama a uma vida comprometida com os “desígnios de misericórdia” de Deus7. No entanto, para nos comprometer com os desígnios da misericórdia divina, precisamos conhecer estes. Nesse sentido, a aula ao vivo com o Padre Paulo Ricardo nos ajudará a compreender a mensagem de Fátima e, ao mesmo tempo, os desígnios da misericórdia de Deus. Dessa forma, poderemos ter uma vida comprometida com os desígnios divinos. Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Natalino Ueda, escravo inútil de Jesus por Maria.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A devoção aos Corações de Jesus e de Maria.

TODO DE MARIA. A devoção dos cinco primeiros sábados.

TODO DE MARIA. Nossa Senhora e a Nova Ordem Mundial.

Referências e notas:

1 GREGÓRIO VENTURA. Rosa Mística: o jardim celestial perfeito, p. 100.

2 Idem, p. 101.

3 SANTUÁRIO DE FÁTIMA. Cronologia dos videntes. Cf. Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 77-79; 169-171.

4 O viático a comunhão recebida por aqueles que estão para deixar esta vida terrena e se preparam para a passagem para a vida eterna. A razão desta prática salutar é que a comunhão do Corpo e Sangue de Cristo ressuscitado é semente de vida eterna e potência de ressurreição.

5 SANTUÁRIO DE FÁTIMA. Cronologia dos videntes.

7 SANTUÁRIO DE FÁTIMA. Cronologia dos videntes. Cf. Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 77-79; 169-171.

Comments

comments