Maria e a alegria da ressurreição de Cristo

Papa Francisco nos fala sobre a Virgem Maria e a alegria da ressurreição de Jesus Cristo.

A Virgem Maria e a alegria da ressurreição de Jesus CristoNa oração mariana Regina Coeli (Rainha do Céu) de 21 de abril de 2014, que no tempo pascal substitui a tradicional oração do Angelus, Papa Francisco faz uma preciosa reflexão sobre a alegria da ressurreição de Jesus Cristo, expressa no Evangelho, especialmente em Maria Madalena e na Santíssima Virgem Maria. Em primeiro lugar, o Santo Padre felicitou a todos os presentes pela Páscoa: “Boa Páscoa! ‘Cristòs anèsti! – Alethòs anèsti!, ‘Cristo ressuscitou! – Verdadeiramente ressuscitou!’ Está entre nós, aqui, na praça!1” Em seguida, incentivou-nos a continuar a trocar felicitações pascais durante esta semana, a Oitava Pascal, como se fosse um único dia, pois este é o grande dia que o Senhor fez para nós. Depois das felicitações, o Santo Padre nos dirige a palavra falando sobre a alegria que transparece nos textos do Evangelho que descrevem a ressurreição de Jesus.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O sentimento dominante que transparece nos textos bíblicos sobre a ressurreição de Cristo é a alegria repleta de espanto, de grande surpresa! Trata-se de uma alegria que vem de dentro! “Na Liturgia, nós revivemos o estado de espírito dos discípulos pela notícia que as mulheres tinham levado: Jesus ressuscitou! Nós O vimos!2” A partir destas reflexões, o Santo Padre nos convida a reviver estas experiências dos primeiros discípulos de Jesus: “Deixemos que esta experiência, impressa no Evangelho, imprima-se também nos nossos corações e transpareça na nossa vida. Deixemos que o estupor alegre do Domingo de Páscoa se irradie nos pensamentos, nos olhares, nas atitudes, nos gestos e nas palavras”3.

A alegria da ressurreição “vem de dentro, de um coração imerso na fonte desta alegria, como o de Maria Madalena, que chorou pela perda do seu Senhor e não acreditava nos seus olhos vendo-O ressuscitado. Quem faz esta experiência torna-se testemunha da Ressurreição, porque em um certo sentido ressuscitou ele mesmo, ressuscitou ela mesma. Então é capaz de levar um ‘raio’ da luz do Ressuscitado nas diversas situações: naquelas felizes, tornando-as mais belas e preservando-as do egoísmo; naquelas dolorosas, levando serenidade e esperança”4.

Para meditar, durante esta semana, o Papa disse que “fará bem a nós pegar o Livro do Evangelho e ler aqueles capítulos que falam da Ressurreição de Jesus. Fará tanto bem a nós! Pegar o Livro, procurar os capítulos e lê-los. Também fará bem a nós, nesta semana, pensar na alegria de Maria, a Mãe de Jesus”5. Como a dor da Virgem Maria foi íntima e profunda na paixão e morte de seu Filho, a ponto de transpassar a sua alma, a sua alegria na Sua ressurreição também foi íntima e profunda, e dessa os discípulos puderam partilhar. Como estes, também nós somos chamados a partilhar da alegria da Mãe do Ressuscitado.

Papa Francisco ensina que “através da experiência de morte e ressurreição do seu Filho, vistas, na fé, como a expressão suprema do amor de Deus, o coração de Maria tornou-se uma fonte de paz, de consolação, de esperança, de misericórdia”6. Da Sexta-feira da Paixão até o Domingo da Ressurreição, Nossa Senhora não perdeu a esperança: “nós a contemplamos como Mãe das dores, mas, ao mesmo tempo, Mãe cheia de esperança. Ela, a Mãe de todos os discípulos, a Mãe da Igreja, é Mãe de esperança”7.

Assim, considerando as prerrogativas, os privilégios, da Virgem das Dores, a ela que foi silenciosa testemunha da morte e da ressurreição de Jesus Cristo, peçamos a ela que nos introduza na alegria pascal. Para que nós que, de certa forma, também participamos das dores do Crucificado por meios dos sofrimentos da vida, participemos igualmente da alegria do Ressuscitado. Ao Imaculado Coração de Maria, que é “fonte de paz, de consolação, de esperança, de misericórdia”8, peçamos um coração repleto e transbordante de paz, de consolação, de esperança, de misericórdia. Nossa Senhora da Alegria, rogai por nós!

Referências:

2Idem.

3Idem.

4Idem.

5Idem.

6Idem.

7Idem.

8Idem.

Comments

comments