Nossa Senhora de Guadalupe e seu abraço de Mãe

Recebamos o abraço materno de Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira das Américas.

Nossa Senhora de Guadalupe e seu abraço de Mãe

Nossa Senhora de Guadalupe e São João Paulo II

Nas aparições de Nossa Senhora de Guadalupe, recebemos o abraço da Mãe de Deus, o seu amor e cuidado por cada um de nós, seus filhos. Estas aparições aconteceram no México, em 1531, quando os colonizadores espanhóis já tinham aprendido a língua indígena local. Porém, a fé católica se espalhava lentamente naquelas terras, principalmente por causa dos rituais astecas, ainda muito enraizados na cultura e na religião dos índios mexicanos. Neste contexto histórico, no qual aconteciam até mesmo sacrifícios humanos, Nossa Senhora apresenta-se como a Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus Vivo, ao índio Juan Diego. Este já era convertido e muito devoto da Santíssima Virgem. Ao piedoso indígena, que a Virgem Maria chamou de “o mais humilde de meus filhos”1, ela apareceu para mostrar seu amor materno para aquele povo e ser auxílio para a missão da Igreja.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A Mãe de Deus pediu que fosse construído um templo no monte Tepeyac, onde apareceu a Juan, para expressar nele seu amor e cuidado maternos para com o Povo de Deus, especialmente para os mexicanos. Para convencer o índio, a Virgem Maria disse: “Eu desejo que um templo seja construído aqui, rapidamente; então, Eu poderei mostrar todo o meu amor, compaixão, socorro e proteção, porque Eu sou vossa piedosa Mãe e de todos os habitantes desta terra e de todos os outros que me amam, invocam e confiam em mim. Ouço todos os seus lamentos e remedio todas as suas misérias, aflições e dores”2. Depois de dizer do seu amor e cuidado para com o povo, Nossa Senhora explicou o que ele deveria fazer: “E para realizar o que a minha clemência pretende, vá ao palácio do Bispo do México e lhe diga que Eu manifesto o meu grande desejo, que aqui neste lugar seja construído um templo para mim”3. Obediente, o piedoso jovem foi ao Bispo e transmitiu o desejo da Santíssima Virgem.

A princípio, o Bispo não acreditou nas palavras de Juan Diego, que quase desistiu da missão que lhe fora confiada. Porém, a Virgem Maria insistiu que ele conversasse novamente com o Prelado e que lhe daria um sinal. Este foi a sua própria imagem, impressa num tecido muito frágil, chamado tilma, um verdadeiro milagre, ainda hoje estudado por cientistas, que não conseguem explicar a sua origem. A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe foi e continua a ser expressão da presença e do cuidado maternos de Maria na Igreja. Como naquele tempo, a Mãe de Deus continua solícita para com os nossos sofrimentos e dificuldades. Por isso, a celebração da festa de Nossa Senhora de Guadalupe é um convite para renovarmos o amor e a confiança para com ela.

Hoje, somos convidados a confiar a Virgem de Guadalupe o cuidado das Américas, das quais ela é a padroeira. Confiemos a ela especialmente o nosso país, que vive um novo paganismo, semelhante ao da época das aparições. Pois, hoje crianças são mortas nos ventres de suas mães, pessoas sofrem violência e são assassinadas todos os dias, as famílias tradicionais são perseguidas. Vivemos ainda outros tipos de idolatria, como o individualismo, o capitalismo, o comunismo, o materialismo, a busca desenfreada pelo prazer, a cultura de morte. Todos estes, como muitos costumes da época das aparições, são contra a vontade de Deus e as leis da Igreja. Diante desses e tantos outros desafios que vivemos hoje, não tenhamos medo de nos confiar inteiramente a Santa Maria de Guadalupe, como pediu ela a Juan Diego, que estava aflito com a doença de seu tio: “Escuta-Me e entenda bem, meu caçula, nada deve amedrontar ou afligir você. Não deixe seu coração perturbado. Não tema esta ou qualquer outra enfermidade, ou angústia. Eu não estou aqui? Quem é sua Mãe? Você não está debaixo de minha proteção? Eu não sou sua saúde? Você não está feliz com o meu abraço? O que mais pode querer? Não tema nem se perturbe com qualquer outra coisa. Não se aflija por esta enfermidade de seu tio, por causa disso, ele não morrerá agora. Tenha certeza de que ele já está curado”4. Conforme sua promessa, seu tio não só foi curado de sua enfermidade, mas também foi agraciado com a aparição da Virgem de Guadalupe. Confiemos que Nossa Senhora também cuida de nós com seu amor materno.

Assim, mais do que apenas um milagre, “a aparição da imagem da Virgem na tilma [manto] de Juan Diego foi o sinal profético de um abraço, o abraço de Maria a todos os habitantes das vastas terras americanas, a quantos já estavam ali e aos que teriam chegado depois. Este abraço de Maria indicou a senda que sempre caracterizou a América”5. Esta é uma terra generosa, onde podem conviver povos diversos, de várias cores, raças e nações; que é capaz de respeitar a vida humana em todas as suas fases, desde o ventre materno até à velhice; e que é capaz de acolher os emigrantes, os povos, os pobres e os marginalizados de todos os tempos. “Esta é a mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe, e esta é também a minha mensagem, a mensagem da Igreja”6, disse Papa Francisco. Acolhendo esta mensagem da Mãe de Deus, do Santo Padre e da Igreja, somos chamados a ter a coragem de manter os braços abertos para acolher o próximo, como fez a Virgem Maria, que nos abraça com amor e ternura. Sempre Virgem Santa Maria de Guadalupe, rogai por nós!

Oração do Santo Padre à Nossa Senhora de Guadalupe

“Ó Virgem Imaculada, Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da Igreja!

Vós, que, deste lugar, manifestais a vossa clemência e a vossa compaixão

por todos os que imploram o vosso amparo:

ouvi a oração que com filial confiança Vos dirigimos

e apresentai-a ao vosso Filho Jesus, único Redentor nosso.

Mãe de misericórdia, Mestra do sacrifício escondido e silencioso,

a Vós, que vindes ao encontro de nós todos, pecadores,

consagramos, neste dia, todo o nosso ser e todo o nosso amor.

Consagramo-Vos também a nossa vida, os nossos trabalhos, as nossas alegrias,

as nossas doenças e os nossos sofrimentos.

Dai a paz, a justiça e a prosperidade aos nossos povos,

já que tudo o que nós temos e o que somos

o deixamos ao vosso cuidado, Mãe e Senhora nossa.

Queremos ser totalmente vossos e convosco desejamos percorrer

o caminho de uma fidelidade plena a Jesus Cristo na sua Igreja:

não nos deixeis desprender da vossa mão amorosa.

Virgem de Guadalupe, Mãe das Américas, pedimo-Vos por todos os Bispos,

a fim de que eles conduzam os fiéis por veredas de intensa vida cristã,

de amor e de humilde serviço a Deus e às almas.

Contemplai esta seara imensa e intercedei por que o Senhor infunda fome de santidade

em todo o Povo de Deus e conceda abundantes vocações de sacerdotes e religiosos

fortes na fé e zelosos dispensadores dos mistérios de Deus.

Concedei aos nossos lares a graça de amarem e respeitarem a vida nascente,

com o mesmo amor com que Vós em vosso seio concebestes a vida do Filho de Deus.

Virgem Santa Maria, Mãe do Amor Formoso, protegei as nossas famílias,

para que elas estejam sempre muito unidas, e abençoai a educação dos nossos filhos.

Esperança nossa, olhai-nos com compaixão, ensinai-nos a ir continuamente para Jesus

e, se cairmos, ajudai-nos a levantarmo-nos e a voltarmos para Ele,

mediante a confissão das nossas culpas e dos nossos pecados

no sacramento da Penitência que traz sossego à alma.

Suplicamo-Vos que nos concedais um amor muito grande a todos os santos Sacramentos

que são como que as marcas que o vosso Filho nos deixou na terra.

Assim, nossa Mãe Santíssima, com a paz de Deus na consciência,

com os nossos corações livres do mal e de ódios, poderemos levar a todos

a alegria verdadeira e a verdadeira paz, as quais vêm do Vosso Filho,

Nosso Senhor Jesus Cristo que, com Deus Pai e com o Espírito Santo,

vive e reina pelos séculos dos séculos. Ámen”7.

Referências:

2 Idem.

3 Idem.

4 Idem.

6 Idem.

Comments

comments