24 frases de Santa Teresinha sobre Maria Santíssima

Conheça 24 frases de Santa Teresinha do Menino Jesus que expressam todo o seu amor pela Virgem Maria.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, também conhecida como Santa Teresa de Lisieux, foi uma grande devota da Santíssima Virgem Maria.

Maria Francisca Teresa Martin nasceu em Alençon, França, no dia 2 de janeiro de 1873, cercada de muito afeto e zelosamente educada pelos pais, Santa Zélia e São Luís Martin, segundo sólidos valores cristãos.

Conheça 24 frases de Santa Teresinha do Menino Jesus que expressam todo o seu amor pela Virgem Maria.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face

Teresinha foi batizada dois dias depois do nascimento, tendo como madrinha a irmã mais velha, Maria (1860-1940), que depois se tornaria irmã Maria do Sagrado Coração. Teresa era a caçula de cinco irmãs que se dedicaram à vida religiosa. Além de Maria, havia Paulina (1861-1951) ­ futuramente, madre Inês de Jesus; Leônia (1863-1941) ­ depois irmã Maria Francisca Teresa; e Celina (1869-1959) ­ mais tarde irmã Genoveva da Sagrada Face. O casal Martin teve outros quatro filhos, que morreram ainda na infância.

O coração de Santa Teresinha, ardente de amor por nosso Senhor Jesus Cristo, também amava ardentemente a Santíssima Virgem Maria. Por isso, em honra aos seus 24 anos de vida neste mundo, destacamos 24 frases que expressam seu amor por Nossa Senhora.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

1. “Lembro-me de que a primeira exortação que me foi feita, incitava-me principalmente a ter devoção à Santíssima Virgem, e prometi a mim mesma redobrar minha ternura para com ela”[1].

2. “Oh! pensei comigo, a Santíssima Virgem sorriu para mim, como sou feliz… Mas, nunca jamais o contarei a ninguém, porque então desapareceria minha felicidade. Sem nenhum esforço, baixei os olhos e enxerguei Maria que olhava para mim com amor”[2].

3. “Hoje tive meu coração todo repleto de uma alegria celeste… Ontem à noite eu rezei tanto a Santíssima Virgem pensando que o seu belo mês ia começar!”[3].

4. “Minha maior ocupação era fazer coroas de boninas e de miosótis[4] para a Santíssima Virgem, estávamos no mês de maio, toda a natureza se enfeitava de flores e respirava alegria…”[5].

5. “Oh! Como eu amo a Santíssima Virgem! Se eu fosse padre, falaria muito sobre Ela!”[6].

6. “Neste triste exílio, ó minha Mãe querida, eu quero viver contigo e te seguir cada dia”[7].

7. “Muitas vezes eu me surpreendo a dizer a Santíssima Virgem: ‘Sabeis, ó minha Mãe querida, que eu me julgo mais feliz do que vós? Eu vos tenho por Mãe, e vós não tendes como eu, uma Santa Virgem para amar!…’”[8].

8. “Não me dirigi diretamente a Deus, porque quero deixá-lo agir com toda liberdade; pedi essa graça a Santíssima Virgem, o que está longe de ser a mesma coisa. Ela cuida dos meus pequeninos desejos, apresenta-os ou não a Deus; a Ela cabe pensar como há de fazer para não forçá-lo a me ouvir”.

9. “Quando nos dirigimos aos Santos, fazem-nos algo esperar, sente-se que vão primeiro apresentar o nosso pedido; mas quando pedimos alguma graça á Santíssima Virgem, e um socorro imediato o que se recebe. Ainda não o observaste? Fazei a experiência e vereis!”.

10. “Neste exílio tão triste, ó minha Mãe querida, contigo hei de viver, seguir-te com fervor”[9]

11. “Praticando as pequenas virtudes, a Santa Virgem tornou visível o caminho do céu”[10].

12. “…a Santíssima Virgem permitiu tal tormento para o bem de minha alma. Sem ele, teria talvez algum pensamento de vaidade”[11].

13. “Minha Mãe, olhando esta tarde a Santíssima Virgem, eu compreendi que ela sofreu não somente na alma, mas também no corpo. Sofreu nas viagens, o frio, o calor, a fadiga… Jejuou muitas vezes… Sim, ela sabe o que é sofrer!”.

14. “Outrora, na vossa humildade, desejastes, ó Maria, ser a escravazinha da Mãe de Deus; e eu; podre criaturinha, eu não sou vossa serva, mas vossa filha! Sois a Mãe de Jesus e sois minha Mãe”[12].

15. “Quando não sou compreendida de minhas noviças, lanço meu olhar interior à Virgem Maria, e Jesus triunfa sempre”[13].

16. “Depois de termos invocado a Nossa Senhora, se não somos atendidos, é sinal certo que Ela tem alguma razão muito seria para não nos ouvir: e, portanto, não convêm insistir”[14].

17. “Como eu quisera tanto ser padre para pregar sobre a Virgem Maria! Parece-me que não me bastaria uma só vez para fazer compreender o meu pensamento neste assunto”[15].

18. “Para que um sermão sobre Santa Virgem produza frutos, é mister que ele mostre a sua vida real, tal como o Evangelho a faz entender, e não a sua vida suposta. Percebe-se muito bem que a vida de Maria, em Nazaré, devia ser toda ordinária… “Ele lhes estava sujeito” (Lc 11, 35). Como isto é simples!”[16].

19. “Sabe-se que a Santíssima Virgem é Rainha do céu e da terra, mas ela é mais Mãe do que rainha, e não devemos crer (como eu tenho ouvido muitas vezes) que por causa de suas prerrogativas ela eclipsa a glória de todos os Santos, como o sol, ao levantar-se, faz desaparecer as estrelas. Meu Deus, como isto é esquisito! Uma Mãe que faz desaparecer a gloria de seus filhos! Eu penso o contrário, e creio que ela aumentará muito o esplendor dos eleitos”[17].

20. “É verdade, ó Maria, que vós sois a Mãe, que vós sois a Mãe de Jesus, mas vós o tendes dado a mim, e Ele, sobre a cruz, deu a vós como nossa Mãe, e assim somos mais ricos do que vós”[18].

21. “Quando se pediu alguma coisa a Santa Virgem, e que Ela não nos ouviu, é mister deixá-la fazer, sem insistir e não se inquietar mais”[19].

22. “Pois a angústia interior e a noite mais escura a Mãe celeste quis se sujeitar, não é porque sofrer na terra é uma ventura? Oh! Sim… Sofrer é a sorte mais feliz!”[20].

23. “Mostra-nos quase sempre a Santíssima Virgem inacessível, e seria mister mostrá-la imitável, praticando as virtudes ocultas, dizer que Ela vivia de fé, como nós”[21].

24. “Ó meu Deus!… Eu o amo… Ó minha boa Santíssima Virgem, vinde em meu socorro!”[22].

Nossa Senhora do Sorriso, rogai por nós!

Fonte: CARMELITAS MENSAGEIRAS. Frases de Santa Teresinha sobre Maria.

Links relacionados:

PADRE PAULO RICARDO. Em que consiste a infância espiritual de Santa Teresinha do Menino Jesus?

PADRE PAULO RICARDO. Santa Teresinha: Doutora de Vida.

TODO DE MARIA. O amor de Santa Teresinha a Virgem Maria.

Referências:


[1]  História de uma alma.

[2]  Idem. Palavras de Santa Teresinha após cura milagrosa que atribuiu a Nossa Senhora, a quem passou a chamar de Virgem do Sorriso.

[3]  Novíssima verba, 1° de maio de 1897.

[4]  Myosotis, de nome comum miosótis, é um gênero de plantas pertencente à família Boraginaceae. Suas flores são também habitualmente chamadas de não-me-esqueças.

[5]  MA 29v.

[6]  História de uma alma, c. XII.

[7]  Poesias.

[8]  13ª carta a Celina.

[9]  Poesias.

[10]  Idem.

[11]  História de uma alma. Teresinha fala de seu sofrimento por causa de incompreensões das irmãs carmelitas.

[12]  13ª carta a Celina.

[13]  História de uma alma, c. X.

[14]  Espírito de Santa Teresinha do Menino Jesus.

[15]  Novíssima verba, p. 154.

[16]  Idem, p. 155.

[17]  Idem, p. 157.

[18]  13ª carta a Celina.

[19] Novíssima verba, p. 158.

[20]  Poesias – Porque te amo, ó Maria.

[21]  Novíssima verba, p. 155.

[22]  Palavras da agonia de Santa Terezinha, pronunciadas no dia 30 de setembro de 1897, muitas vezes.

Comments

comments