A devoção de São Francisco de Sales a Virgem Maria

São Francisco de Sales, profeta da mansidão e da doçura, doutor da caridade, nutriu uma especial devoção a Virgem Maria.

São Francisco de Sales sempre demonstrou uma especialíssima devoção para com a Santíssima Virgem Maria. Comumente chamava-a de “Santíssima Virgem, Mãe de Deus, vaso espiritual, rainha do amor divino, a mais amável, a mais amante e a mais amada de todas as criaturas”[1]. Para o Santo, ninguém esteve mais unido a Jesus Cristo, Verbo de Deus encarnado, do que Maria Santíssima.

São Francisco de Sales, profeta da mansidão e da doçura, doutor da caridade, nutriu uma devoção especial a Virgem Maria.

São Francisco de Sales, o Menino Jesus e a Virgem Maria

São Francisco de Sales dizia que ninguém amou tanto o Filho de Deus quanto ela amou: “Só a Santíssima Virgem, Nossa Senhora, atingiu perfeitamente esse grau supremo no amor de seu querido Amado; ela é a pomba tão exclusivamente única em amor, que todas as outras, postas em paralelo com ela, mais merecem o nome de gralhas do que de pombas”[2].

Inscreva-se e receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A origem da devoção de São Francisco de Sales a Nossa Senhora

Francisco de Sales, Santo Bispo e Doutor da Igreja, teve uma relação filial para com a Virgem Maria durante toda a sua vida. Quando menino, ele aprendeu a saudar a Mãe de Deus através da oração do Ângelus, prática que usará com meio de santificação da jornada diária. Além disso, desde os sete anos de idade Francisco rezava o Santo Rosário diariamente.

Ao passar por uma crise existencial em Paris, ainda jovem estudante, Francisco foi liberto por Deus quando rezava a famosa oração de São Bernardo de Claraval: “Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria…” diante da imagem da Virgem Negra da Igreja de Santo Estevão de Gres. Foi também nessa Igreja e diante da mesma imagem que Francisco de Sales fez seu voto de castidade.

Para ser sagrado Bispo, o Santo escolheu o dia 8 de dezembro: “Recebi a consagração episcopal no dia da Conceição da Virgem Maria, Nossa Senhora, em cujas mãos coloquei a minha sorte”[3], escreveu ele poucos dias depois a seu amigo, o Bispo de Saluces.

Quando São Francisco de Sales fundou a congregação com Santa Joana Francisca de Chantal, deu-lhe o nome de Ordem da Visitação de Santa Maria. A Mãe de Deus foi colocada pelo Santo como patrona e exemplo para as irmãs Visitandinas.

A mariologia de São Francisco de Sales

Na base da devoção e da espiritualidade marianas de Francisco de Sales, há dois princípios teológicos muito claros:

Maria é infinitamente inferior a Deus e ao Verbo encarnado, a Jesus. Ela não é mais do que uma criatura, mas, ao mesmo tempo, é extremadamente superior a qualquer criatura, incluídos os anjos e os santos. É a Mãe de Deus e, portanto, inigualável a todos os demais seres criados. A escolha de Deus e sua incomparável vocação para ser a Mãe de seu Filho a situam num lugar único na vida da Igreja[4].

Segundo o Santo, “a Santíssima Virgem é a colmeia mística na qual o Espírito Santo e o Pai prepararam o favo do mais doce mel, Jesus Cristo”[5]. Tendo em vista a sua missão, o Altíssimo preparou a Virgem de Nazaré e pediu o seu consentimento. Maria Santíssima aceitou e amou o divino Infante desde o seu ventre, no Seu nascimento em Belém, no seu crescimento, na vida escondida em Nazaré e, quando Jesus Cristo começou sua vida pública, fez-se sua mais fiel discípula.

Mas, foi no Calvário, o monte daqueles que amam, que a Virgem Maria amou seu divino Filho de modo ainda mais especial. Pois, amava-O mais do que ninguém e, por isso, “foi mais do que ninguém atravessada pela espada de dor. A dor do Filho foi uma espada cortante que traspassou o coração da mãe, cujo coração estava unido ao Filho com ligação tão perfeita, que ninguém poderia ferir a um sem ferir em seguida ao outro”. Realmente, “se esta mãe vivia a vida de seu Filho, morreu também da morte de seu Filho. Pois, assim como é a vida, assim é a morte”[6].

Assista ou ouça à homilia do Padre Paulo Ricardo na “Memória de São Francisco de Sales, Bispo e Doutor”:

A devoção salesiana a Virgem Maria, Mãe de Deus

São Francisco de Sales dizia: “Nossa Senhora é Rainha do Céu e da terra, dos anjos e dos homens… Querendo dar-lhe, porém, um nome digno de sua excelência, é preciso chamá-la: Mãe de Deus, porque essa palavra é tão sublime que todos os títulos, louvores e elogios, que saberíamos dar-lhe, estão incluídos nela”[7]. Por isso, na espiritualidade Salesiana, é muito comum chamar a Virgem Maria de Mãe de Deus.

O Santo Doutor dizia que devemos sempre recorrer a Nossa senhora:

Honra, venera e respeita dum modo especialíssimo a santíssima e excelsa Virgem Maria, que, como Mãe de Jesus Cristo, nosso irmão, é também indubitavelmente a nossa Mãe. Recorramos a ela e, como seus filhinhos, lancemo-nos a seus pés e aos seus braços com uma perfeita confiança, em todos os momentos e em todos os acontecimentos. Invoquemos a esta Mãe tão santa e boa; imploremos o seu amor materno; tenhamos para com essa Mãe um coração de filho e esforcemo-nos por imitar as suas virtudes[8].

São Francisco de Sales nos ensina que seguir os passos de Maria é seguir os passos de Jesus. Ademais, Nossa Senhora é um sinal do que o amor pode realizar nas pessoas. A espiritualidade que emana dela é missionária, Visitandina.

O modo simples, afetuoso e prático de Maria Santíssima relacionar-se com Deus nos ensina a viver na plena união de vontades, ou seja, na união da nossa vontade com a vontade de Deus, que é a característica principal de toda a espiritualidade salesiana, como fez a Santíssima Virgem: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa Palavra” (Lc 11, 38).

Oração de São Bernardo de Claraval: Lembrai-Vos (em latim: Memorare)

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como Mãe recorro; de Vós me valho, gemendo sob o peso dos meus pecados, e me prostro a vossos pés. Não desprezeis minhas súplicas, ó Mãe do Filho (Verbo) de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Memorare, o piissima Virgo Maria, non esse auditum a saeculo, quemquam ad tua currentem praesidia, tua implorantem auxilia, tua petentem suffragia, esse derelictum. Ego tali animatus confidentia, ad te, Virgo Virginum, Mater, curro, ad te venio, coram te gemens peccator assisto. Noli, Mater Verbi, verba mea despicere; sed audi propitia et exaudi. Amen[9].

Links relacionados:

TODO DE MARIA. Nossa Senhora, Auxiliadora dos cristãos.
TODO DE MARIA. Nossa Senhora Auxiliadora e a Eucaristia.
TODO DE MARIA. Sonhos proféticos e vocação de Dom Bosco.

Referências:


[1]  NILDO MOURA DE MELO. São Francisco De Sales e a Mãe de Deus.
[2]  Idem.
[3]  Idem.
[4]  Idem.
[5]  Idem.
[6]  Idem.
[7]  Idem.
[8]  SÃO FRANCISCO DE SALES. Filotéia ou Introdução à Vida Devota, p. 116.
[9]  SENDARIUM. Oração: ‘Lembrai-Vos’ (São Bernardo De Claraval).

Comments

comments