Conheçamos a extraordinária história da composição do tradicional hino mariano Regina Caeli.

O Regina Caeli ou Regina Coeli, que em português significa: “Rainha do Céu”, é um hino medieval dedicado a Nossa Senhora, composto em latim, que tradicionalmente é rezado ou cantado às 6, às 12 e às 18 horas durante o Tempo Pascal. O Regina Coeli substitui a oração mariana do Angelus, que é rezada nos outros tempos litúrgicos do ano, nos mesmos horários.

O autor do Regina Caeli é desconhecido. Porém, segundo atesta uma antiga tradição, esse belíssimo hino mariano teria sido composto pelos anjos.

Inscreva-se e receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A terrível calamidade na cidade de Roma

No ano 590, Roma estava devastada por um transbordamento do rio Tibre, que alagou a cidade e fez perderem-se os alimentos, reduzindo a população à fome. Depois disso, irrompeu uma terrível peste sobre os habitantes de Roma. Para aplacar a cólera divina, o Papa São Gregório Magno ordenou uma litania septiforme.

Esta consistia numa procissão geral do clero e da população romana, formada por sete cortejos que se dirigiam para a Basílica Vaticana. Enquanto a grande multidão caminhava pela cidade, a pestilência chegou a tal ponto que, no breve espaço de uma hora, oitenta pessoas morreram.

No entanto, São Gregório não cessou um instante de exortar o povo para que continuasse a rezar. Além disso, ele ordenou que diante do cortejo fosse levado um ícone da Virgem que chora, da igreja de Ara Coeli, que teria sido pintado pelo evangelista São Lucas. Milagrosamente, à medida que a imagem avançava pela cidade, a área se tornava mais sã e limpa à sua passagem, e os miasmas[1] da peste se dissolviam.

Um hino cantado pelos anjos

Junto da ponte que une a cidade ao castelo, inesperadamente ouviu-se um coro que cantava, por cima da sagrada imagem: “Regina Coeli, laetare, Alleluia!”, ao este cântico, São Gregório respondeu: “Ora pro nobis Deum, Alleluia!”. Assim teria nascido o hino Regina Coeli.

Após o canto, os anjos se colocaram em círculo ao redor da pintura da Virgem Maria. Nesse momento, São Gregório Magno ergueu os olhos e viu sobre o alto do castelo um anjo exterminador que, depois de enxugar a espada, da qual escorria sangue, colocou-a na bainha, como sinal do fim do castigo.

Como recordação desse fato, o castelo ficou conhecido com o nome de Sant’Angelo. Em sua mais alta torre, foi colocada a célebre imagem de São Miguel, o anjo exterminador.

Hino Regina Caeli – Rainha do Céu :: em português

V . Rainha do Céu, alegrai-vos! Aleluia!
R . Porque quem merecestes trazer em vosso seio! Aleluia!

V . Ressuscitou como disse! Aleluia!
R . Rogai a Deus por nós! Aleluia!

V .  Exultai e alegrai-Vos, ó Virgem Maria! Aleluia!
R . Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente! Aleluia.

V . Oremos:
Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso.
R . Amém!

V . Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R . Como era no princípio, agora e sempre, Amém.

Hino Regina Caeli – Rainha do Céu :: em latim

V . Regina coeli, laetare, Alleluia:
R . Quia quem meruisti portare, Alleluia:

V . Resurrexit, sicut dixit, Alleluia:
R . Ora pro nobis Deum, Alleluia.

V . Gaude et laetare, Virgo Maria! Alleluia!
R .Quia surrexit Dominus vere! Alleluia!

V . Oremus:
Deus, qui per resurrectionem Filii tui, Domini nostri Iesu Christi, mundum laetificare dignatus es: praesta, quaesumus; ut per eius Genetricem Virginem Mariam, perpetuae capiamus gaudia vitae. Per eundem Christum Dominum nostrum.
R . Amen.

Fonte: LEPANTO. Como os anjos compuseram o “Regina Coeli”.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A alegria da Virgem Maria, a Mãe do Ressuscitado.
TODO DE MARIA. A Rainha do Céu e os Santos Anjos.
TODO DE MARIA. Uma Páscoa com Maria

Nota:


[1]  A palavra “miasma” significa: emanação morbífica, proveniente de substâncias orgânicas em decomposição (mais usada no plural).


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com