Ave-Maria: oração agradável a Nossa Senhora

A Ave-Maria é uma oração que muito agrada o coração de Nossa Senhora, pois lhe renova a alegria da Anunciação.

Ave-Maria: oração agradável a Nossa Senhora

Nossa Senhora da Anunciação

A Ave-Maria muito agrada Nossa Senhora, pois por esta oração renovamos a alegria que ela sentiu quando o Anjo lhe anunciou que fora eleita para ser Mãe de Deus1. Por isso, na intenção de renovar a alegria da Anunciação no coração da Virgem de Nazaré, devemos saudá-la muitas vezes com a Ave-Maria. “Saudai-a com a Ave-Maria, diz Tomás de Kempis, porque ela gosta muito dessa saudação. Que não lhe podemos dirigir saudação mais agradável, do que com a Ave-Maria, disse-o a Virgem a Santa Matilde”2. Se saudamos a Mãe do Senhor com a Ave-Maria, seremos também saudados por ela e receberemos dela uma nova graça. Pois, como atestam os santos, é impossível que Nossa Senhora recuse uma graça a quem se aproxima dela com a Ave-Maria. “A Santa Gertrudes prometeu a Mãe de Deus tantos auxílios na hora da morte, quantas Ave-Marias lhe tivesse recitado em vida. Alano de Rupe afirma que, ao ouvir essa saudação angélica, alegra-se o Céu, treme o Inferno e foge o Demônio. Com feito, atesta-o Tomás de Kempis, pois com uma Ave-Maria pôs em fuga o Demônio que lhe aparecera”3. Mas, como praticar com fruto a piedosa devoção da Ave-Maria?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A prática de oração da Ave-Maria pode dar-se de várias formas, conforme os ensinamentos dos santos e do Magistério da Igreja. Podemos rezar de manhã e de noite, ao levantar-nos e antes de nos deitar, “três Ave-Marias, ajuntando depois de cada uma a pequena jaculatória: por vossa pura e imaculada Conceição, ó Maria, purificai meu corpo e santificai minha alma”4. Depois, devemos pedir a bênção a Nossa Senhora, conforme fazia sempre Santo Estanislau, pondo-nos sob o seu manto, pedindo que naquele dia ou naquela noite ela nos livre de todo o pecado. Para favorecer esta prática de oração, é recomendável que tenhamos diante de nós uma bela imagem da Virgem Maria.

Outra forma de praticar a devoção da Ave-Maria é a oração mariana do Ângelus, ou Anjo do Senhor, com as tradicionais três Ave-Marias, pela manhã, ao meio-dia e à noite. A oração do Ângelus foi indulgenciada pela primeira vez pelo Papa João XXII, em 1328, e depois por Bento XIII, em 1724. “Outrora, ao som das Ave-Marias, todos se ajoelhavam para rezar o Anjo do Senhor. São Carlos Borromeu não se acanhava de descer da carruagem, para recitá-lo de joelhos na rua, mesmo na lama muitas vezes”5. Até os nossos dias, o Ângelus permanece uma prática muito cara na Igreja, especialmente àquelas almas mais devotas da Virgem Maria.

Podemos também saudar a Mãe de Deus com a Ave-Maria a cada hora, como fazia Santo Afonso Rodríguez ao soar o relógio e quando era acordado pelos anjos para saudar Nossa Senhora. Outro modo de praticar esta devoção é saudá-la com a Ave-Maria ao sair de casa e ao entrar nela, para que a Virgem Maria nos livre, dentro e fora dela, de todo pecado. Podemos rezar a Ave-Maria sempre que passamos por uma imagem da Mãe de Jesus. Nesse sentido, se pudermos, é bom colocar uma bela imagem da Virgem Maria na parede, do lado de fora de nossa casa ou no jardim, para que as pessoas que passam pela rua possam venerá-la e rezar a saudação angélica. Podemos ainda começar e terminar cada hora do Ofício Divino com a recitação da Ave-Maria.

Assista aula do Padre Paulo Ricardo sobre “A oração da ‘Ave Maria’”: 

Ouça aula do Padre Paulo Ricardo sobre “A oração da ‘Ave Maria’”:

A sudação angélica tem sua expressão mais profunda na Oração do Rosário da Virgem Maria. A Ave-Maria é o elemento mais encorpado do Santo Rosário, o que faz dele uma oração mariana por excelência. Entretanto, à luz da própria Ave-Maria, nota-se claramente que seu carácter mariano, que não se opõe ao cristológico e até o sublinha e exalta. “A primeira parte da Ave-Maria, tirada das palavras dirigidas a Maria pelo Anjo Gabriel6 e por Santa Isabel7, é contemplação adoradora do mistério (de Cristo) que se realiza na Virgem de Nazaré”8. Estas palavras exprimem a admiração do Céu e da Terra e deixam transparecer o encanto do próprio Deus ao contemplar a sua obra-prima – a encarnação do Filho do Altíssimo no ventre da Virgem Maria – daquele mesmo olhar contente do Criador no livro do Gênesis9, daquele primordial pathos10 com que Deus, na aurora da criação, contemplou a obra das suas mãos. “A repetição da Ave-Maria no Rosário sintoniza-nos com este encanto de Deus: é júbilo, admiração, reconhecimento do maior milagre da história”11. A Ave-Maria, especialmente recitada no Rosário, é o cumprimento da profecia da Virgem de Nazaré: “Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão Bem-aventurada”12.

Portanto, a Ave-Maria é uma oração muita querida por Nossa Senhora, que podemos rezar em vários momentos de nosso dia, para agradar o seu coração de Mãe. É bom rezar a Ave-Maria ao começar e terminar as nossas ações, quer sejam elas espirituais, como a oração, a confissão, a comunhão, a leitura espiritual, a pregação da Palavra de Deus; ou temporais, como o estudo, o trabalho, o aconselhamento, a refeição, o descanso. “Felizes as ações praticadas entre duas Ave-Marias! Saudemos a Virgem com essa oração, ao despertar pela manhã, ao fechar os olhos para dormir”13. Invoquemos a Mãe da Igreja com a Ave-Maria em todas as tentações, em todos os perigos, em todos os sofrimentos, em todas as necessidades. Pratiquemos esta devoção e veremos os seus abundantes e abençoados frutos. Rezemos todos os dias três Ave-Marias em honra ao poder, à sabedoria e à bondade da Santíssima Virgem. Recitemos dez Ave-Marias para honrar suas dez virtudes. Nossa Senhora da Anunciação, rogai por nós!

Referências:

1 Cf. Lc 1, 28-33.

2 SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Glórias de Maria. 3ª ed. Aparecida: Santuário, 1989, p. 443.

3 Idem, p. 444.

4 Idem, ibidem.

5 Idem, p. 445.

6 Cf. Lc 1, 28.

7 Cf. Lc 1, 42.

9 Cf. Gn 1, 31.

10 Pathos: palavra grega, que aqui significa a paixão com a qual Deus olhou quando terminou a obra da criação.

11 RVM 33.

12 Lc 1, 48

13 SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Op. cit., p. 445.


Natalino Ueda, sacerdote diocesano, incadinado na Arquidiocese de Cuiabá, formado em Filosofia e Teologia e pós-graduado em Logotetapia e Análise Existencial, é o autor do blog Todo de Maria, que tem como temas principais a consagração a Santíssima Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, e a devoção mariana.

Comments

comments