Nossa Senhora Aparecida e a oração

A devoção a Nossa Senhora Aparecida é um convite à oração e ao amor à Mãe da Igreja e ao seu Filho Jesus Cristo.

Nossa Senhora Aparecida e a nossa viuda de oraçãoDesde o início, a devoção a Nossa Senhora Aparecida é um convite à oração e ao amor à Virgem Mãe de Deus e ao seu Filho Jesus Cristo. Em 1717, três pescadores buscavam peixes nas águas do Paraíba durante horas, mas sem encontrar. Até que, eles foram surpreendidos pelo encontro do corpo e depois da cabeça de uma pequena imagem de cerâmica enegrecida. Depois do achado, acontece uma pesca abundante. Logo iniciou-se a devoção a Nossa Senhora da Conceição, carinhosamente chamada “Aparecida”. Desde então, o povo católico brasileiro confia suas orações, seus pedidos, suas vidas a Virgem Aparecida.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O amor e a devoção a Maria são traços característicos da religiosidade do povo brasileiro. Estes traços marianos devem ser cultivados, a fim de chegar “a Jesus por Maria”. Para tanto, os devotos de Nossa Senhora e romeiros de Aparecida devem conservar zelosamente o terno e confiante amor à Virgem Maria. “Não o deixeis nunca arrefecer! Não seja um amor abstrato, mas incarnado. Sede fiéis àqueles exercícios de piedade mariana tradicionais na Igreja: a oração do Ângelus, o mês de Maria e, de maneira toda especial, o Rosário. Quem dera renascesse o belo costume – outrora tão difundido, hoje ainda presente em algumas famílias brasileiras – da reza do terço em família.” (Homilia do Papa João Paulo II na dedicação da Basílica Nacional de Aparecida).

Pouco tempo antes da dedicação da Basílica de Aparecida, aconteceu um lamentável incidente: “despedaçou-se a pequenina imagem de Nossa Senhora Aparecida. Contaram-me que entre os mil fragmentos foram encontradas intactas as duas mãos da Virgem unidas em oração. O fato vale como um símbolo: as mãos postas de Maria no meio das ruínas são um convite a seus filhos a darem espaço em suas vidas à oração, ao absoluto de Deus, sem o qual tudo o mais perde sentido, valor e eficácia. O verdadeiro filho de Maria é um cristão que reza” (Idem).

A devoção a Virgem Maria é fonte de vida cristã profunda, de compromisso com Deus e com os irmãos. Por isso, João Paulo II nos disse: “permanecei na escola de Maria, escuta a sua voz, segui os seus exemplos” (Idem). No Evangelho segundo João, Nossa Senhora nos orienta para Jesus: “Fazei o que ele vos disser” (Jo 2, 5). Como outrora naquele casamento em Caná da Galileia, a Virgem Mãe nos encaminha ao seu Filho as nossas dificuldades, obtendo d’Ele as graças desejadas.

Nestes dias tão importantes para a fé do povo brasileiro, nos quais comemoramos Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, renovemos o amor e a confiança para com a Virgem Mãe da Igreja. Na pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, as suas mãos postas, como disse o saudoso Papa João Paulo II, são um convite de Maria à oração e à abertura a Deus em nossas vidas. Confiemos a Virgem Maria os nossos sofrimentos, as nossas necessidades, pois ela intercede sem cessar junto ao seu Filho Jesus Cristo. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Comments

comments