Chamados por Deus Pai à perfeição

Deus nos dá, em Jesus Cristo, uma ordem: somos chamados a ser perfeitos, como o nosso Pai, que está no Céu, é perfeito.

Deus Pai nos chama à perfeição, à santidade.O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus nos coloca diante do chamado de Deus: “sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48). Esta ordem do Senhor, dada primeiramente a Moisés (cf. Lv 20, 7), foi dirigida aos primeiros seguidores de Jesus, mas pela força da Palavra de Deus ela se renova, se torna atual em nossas vidas: “Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma” (Dt 26, 16). Nós, que escolhemos o Senhor para seguir os seus caminhos e obedecer os seus mandamentos (cf. Dt 26, 17), somos chamados a buscar a perfeição (cf. Mt 5, 48).

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Nessa busca pela perfeição, não podemos nos enganar achando que basta cumprir os mandamentos, como faziam alguns dos fariseus. Estes deles cumpriam toda a Lei de Moisés, mas estavam fechados à Lei do amor dada por Cristo: “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!” (Mt 5, 44). Jesus nos dá um novo mandamento, o mandamento do amor ao próximo, seja ele amigo ou inimigo. O Mestre nos ensina que a perfeição está no amor para com todos, até mesmo aos nossos inimigos e aos que nos perseguem.

Conhecendo a nossa dificuldade, Jesus nos indica uma forma de amar os nossos inimigos: “rezai por aqueles que vos perseguem!” (Mt 5, 44b). O Senhor sabe da dureza do nosso coração, da nossa dificuldade de amar e perdoar, por isso, Ele nos convida à oração. Somos chamados a nos colocar diante de Deus Pai, e pelo Espírito Santo, reconhecer que não somos capazes de amar com todo o nosso coração e com toda a nossa alma (cf. Dt 26, 16b). Reconhecendo nossos limites, nossas fraquezas, peçamos a Deus um coração como o de Cristo, capaz de amar até o fim.

A Palavra de Deus também nos ajuda a dar um passo concreto em direção àqueles que nos perseguem, quando Jesus diz: “se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?” (Mt 5, 47). Saudar os nossos inimigos, cumprimentar aqueles que nos perseguem, falar com as pessoas que temos dificuldade de relacionamento. Devemos fazer isso em Deus, pela força do Espírito Santo. Esta é uma forma de curar e de sermos curados de toda a falta de amor. Por isso, não deixemos de conversar com as pessoas que nos maltratam, mas nos aproximemos, rezemos por elas e peçamos que Jesus realize em nós esta cura, que nos levará à perfeição que Ele quer para nós.

Por fim, nos coloquemos em oração juntamente com a Virgem Maria. Ela esteve junto à cruz do seu Filho Jesus Cristo (Jo 19, 25-27), certamente orando pela salvação de toda humanidade, especialmente pelos inimigos do Senhor. Hoje, Nossa Senhora permanece conosco, junto às nossas cruzes, orando por nós e por todos os que nos perseguem. Por isso, nos confiemos a ela, aquela que seguiu mais perfeitamente o seu Filho Jesus Cristo, para que dela aprendamos a amar e perdoar os nossos inimigos e alcancemos um dia a perfeição desejada para nós pelo Senhor. Consagremos toda a nossa vida nas mãos da Mãe do Salvador para alcançar mais facilmente a santidade, a união com seu Filho Jesus Cristo e o Reino dos Céus.

Comments

comments