Aprendamos a meditar na devoção reparadora dos cinco primeiros sábados em reparação ao Imaculado Coração de Maria.

Uma das práticas da devoção dos cinco primeiros sábados – em reparação das ofensas cometidas contra o Imaculado Coração da Santíssima Virgem Maria – é a meditação dos mistérios do Santo Rosário. No dia 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra, na Espanha, Nossa Senhora revelou à Irmã Lúcia a devoção reparadora dos cinco primeiros sábados:

Aprendamos a meditar na devoção reparadora dos cinco primeiros sábados em reparação ao Imaculado Coração de Maria.

A Apresentação do Menino Jesus no Templo.

Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que todos aqueles que durante 5 meses, ao 1.° sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas[1].

Inscreva-se e receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O que é a meditação dos mistérios do Rosário?

A meditação é a aplicação racional da nossa inteligência a uma verdade de fé, com a finalidade de nos convencermos dela e de nos mover a amar e a praticar essa verdade com a ajuda da graça.

A meditação dos mistérios do Rosário consiste na aplicação da nossa mente sobre as verdades reveladas nos mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos. (A meditação dos mistérios luminosos é facultativa, como explicitou o Papa São João Paulo II em sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae)[2]. Trata-se de abrirmos a nossa mente e o nosso coração para os mistérios de Jesus Cristo, Filho de Deus encarnado. Devemos pensar, ruminar, refletir sobre as verdades fé que estão presentes no Rosário e que nos foram reveladas pela Tradição da Igreja e palas Sagradas Escrituras.

Como meditar por 15 minutos os mistérios do Rosário?

Nossa Senhora pediu que fizéssemos companhia a ela durante, pelo menos, 15 minutos, meditando sobre os 15 mistérios do Rosário, na intenção da reparação ao seu Imaculado Coração. Devemos sempre recordar de três condições importantes pra a validade da devoção:

1. A meditação deve ser feita na companhia da Virgem Maria, ou seja, devemos ter nossa Mãe Santíssima em nossa mente e em nosso coração, para que, pela fé, ela esteja realmente presente;

2. A meditação dos 15 mistérios do Rosário deve ser de, pelo menos, 15 minutos;

3. A meditação precisa ser feita na intenção da reparação das ofensas cometidas contra o Imaculado Coração de Maria.

A meditação não precisa ser de todos os 15 ou 20 mistérios do Rosário. A Santíssima Virgem disse a Irmã Lúcia que podemos meditar apenas um, dois, três ou mais mistérios, conforme a nossa escolha pessoal. Sendo assim, podemos também meditar os mistérios do Rosário conforme o tempo litúrgico.

No tempo do Advento, podemos meditar os mistérios Gozosos; no tempo da Quaresma, os Mistérios Dolorosos; no Tempo Pascal, os Mistérios Gloriosos; e no Tempo Comum, podemos meditar aqueles mistérios que mais dizem respeito às leituras do sábado ou do domingo. Podemos também meditar sobre um mistério celebrado em data próxima do primeiro sábado, como o mistério da Apresentação do Senhor e da Purificação de Maria, que comemoramos no dia 2 de fevereiro. Enfim, podemos meditar sobre um mistério que nos ajude a rezar, que nos ajude a meditar sobre a Verdade revelada.

Podemos usar textos para meditar os mistérios do Rosário?

A meditação dos mistérios do Rosário pode não ser tão fácil, principalmente para os principiantes. Mas, independente da etapa de nossa vida espiritual, sempre é possível enriquecer a meditação com textos sobre os mistérios do Rosário, especialmente se estes forem escritos pelos santos, pelos doutores da Igreja e pelos grandes teólogos de todos os tempos.

Para ajudar na escolha dos textos, citamos alguns exemplos de obras que podem ser usadas para a meditação dos mistérios do Rosário:

1. Apelos da Mensagem de Fátima, de Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado;

2. Glórias de Maria, de Santo Afonso Maria de Ligório;

3. Intimidade Divina: Meditações sobre a vida interior para todos os dias do ano, de Padre Gabriel de Santa Maria Madalena;

4. Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, de São Luís Maria Grignion de Montfort.

Estes e muitos outros livros podem ajudar-nos a meditar sobre os mistérios de Jesus Cristo e reparar as ofensas cometidas contra o Imaculado Coração da Virgem Maria. Mas, lembramos que o que Nossa Senhora pediu não foi a leitura de textos, mas a meditação dos mistérios em sua companhia. Sendo assim, que essas leituras nos ajudem a meditar sobre as verdades contidas nos mistérios do Rosário, na companhia de Jesus Cristo e da Virgem Maria.

Links relacionados:

PADRE PAULO RICARDO. Como fazer a leitura meditada?
TODO DE MARIA. A devoção dos cinco primeiros sábados.
TODO DE MARIA. O desagravo ao Imaculado Coração de Maria.
TODO DE MARIA. O triunfo do Imaculado Coração de Maria.

Referências:


[1]  PADRE LUÍS KONDOR. Memórias da Irmã Lúcia, p. 192.
[2]  PAPA SÃO JOÃO PAULO II. Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, 19.

3 Comentários

  1. eliane borges saraiva

    Tenho feito a reparação do primeiro sábado ;comecei ano passado e continuo fazendo esse ano;faço tudo por Maria,minha mãezinha do céu,pelo amor que sinto por ela,e eu sei que ela tem cuidado de mim e da minha família.Obrigada Mãezinha querida.Amém

  2. Syra Suely de Souza

    Boa tarde, gostaria de receber mensagens e escritos católico
    Agradeço desde já.

    • Natalino Ueda

      Cara Syra,
      Salve Maria!
      Fizemos a sua inscrição na lista para receber as nossas mensagens. Por favor, procure em sua caixa de entrada uma mensagem de verificação de “FeedBurner Email Subscriptions,” o serviço de e-mail que envia cadastros para o blog Todo de Maria no seu e-mail. Você precisará clicar no link anexado nesta mensagem para ativar seu cadastro.
      Deus a abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com