Como renunciar o mal e fazer o bem?

Em nossas vidas, muitas vezes nos deparamos com a dificuldade de fazer o bem e com a incapacidade de renunciar o mal.

 

Certas vezes nos deparamos com a incapacidade de fazer o bem e com a dificuldade de renunciar o mal.Hoje, a Palavra de Deus nos fala da renúncia do mal e da busca por fazer o bem: “Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva” (Is 1, 16-17). Estas são ordens de Deus dadas a nós pelo profeta Isaías e aos nossos irmãos na fé, o Povo de Israel. Porém, tanto eles como nós temos que reconhecer que somos fracos, que somos incapazes de romper totalmente com o mal e que temos dificuldade de fazer o bem. Mesmo que tentemos romper com o pecado, por vezes caímos. Ainda que tenhamos a intenção de fazer o bem, nos deparamos com nosso egoísmo, nossa falta de vontade.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Diante dessas dificuldades e das exigências que nos são colocadas pela Palavra de Deus, não temos outra alternativa senão nos colocar humildemente diante de Jesus Cristo, nosso Mestre (cf, Mt 23, 8), que nos ensinará a fazer a vontade de Deus. Cristo será o nosso guia (cf. Mt 23, 10), que nos levará pelos caminhos da verdade e da justiça, nos ajudará a cumprir fielmente os mandamentos de Deus. Todavia, esse encontro com Jesus é quase sempre difícil, pois temos medo de nos colocar diante de Deus.

Conhecendo a nossa fraqueza, o próprio Senhor, no auge de Sua dor na cruz, nos entregou a Virgem Maria por nossa Mãe. Que grande presente recebemos de Jesus! Por isso, com o coração agradecido, somos chamados a acolhê-la em nossas casas (cf. Jo 19, 27), como João, o Discípulo Amado. Pois, nos aproximando de Nossa Senhora, nos fazemos mais próximos de Jesus Cristo e mais facilmente receberemos as graças necessárias para evitar o mal e para fazer o bem, conforme a vontade de Deus para nós.

Ao acolher a Mãe do Senhor em nossas vidas, ela nos acolherá como filhos e nos ajudará a sermos humildes e a nos colocar a serviço de Deus. Maria é humilde e dócil à vontade do Senhor, por isso, saberá nos ensinar todas as coisas que agradam seu Filho Jesus Cristo. Depois de receber o anúncio de que seria a Mãe do Salvador, ela colocou-se como serva, como escrava do Senhor. A Virgem não se exaltou por causa da nobreza e da grandeza de sua vocação, mas se humilhou, por isso, ela é exaltada na Terra e no Céu (cf. Mt 23, 12).

Portanto, se queremos ser servos fiéis de Jesus Cristo e, pelo Espírito Santo, fazer a vontade do Pai, o caminho mais fácil e seguro é a Virgem Maria. A Palavra de Deus, a Tradição e o Magistério atestam que Maria é Mãe e Mestra, que nos conduz fielmente ao seu Filho Jesus Cristo, para que, cheios do Espírito Santo, façamos a vontade do Pai. Nos consagremos a Nossa Senhora sem reservas, para que por ela sejamos humildes servos do Senhor e alcancemos um dia o Reino dos Céus.

Comments

comments