Deus nos surpreende

Papa Francisco nos ensina sobre esta realidade: Deus nos surpreende!

Papa Francisco ensina que Deus sempre nos surpreende.Em homilia na Eucaristia celebradada na Jornada Mariana, Papa Francisco nos fala sobre a realidade da ação divina: Deus sempre nos surpreende. O Santo Padre presidiu a Santa Missa na Jornada Mariana por ocasião do Ano da Fé. A celebração eucarística aconteceu na Praça São Pedro, no Estado do Vaticano, no dia 13 de outubro de 2013. Nesta celebração, o Pontífice nos convidou a refletir, olhando para a Virgem Maria à luz da Palavra de Deus, sobre a realidade das surpresas de Deus em nossas vidas.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Papa Francisco ensina que Deus nos surpreende, como fez com Naamã, que queria ser curado da lepra. Eliseu nem mesmo o recebe, mas pede apenas que digam ao chefe do exército do rei da Síria mergulhe nas águas do rio Jordão. A exigência deixa Naamã perplexo, surpreso, pois pensava que o Profeta viria em pessoa, invocaria Deus, imporia as mãos sobre o lugar infectado e curaria sua lepra. “A vontade primeira dele é retornar ao País, mas depois decide-se a fazê-lo, mergulha no Jordão e imediatamente fica curado (cf. 2 Rs 5, 1-14)”. Deus sempre nos surpreende! Na pobreza, na fraqueza, na humildade que Deus se manifesta e nos dá o seu amor que nos salva, cura, dá força. Ele “pede somente que sigamos a sua palavra e tenhamos confiança n’Ele”.

A experiência da Virgem Maria é semelhante a de Naamã: “perante o anúncio do Anjo, não esconde a sua admiração”. Nossa Senhora fica admirada ao saber que Deus, para Se fazer homem, escolheu ela, jovem simples de Nazaré, que não viveu nos palácios do poder e da riqueza, que não realizou feitos extraordinários. Porém, Maria “está disponível a Deus, sabe confiar n’Ele, mesmo não entendendo tudo”. Confiando na mensagem do Anjo, Nossa Senhora se põe a serviço: “Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).

Na Anunciação, a Virgem de Nazaré foi surpreendida pela revelação do desígnio de Deus para ela: ser mãe de Jesus Cristo, Filho do Altíssimo (cf. Lc 1, 32). Maria estava prometida em casamento a José (cf. Lc 1, 27), por isso o anúncio do Anjo colocou em crise os seus planos. Como aconteceu com Naamã e com Maria, Deus nos surpreende sempre, “rompe os nossos esquemas, põe em crise os nossos projetos, e diz-nos: confia em Mim, não tenhas medo, deixa-te surpreender, sai de ti mesmo e Me segue!”

O Santo Padre, Papa Francisco, pede que “nos perguntemos, todos, se temos medo daquilo que Deus me poderá pedir ou está pedindo. Deixo-me surpreender por Deus, como fez Maria, ou me fecho nas minhas seguranças, seguranças materiais, seguranças intelectuais, seguranças ideológicas, seguranças dos meus projetos? Deixo verdadeiramente Deus entrar na minha vida? Como Lhe respondo?” Estas questões nos ajudam a refletir sobre as atitudes diante das surpresas de Deus em nossas vidas. Deixemo-nos surpreender por Deus, pela sua vontade, que se manifesta na pobreza, na fraqueza, na humildade, dando-nos o Seu amor que salva, cura, dá força. O Senhor pede apenas que sejamos obedientes a Sua Palavra e tenhamos confiança n’Ele. Por isso, ainda que como Maria e Naamã não entendamos tudo que está para acontecer, confiemos ao Senhor nossos projetos, nossas vidas, e abramos o coração para as surpresas de Deus!

Comments

comments