O pecado da soberba e a virtude da humildade

Saiba como vencer a soberba, um pecado que se opõe à virtude da humildade, e é o maior mal do nosso tempo.

São Tomás de Aquino nos ensina que o pecado da soberba é o amor desordenado da nossa própria excelência e que este se opõe diretamente à virtude da humildade1. A soberba foi o primeiro pecado, que aconteceu antes mesmo do pecado original e foi decisivo para que este acontecesse. Dessa forma, compreendemos a gravidade deste pecado para toda a humanidade, em todos os tempos, e consequentemente também para cada um de nós em particular.

A soberba é um pecado que se opõe à virtude da humildade e é o maior mal do nosso tempo.

A Virgem Maria e o Menino Jesus

Para reconhecer a presença da soberba em nossas vidas, precisamos perceber como ela se manifesta e quais são aquelas ocasiões mais propícias para este pecado. A partir deste conhecimento, podemos combater a soberba com a virtude da humildade. Porém, este combate não é tão simples assim. Pois, a soberba tem a seu favor aqueles três inimigos da nossa alma: a carne, o mundo e o demônio. Então, não há outra alternativa senão buscar o auxílio da Virgem Maria, aquela que foi escolhida por causa de sua humildade (cf. Lc 1, 48) e de Jesus Cristo, aquele que é “manso e humilde de coração” (Mt 11, 29).

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A soberba: o primeiro mal e o pior de nosso tempo

A soberba foi o pecado de Lúcifer, que se revoltou contra Deus (Ez 28, 11-19), e também o primeiro pecado de Adão e Eva (cf. Gn 3, 1-15). Dessa forma, vemos que o pecado da soberba está na raiz de todo o mal que está presente no mundo. O pecado e a morte entraram no mundo e no coração de todos os homens por causa de soberba de nossos primeiros pais no Paraíso. A soberba é também considerada a raiz de todos os pecados capitais2, que são assim chamados porque dão origem a muitos outros pecados. Além disso, este pecado, que por si só já é um grande mal, em nosso tempo este assume proporções alarmantes. Pois, a humanidade tem assumido a soberba como se fosse virtude e como projeto de vida. Por todos estes motivos, é muito necessário e conveniente que combatamos este grande mal que é a soberba. Além disso, este pecado, que por si só já é um grande mal, em nosso tempo este assume proporções alarmantes. Pois, a humanidade tem assumido a soberba como se fosse virtude e como projeto de vida.

Hoje em dia, há uma competição desenfreada pela excelência, para ser o melhor do que os outros, para ser mais famoso, mais rico, mais poderoso, mais bonito, mais elegante, que os outros. Não precisamos nem mesmo sair de casa para ver que a ostentação do dinheiro, das riquezas, do poder estão na moda. Vemos isto não somente nas ruas, mas também e principalmente através das mais diversas mídias: televisão, internet, revistas. Vemos a ostentação na vida dos cantores e cantoras famosos, que mostram suas mansões, seus apartamentos de luxo, seus carros importados. Os mesmo acontece com atores e atrizes talentosos, com esportistas bem sucedidos, como grandes milionários no mundo inteiro. Os atores globais estão tornando-se ídolos para a grande massa, fazendo da soberba uma “virtude” onipresente.

Esta busca pela excelência manifesta-se também na vaidade, no culto da própria imagem, no culto ao corpo. Muitas pessoas vivem uma vida quase “ascética” para manter a beleza, a saúde, o corpo sarado e bem definido. Acordam de madrugada, fazem seus lanches bem regrados e vão para as academias antes das atividades do dia, para não perder a forma, numa verdadeira idolatria do corpo. Também não são raras as pessoas que gastam horas e vultuosas quantias de dinheiro em salões de beleza, cabeleireiros, clínicas de estética e de cirurgia plástica, na tentativa de alcançar aquela “perfeição divina” que jamais alcançarão neste mundo.

Como em outros tempos, até mesmo no meio religioso há também o grande risco de querermos ser melhores do que os outros, de ser o melhor pregador, o melhor escritor, o melhor cantor, o melhor servo, tudo isso muitas vezes disfarçado por uma falsa humildade. Em nossos dias, como no mundo secular, há igualmente um agravante que não havia anteriormente: os meios de comunicação de massa. Estes são particularmente perigosos para aquelas pessoas que estão expostas ao “holofotes” especialmente da mídia secular. Corremos o risco, mais do que em outros tempos, de querer ser o mais conhecido, o mais aplaudido, o mais admirado, o mais querido.

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo sobre Os dois pilares da oração”:

A virtude da humildade e a luta contra o pecado da soberba

Para superar este grande mau que é a soberba, em nossos tempos ainda mais perigoso, precisamos recorrer à virtude que lhe é oposta: a humildade. Esta nos foi dada justamente para que vençamos as tentações da soberba. No entanto, para que isto aconteça, é necessário que esta virtude seja verdadeira. Pois, do contrário, a humildade será facilmente destruída pela soberba.

A virtude da humildade pode ser atacada diretamente pela soberba, mas deixando intactas as outras virtudes. Dessa forma, ainda que façamos atos bons em si mesmos, estes perdem todo o seu valor porque são manchados pela soberba. Isto aconteceu com o fariseu, que era um homem virtuoso, pois jejuava duas vezes por semana e pagava o dízimo de tudo quem possuía (cf. Mt 18, 12). Nisto, vemos que até mesmo as pessoas mais adiantadas espiritualmente correm o risco de cair no pecado da soberba. Estas pessoas talvez sejam até mais tentadas do que as iniciantes. Diante de Deus, faltou a humildade ao fariseu e este pôs-se a vangloriar-se (cf. Mt 18, 11) e, por isso, não foi justificado. O publicano, por sua vez, apesar de faltar-lhe as outras virtudes, batia no peito pedindo perdão e foi justificado por causa da sua humildade (cf. Mt 18, 14).

A soberba também pode agir indiretamente, atacando as outras virtudes da nossa alma, sob a forma de uma falsa humildade, impedindo que façamos as boas obras. Santa Teresa d’Ávila viveu essa experiência no início de sua caminhada e, em consequência, chegou a abandonar a vida de oração:

Que humildade tão soberba o demônio inventava em mim […]! Faço agora o sinal-da-cruz, e creio que não passei por perigo maior do que essa invenção que o demônio me ensinava como se fosse humildade. Ele me sugeria que, sendo eu uma coisa tão ruim e tendo recebido tantas graças, não podia dedicar-me à oração; bastava-me fazer as orações obrigatórias, como todas, e, como nem isso eu fazia bem, não podia querer fazer mais, pois, assim agindo, desrespeitava e desprezava os favores de Deus3.

Ouça programa do Padre Paulo Ricardo com o tema Exaltou os humildes”:

O auxílio da humilde Virgem Maria para vencer a soberba

Para vencer o pecado da soberba nestes tempos difíceis que vivemos, Deus nos concedeu um auxílio providencial, que é a humilíssima Virgem Maria. Em um êxtase, foi dado a conhecer à Venerável Paula de Foligno a grandiosa humildade de Maria Santíssima:

Relatando essa graça a seu confessor, dizia-lhe atônita: A humildade de Nossa Senhora! Ó meu pai, a humildade de Nossa Senhora! Não existe no mundo, nem ainda no menor grau, humildade que se compare à de Maria. – O Senhor também mostrou um dia a S. Brigida duas mulheres: uma toda luxo e vaidade. Esta – disse ele – é a Soberba. Sobre a outra, disse: Contempla essa que tem a cabeça baixa, que é serviçal para com todos, pensando em Deus unicamente e convencida de seu nada: é a Humildade e chama-se Maria. Deus assim mostrava que sua bem-aventurada Mãe era tão humilde, como se fora a própria humildade4.

Para nossa natureza corrompida pelo pecado, ensinava São Gregório de Nissa, provavelmente não há virtude mais difícil de praticar do que a humildade. Entretanto, nunca poderemos ser verdadeiros filhos de Maria, se não formos humildes. Por isso, dizia São Bernardo: “Se não podes imitar a humilde Virgem em pureza, imita ao menos a pura Virgem em sua humildade”5. Pois, ela resiste aos soberbos e só chama a si os humildes. Sabendo disso, Ricardo de São Lourenço clamava: Maria protege-nos sob o manto da humildade. Nossa Senhora pediu esta atitude de refugiar-nos sob o seu manto a Santa Brígida: “Vem também tu, minha filha, e esconde-te debaixo do meu manto, que é a humildade”6. Pois, a meditação de sua humildade é um manto bom, que aquece. A este respeito, a Virgem Maria explica: “Um manto aquece só quem o traz, não em pensamento, mas em realidade. Assim também minha humildade aproveita só àqueles que se esforçam por imitá-la. Oh! como são queridas de Maria as almas humildes!”7

A Virgem Santíssima conhece e ama todos os que a amam e está ao nosso lado quando a invocamos, principalmente quando nos assemelhamos a ela pela pureza e humildade. Esta presença amorosa de Maria é real, como vemos neste testemunho: “Martinho d’Alberto, jesuíta, costumava varrer a casa e ajuntar o lixo por amor da Virgem. Apareceu-lhe um dia a Mãe de Deus […] agradecendo-lhe esse obséquio, dizendo: Como me é agradável a humilde ação que praticas por amor de mim!”8

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo sobre O cântico de Nossa Senhora”:

O tempo das humilhações como oportunidade de crescimento espiritual

Maria Santíssima foi a primeira e mais perfeita discípula de Jesus Cristo em todas as virtudes, especialmente na virtude da humildade. Aprendamos com a Santíssima Virgem, que “tinha sempre o conceito mais baixo de si mesma, ocultava os seus dons celestes e suportava com resignação todas as humilhações e desprezos”9. Que motivo de vergonha para nós, se nos gloriamos de ser filhos de Maria e somos tão orgulhosos! Pensemos bem, pois se “continuarmos assim, ficaremos sempre igualmente pobres de bens espirituais; porque a divina Mãe, imitando Jesus Cristo, resiste aos soberbos e comunica suas graças aos humildes”10.

Como fruto desta meditação, passemos a imitar a Santíssima Virgem no exercício da humildade, que consiste em nos reconhecer tão miseráveis como somos, incapazes de fazer coisa alguma, a não ser o pecado; e em nos satisfazer com o desprezo da parte dos outros. Lembremo-nos que “’o tempo das humilhações é o tempo de adquirirmos tesouros de merecimentos.’ Ganharemos talvez mais aceitando em paz um desprezo, do que jejuando dez dias a pão e água”11.

Por fim, recorramos com Santo Afonso Maria de Ligório a Virgem Maria e a seu Filho Jesus Cristo, para que com seus auxílios possamos vencer o pecado da soberba e crescer na virtude da humildade:

Ó minha Rainha, não poderei jamais ser vosso verdadeiro filho se não for humilde. Mas não vedes que os meus pecados, depois de me terem feito ingrato a meu Senhor, me têm tornado ainda soberbo? Ó minha Mãe, remediai isto; pelos merecimentos da vossa humildade, impetrai-me a graça de ser humilde e deste modo fazer-me vosso filho. – E Vós, ó meu Jesus humildíssimo, que, para me ensinar a suportar os desprezos e para mos tornar suaves e amáveis, quisestes ser o mais desprezado e humilhado até ser saturado de opróbrios e de Vos fazer o refúgio dos homens; remediai com a plenitude de vossas misericórdias as desordens de meu orgulho e fazei-me semelhante a Vós. † Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao vosso12.

Natalino Ueda, servo inútil de Jesus por Maria.

Links relacionados:

PADRE PAULO RICARDO. A soberba.

PADRE PAULO RICARDO. Terapia da soberba.

TODO DE MARIA. A consagração e a humildade de Maria

Referências:

2 Cf. PAPA JOÃO PAULO II. Catecismo da Igreja Católica, 1866. Os pecados capitais segundo São João Cassiano e São Gregório Magno, são: a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça ou negligência (acídia).

3 SANTA TERESA DE JESUS. Livro da Vida, XIX, 10. In PADRE PAULO RICARDO. Terapia da soberba.

4 SANTO AFONSO MARIA DE LIFÓRIO. Glórias de Maria, p. 414.

5 Idem, p. 415.

6 Idem, ibidem.

7 Idem, ibidem.

8 Idem, ibidem.

10 Idem, ibidem.

11 Idem, ibidem.

12 Idem, ibidem.

Comments

comments