Papa Francisco anunciou um dia de jejum e oração pela paz na Síria, no Oriente Médio e no mundo inteiro.
Papa Francisco anunciou, para o próximo dia 7 de Setembro (sábado), um dia de jejum e oração pela paz na Síria, no Oriente Médio e no mundo inteiro. A convocação do Sumo Pontífice aconteceu antes da oração mariana do Ângelus deste domingo, 1º de Setembro, na Praça São Pedro, no Vaticano. O Santo Padre convocou toda a Igreja Católica e convidou os cristãos não católicos, os pertencentes a outras religiões e os homens de boa vontade a unir-se a esta inciativa: “Decidi convocar para toda a Igreja, no próximo dia 7 de Setembro, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro, e convido também a unir-se a esta iniciativa, no modo que considerem mais oportuno, os irmãos cristãos não católicos, aqueles que pertencem a outras religiões e os homens de boa vontade”.
Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.
O Pontífice fez-se intérprete do grito de paz “que se eleva, com crescente angústia, em todos os cantos da terra, em todos os povos, em cada coração, na única grande família que é a humanidade”. Preocupado por causa da violência e da guerra, especialmente com os recentes conflitos na Síria, Papa Francisco fez um forte apelo pela paz mundial: “não é a cultura do confronto, a cultura do conflito, aquela que constrói a convivência nos povos e entre os povos, mas sim esta: a cultura do encontro, a cultura do diálogo: este é o único caminho para a paz”.
Papa Francisco lembrou que não se deve poupar “nenhum esforço para garantir a ajuda humanitária às vítimas deste terrível conflito, particularmente os deslocados no país e os numerosos refugiados nos países vizinhos. Ele também ressaltou que os agentes humanitários, dedicados a aliviar os sofrimentos da população, devem ter garantida a possibilidade de prestar a ajuda necessária às vítimas.
Como parte deste dia de jejum e oração, o Santo Padre anunciou que no dia 7 de Setembro, na Praça de São Pedro, das 19:00 às 24:00 horas, estará reunido com os fiéis em “oração e em espírito de penitência para invocar de Deus este grande dom para a amada nação síria e para todas as situações de conflito e de violência no mundo”. Papa Francisco ressaltou que a “humanidade precisa ver gestos de paz e escutar palavras de esperança e de paz!” Por isso, pediu “a todas as Igrejas particulares que, além de viver este dia de jejum, organizem algum ato litúrgico por esta intenção”.
Assim, em obediência à voz do Pastor de Roma e em espírito de comunhão com toda a Igreja, somos chamados a nos unir às nossas dioceses, paróquias e comunidades, neste dia de jejum e oração pela paz na Síria, no Oriente Médio e no mundo inteiro. Como recomendou o Papa Francisco, peçamos a Santíssima Virgem “Maria que nos ajude a responder à violência, ao conflito e à guerra com a força do diálogo, da reconciliação e do amor. Ela é mãe: que Ela nos ajude a encontrar a paz; todos nós somos seus filhos! Ajudai-nos, Maria, a superar este momento difícil e a nos comprometer a construir, todos os dias e em todo lugar, uma autêntica cultura do encontro e da paz. Maria, Rainha da paz, rogai por nós!