Dom Bosco e Nossa Senhora

São João Bosco, ou Dom Bosco, teve uma experiência profunda com Nossa Senhora desde a sua infância.

Dom Bosco e a sua devção a Nossa Senhora AuxiliadoraSão João Bosco, também conhecido como “Dom Bosco”, foi um sacerdote da Igreja Católica que teve, durante toda a sua vida, uma profunda devoção a Nossa Senhora. Por isso, não é possível falar deste grande santo sem mencionar sua profunda devoção a Virgem Maria. Em nosso tempo, como na época de Dom Bosco, se espalham muitas falsas doutrinas, através das quais é atacada a Igreja. Por isso, conhecer a vida de Dom Bosco, grande educador, torna-se ainda mais importante. O reconhecimento da Igreja foi expresso no centenário da morte do fundador dos Salesianos, em 1988, quando o Papa João Paulo II o nomeou Dom Bosco como “Pai e Mestre da Juventude”.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

São João Bosco nasceu perto de Turim, na Itália, no ano de 1815. Muito cedo conheceu o sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Dom Bosco quis ser Sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”. Como sua mãe Margarida, Dom Bosco sempre foi pobre. Foi um Sacerdote que doou sua vida pelos jovens, principalmente pelos mais pobres. Em 31 de janeiro de 1888, depois de ter se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu para a eternidade.

Dom Bosco sempre teve uma profunda devoção a Virgem Maria. Aos nove anos de idade, Dom Bosco teve seu primeiro sonho a respeito da presença de Nossa Senhora em sua vida. Mas, quem lhe ensinou a devoção a Maria foi a mamãe Margarida. Ele carregou essa devoção mariana durante toda a sua vida. Nossa Senhora aparece com muita frequência nos sonhos e nas visões de Dom Bosco. O Santo divulgou a devoção à Virgem Maria sob outros títulos, mas, em certo momento de sua vida, ele decide divulgar a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, que acabou ficando conhecida como a Virgem de Dom Bosco.

Assista aula completa do Padre Paulo Ricardo sobre “Dom Bosco e as três alvuras da fé católica”:

Ouça aula completa do Padre Paulo Ricardo sobre “Dom Bosco e as três alvuras da fé católica”: 

O título de Nossa Senhora Auxiliadora está ligada à batalha de Lepanto, na qual a Igreja lutou contra os infiéis, que queriam invadir a cristandade. Dom Bosco escolheu esta devoção porque num tempo no qual se ensina muitas coisas erradas, heresias, doutrinas contrárias à Igreja, nós precisamos de Nossa Senhora Auxiliadora para que ela nos mantenha na verdadeira fé.

Portanto, em tempos de incertezas, nos quais a Igreja é atacada com heresias e falsas doutrinas, nos apeguemos a Nossa Senhora Auxiliadora, à celebração da Eucaristia e aos ensinamentos do Santo Padre, o Papa, como fez e ensinou Dom Bosco. Em tempos de crise de fé, a vida mística de São João Bosco nos recorda a importância da oração, da penitência, do sacrifício em nossas vidas. Como Dom Bosco, nestes tempos difíceis em que vivemos, nos confiemos à proteção de nossa Mãe, Nossa Senhora Auxiliadora: Nossa Senhora, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por nós! Nos confiemos também a São João Bosco: Dom Bosco, educai-nos para a santidade!

Fonte: padrepauloricardo.org

Comments

comments