João Batista e a vinda do Senhor

Conhecido como precursor do Senhor, João Batista anunciou a primeira vinda de Jesus e hoje, através da Palavra de Deus, ele nos convida a preparar nosso coração para a segunda vinda de Cristo.

João Batista anunciou a vinda de Jesus Cristo.O nascimento de João Batista foi anunciado por um Anjo ao sacerdote Zacarias: “E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações os pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto” (Lc 1, 17). João veio ao mundo para anunciar a vinda de Jesus Cristo, Filho de Deus.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A Virgem Maria estava grávida de Jesus quando visitou sua prima Isabel, esposa de Zacarias, que também já estava grávida de João. Bastou que Nossa Senhora saudasse Isabel para que ela ficasse cheia do Espírito Santo e também seu filho João Batista (cf. Lc 1, 39ss.), como foi dito pelo Anjo a Zacarias (cf. Lc 1, 15).

Mais do que uma simples visita, a presença da Virgem Maria na casa de Zacarias demonstra uma relação muito próxima da Mãe do menino Deus com a missão do precursor de Jesus Cristo. Nossa Senhora estava cheia do Espírito Santo, pois o próprio Filho de Deus estava sendo gerado em seu ventre. Maria é a cheia de graça e, na visita a Isabel, ela transmite o Espírito à sua prima e a João Batista. Dessa forma, João foi cheio do Espírito desde o ventre de sua mãe (cf. Lc 1, 15). Como a Virgem Maria, o Batista foi preparado para a missão que o Pai lhe havia reservado.

Cheio do Espírito Santo, João Batista foi um homem penitente e austero durante toda a sua vida. Ele dedicou-se inteiramente à missão de preparar um povo bem disposto para receber o Senhor (cf. Lc 1, 17). Por isso, no tempo do advento a Igreja ressalta ainda mais a sua importância para a espiritualidade do Povo de Deus. O anúncio de João Batista nos chama a atenção para a vinda do Senhor, que já está no meio de nós pelo Espírito. Mas, ao mesmo tempo, ele nos recorda que Jesus está por vir na sua glória para, realizar plenamente o Reino dos Céus.

Na expectativa da segunda vinda do Senhor, como João Batista, deixemo-nos visitar pela Virgem Maria, para que como ele sejamos repletos do Espírito Santo. Pois, à semelhança de João, nós cristãos somos chamados também a preparar um povo bem disposto para a segunda vinda de Jesus Cristo (cf. Lc 1, 17). Ele virá em sua glória para resgatar aqueles que são seus e estabelecer um novo céu e uma nova terra (cf. Ap 21, 1). “Eis que eu venho em breve” (Ap 22, 7), diz o Senhor. A estas palavras de Jesus Cristo, dizemos: “Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22, 20).

Comments

comments