Maria e o chamado de Deus

A resposta da Virgem Maria ao chamado de Deus é um extraordinário auxílio à nossa vocação.

Maria e o chamado de Deus

Nossa Senhora da Anunciação

A história do chamado de Deus a Santíssima Virgem Maria nos ajuda a compreender e a responder à nossa vocação. Pois, Nossa Senhora é a “Carta” que Deus dá aos corações mais simples para compreender a gradeza do chamado que Ele nos faz. Na simplicidade da Menina de Nazaré está escondida a grande Mãe de Deus, que está nos Céus a espera de cada um de nós. Maria é modelo para toda a Igreja, por isso, sua resposta ao chamado de Deus é também modelo para todos nós. Por isso, tomemos cuidado para não desprezá-la por causa da humilde simplicidade de suas palavras. Pois, estas escondem a grandeza e a sublimidade da sua vocação, que nos ajuda a compreender e assumir o desígnio de Deus para todos nós.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A Virgem Maria é a “Carta de Deus”, que nos ajuda a descobrir como o Senhor age no mistério da Salvação e consequentemente em nossa vocação. “Não há nada que desoriente a mente humana como a simplicidade das obras divinas se comparada com os efeitos que se conseguem […] Pobre incredulidade humana, que nega a Deus as suas propriedades, que são a simplicidade e a potência!”1 Tertuliano dizia isso em relação ao Batismo, que na simplicidade dos sinais da água e de algumas palavras realiza uma obra grandiosa, que nos faz participantes do mistério da Redenção e membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja. “Em Maria, a magnificência da graça e da vocação convive com a mais absoluta simplicidade e senso prático”2. Nossa Senhora nos ensina que por maior que seja a graça que recebemos e a sublimidade da nossa vocação, devemos assumi-la com simplicidade, nos colocando prontamente a serviço de Deus.

No segredo de Nazaré, depois do anúncio do Anjo, a Santíssima Virgem disse: “Eis aqui e serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra”3. “Com estas poucas e simples palavras realizou-se o maior e mais decisivo ato de fé na história do mundo”4. Estas palavras de Maria representam a resposta mais elevada que um religioso pode dar ao chamado de Deus, pois expressam a passiva disponibilidade e a ativa prontidão, o vazio mais profundo e a plenitude da graça. Seguindo o exemplo de Nossa Senhora, também somos chamados a semelhante resposta de amor, com um coração disponível e pronto, que se esvazia para receber a plenitude da graça dos Espírito.

Assista vídeo do Padre Paulo Ricardo sobre “Direção Espiritual: Como descobrir a minha vocação?“:

O “sim” da Virgem de Nazaré ao chamado de Deus é traduzido com o latim “fiat”, que significa “faça-se”, mas no original a palavra está no optativo do grego “génoito”, que “não expressa uma simples aceitação resignada, mas um vivo desejo. É como se dissesse: ‘Eu também desejo, com todo o meu ser, o que Deus deseja; faça-se logo o que ele quer’”5. Nossa Senhora concebeu Cristo no seu coração antes de concebê-lo no seu corpo. O “sim” de Maria ao anúncio do Anjo nos ajuda a dar a nossa resposta diante da nossa vocação, do chamado de Deus. O Senhor espera de nós, como esperou de Maria, não somente a aceitação da nossa vocação, mas também o vivo desejo de realizá-la plenamente. Pois, o próprio Jesus desejou ardentemente realizar a vontade do Pai6.

A reflexão sobre o “sim” de Maria torna-se ainda mais rica em significado se considerarmos que a Mãe de Deus não respondeu ao anúncio do Anjo em latim ou em grego, mas sim em hebraico. Provavelmente, a palavra que saiu da boda da Virgem foi “amém”, que significa firme certeza, que é a palavra usada pelos judeus como resposta de fé à Palavra de Deus, como acontece ao final de alguns salmos. A tradução deste “amém” é: “assim é e assim seja”7, que indica, ao mesmo tempo, fé e obediência, ou seja, reconhecer ser verdade o que Deus nos diz e aceitar. Amém significa dizer “sim” a Deus, como disse Jesus: “Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado”8. Cristo é o “Amém” em pessoa: “Eis o que diz o Amém…”9 e, como o “amém” de Maria precede o de Jesus, podemos dizer que “Maria também é um “amém” personificado para Deus”10.

Assim, a Virgem Maria é a “Carta de Deus” que somos chamados a ler com os olhos de fé. Não nos enganemos com a simplicidade das suas palavras, pois o que se realizou a partir dela foi a salvação de toda a humanidade, em Jesus Cristo. Como a Mãe do Senhor, nos coloquemos em prontidão para o serviço de Deus. À semelhança de Maria, aceitemos a nossa vocação, o nosso chamado, com o ardente desejo de realizá-la plenamente. Acreditemos que o Senhor nos chama para uma alta vocação e digamos o nosso “sim”, o nosso “amém”. Nossa Senhora da Anunciação, rogai por nós!

Referências:

1 CANTALAMESSA, Raniero. Maria, um espelho para a Igreja. Aparecida: Santuário, 1992, p. 32.

2 Idem, ibidem.

3 Cf. Lc 1, 38.

4 CANTALAMESSA, Raniero. Op. cit., p. 33.

5 Idem, p. 37.

6 Cf. Lc 22, 15.

7 CANTALAMESSA, Raniero. Op. cit., p. 37.

8 Cf. Mt 11, 26.

9 Cf. Ap 3, 14.

10 CANTALAMESSA, Raniero. Op. cit., p. 37.

Comments

comments