O anúncio de Jesus por Maria

“Tu, porém, mostra vigilância em tudo, suporta o sofrimento, desempenha o teu serviço de pregador do Evangelho, cumpre com perfeição o teu ministério. Sê sóbrio” (2Tm 4, 5).

O anúncio do Evangelho de Jesus Cristo por MariaHoje, mais do que nunca somos chamados a anunciar a Palavra de Deus, oportuna e inoportunamente, ou seja, no momento favorável, mas também no desfavorável. Devemos argumentar, repreender e aconselhar, com toda a paciência e doutrina (cf. 2Tm 4, 2). Como Paulo, somos chamados a combater o bom combate da fé (cf. 2Tm 4, 7). Da mesma forma que ele gastou sua vida pelo anúncio do Evangelho, nós também devemos fazer o mesmo, anunciar sem medo a Palavra de Deus, que nos foi confiada pelo Senhor.

Diante deste mundo marcado pelas incertezas e pelos sofrimentos, como devemos anunciar a Palavra de Deus?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

É o Senhor quem nos envia, pois foi Ele quem nos chamou para sermos anunciadores do Seu Evangelho. Por isso, não anunciamos qualquer palavra, mas a Palavra de Deus, não anunciamos qualquer doutrina, mas a doutrina da Igreja. Mais do que nunca, devemos anunciar a Boa Nova, pois os dias são maus e cada vez mais as pessoas se desviam da verdade e buscam as falsas doutrinas (cf. 2Tm 4, 4).

Ainda que eu não tenha muito para dar, como a oferta da viúva que deu tudo o que possuía (cf. Mc 12, 42-44), somos chamados a dar tudo aquilo que temos para Deus. Na liberdade de filhos de Deus, por causa da nossa consagração, entregamos tudo, nossos bens materiais e espirituais para o Senhor. Nesse ponto da reflexão, se faz fundamental a consagração total a Virgem Maria, conforme o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Pois, na consagração entregamos tudo nas mãos de Maria e, em obediência a ela, somos chamados a fazer tudo aquilo que o Senhor nos disser (cf. Jo 5, 2). Por isso, a nossa consagração é também um chamado para escutar Deus.

Para evangelizar oportuna e inoportunamente (cf. 2Tm 4, 2), precisamos escutar o Senhor, ouvir a Sua voz e proclamar a Sua Palavra, a Sua doutrina, que é doutrina da Igreja. Para ouvir a voz de Deus, precisamos aprender com Maria, mulher do silêncio e da oração. Tudo aquilo que eu ouvimos do Senhor, somos chamados a fazer por Maria, com Maria, em Maria e para Maria, a fim de fazer tudo por Jesus, com Jesus, em Jesus e para Jesus (cf. TVD 257).

Assim, a Virgem Maria nos ajuda a realizar, de modo mais perfeito, a vontade de Deus em nossa vida. Ela também nos ajuda a sermos vigilantes, sóbrios e suportar os sofrimentos deste mundo por causa de Jesus e do Evangelho (cf. 2Tm 4, 5). Na escola de Maria, aprendemos a testemunhar o Senhor com nossas vidas, por isso, nossa pregação terá mais eficácia. Dessa forma, consagrados a Virgem Maria, anunciaremos de modo mais perfeito o Evangelho de Jesus Cristo.

Comments

comments