Seja um apóstolo de Maria. Compartilhe!

    Conheça a devoção dos Cinco Primeiros Sábados em desagravo às ofensas contra o Imaculado Coração da Virgem Maria.

    O desagravo ao Imaculado Coração de Maria

    Imaculado Coração de Maria

    A devoção dos Cinco Primeiros Sábados, em desagravo às ofensas contra o Imaculado Coração da Santíssima Virgem Maria, com a comunhão reparadora, está intimamente ligada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Na Aparição em Fátima, no dia 13 de Julho de 1917, Nossa Senhora pediu a reparação pelos pecados cometidos contra o seu Imaculado Coração. Em 10 de Dezembro de 1925, a Virgem Imaculada apareceu à Irmã Lúcia, em Pontevedra, na Espanha, e disse: “Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no Primeiro Sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a sagrada comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar”1.

    Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

    A Virgem Maria apareceu a Irmã Lúcia e mostrou o seu Coração Imaculado rodeado de espinhos, que significam os nossos pecados. Nossa Senhora pediu que fizéssemos atos de reparação, de desagravo, para tirar esses espinhos de seu Coração, com a devoção reparadora dos Cinco Primeiros Sábados. Àqueles que viverem esta devoção, a Virgem Imaculada promete “todas as graças necessárias para a salvação”2. Nos dois anos seguintes, no dia 15 de Fevereiro de 1926 e no dia 17 de Dezembro de 1927, Jesus insiste com a Irmã para que se propague esta devoção. A respeito, Lúcia escreveu: “Da prática da devoção dos Primeiros Sábados, unida à consagração ao Imaculado Coração de Maria, depende a guerra ou a paz do mundo”3.

    Em Maio de 1930, Padre José Bernardo Gonçalves (1894-1966) perguntou à Irmã Lúcia, de quem era confessor: “por que hão-de ser ‘5 sábados’ e não 9 ou 7 em honra das dores de Nossa Senhora?”4 Estando na capela com Jesus na noite de 29 de Maio de 1930 (quinta-feira) – como era seu costume ter uma hora santa das onze à meia-noite, especialmente às quintas-feiras, segundo os pedidos do Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque – Lúcia falou a Nosso Senhor sobre a pergunta do Sacerdote e foi-lhe revelado o seguinte: “Minha filha, o motivo é simples: são 5 as espécies de ofensas e blasfêmias contra o Imaculado Coração de Maria:

    1ª. – As blasfêmias contra a Imaculada Conceição.

    2ª. – Contra a Sua virgindade.

    3ª. – Contra a Maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mãe dos homens;

    4ª. – Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe.

    5ª. – Os que A ultrajam diretamente nas suas sagradas imagens”5.

    Assista vídeo do Padre Paulo Ricardo, que explica “Em que consiste a devoção dos cinco primeiros sábados do mês em honra à Virgem de Fátima?“:

    Ouça áudio do Padre Paulo Ricardo, que explica “Em que consiste a devoção dos cinco primeiros sábados do mês em honra à Virgem de Fátima?”: 

    Para nos beneficiar do privilégio dos Primeiros Sábados, segundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria revelado em Fátima, hás quatro condições:

    1ª. A Confissão: para cada Primeiro Sábado, precisamos receber o Sacramento da Confissão, ou Penitência, com intenção reparadora. Podemos fazer a Confissão em qualquer dia, antes ou depois do Primeiro Sábado, desde que recebamos a Sagrada Comunhão em estado de graça. Se esquecermos de formar essa intenção reparadora, podemos formá-la na confissão seguinte, aproveitando a primeira ocasião que tivermos para nos confessar.

    “As outras três condições devem cumprir-se no próprio Primeiro Sábado, a não ser que algum sacerdote, por justos motivos, conceda que se possam fazer no domingo a seguir”6.

    2ª. A Comunhão Reparadora.

    3ª. O Terço.

    4ª. A meditação, durante 15 minutos, de um só mistério, de vários ou de todos os mistérios do Rosário da Virgem Maria. Também vale a meditação ou explicação de 3 minutos antes de cada um dos 5 mistérios do Terço que rezarmos.

    Em todas estas quatro práticas de devoção, devemos ter a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria, como nos foi pedido por Nossa Senhora e confirmado pelo Sagrado Coração de Jesus. Esta devoção dos Cinco Primeiros Sábados foi aprovada pelo Bispo de Leiria dia 13 de Setembro de 1939, em Fátima, e se espalhou por todo o mundo. Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!

    Ato de Consagração e Desagravo ao Imaculado Coração de Maria

    “Virgem Santíssima e Mãe nossa querida, ao mostrardes o vosso Coração cercado de espinhos, símbolo das blasfêmias e ingratidões com que os homens ingratos pagam as finezas do vosso amor, pedistes que Vos consolássemos e desagravássemos. Ao ouvir as vossas amargas queixas, desejamos desagravar o vosso doloroso e Imaculado Coração que a maldade dos homens fere com os duros espinhos dos seus pecados.

    Dum modo especial Vos queremos desagravar das injúrias sacrilegamente proferidas contra a vossa Conceição Imaculada e Santa Virgindade. Muitos, Senhora, negam que sejais Mãe de Deus e nem Vos querem aceitar como terna Mãe dos homens. Outros, não Vos podendo ultrajar diretamente, descarregam nas vossas sagradas imagens a sua cólera satânica. Nem faltam também aqueles que procuram infundir nos corações das crianças inocentes, indiferença, desprezo e até ódio contra Vós.

    Virgem Santíssima, aqui prostrados aos vossos pés, nós Vos mostramos a pena que sentimos por todas estas ofensas e prometemos reparar com os nossos sacrifícios, comunhões e orações tantas ofensas destes vossos filhos ingratos. Reconhecendo que também nós, nem sempre correspondemos às vossas predileções, nem Vos honramos e amamos como Mãe, suplicamos para os nossos pecados misericordioso perdão. Para todos quantos são vossos filhos e particularmente para nós, que nos consagramos inteiramente ao vosso Coração Imaculado, seja-nos ele o refúgio durante a vida e o caminho que nos conduza até Deus. Assim seja”7.

    Referências:

    2 Idem, ibidem.

    3 Idem, ibidem.

    4 Idem, ibidem.

    5 Idem, ibidem.

    6 Idem, ibidem.

    7 Idem, ibidem.


    Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

    Seja um apóstolo de Maria. Compartilhe!

      12 Comentários

      1. SENHOR TE ENTREGO MEU MATRIMONIO QUE A SENHOR VAI ORGANIZANDO NOSSO MATRIMONIO PARA QUE SEIJA ESSE ANO PARA QUE DEI TUDO SERTO DEI SUA PROTEÇAO O MAE, MAEZINHA EU TE LOUVO PELA MINHA CASA QUE VEI DOS CEUS UMA CASA ABENÇOADA, SENHOR DEI SUA BENÇAO NA NOSSA VIDA ABENÇOE O NOSSO AMOR PARA QUE CADA VEZ ALMENTA MAIS ALEXANDRE ANDRIELLE, ABENÇOE SENHOR PARA QUE AGENTE VIVE PARA SEMPRE JUNTOS AMANDO E RESPEITANDO SEMPRE, QUE AGENTE CONSIGA ORGANIZAR TUDO RAPIDAO PARA NOSSO CASAMENTO!!! MAEZINHA ABENÇOE QUE EU GANHE O CARRO DO CORAÇAO FIEL!!! DEI TUA BENÇAO O PA

      2. Aparecido Domingues

        Com Maria ao nosso lado, todos os dias são agraciados.
        Em Maria podemos podemos nos alegrar e acreditar na proteção do Divino Jesus.
        Eu,confio e peço a Ela todos os dias pela sua companhia.

      3. Pingback: O Desagravo ao Imaculado Coração de Maria | Missão Guerreiros de Maria

      4. Este texto foi muito importante ,pois nos ensina como agradar Nossa Senhora , nossa QUERIDA MÃE que é nossa intercessora junto a Jesus.

        gostaria de pedir orações pela cura da minha enfermidade.

        Obrigada.

      5. Vou começar a rezar o terço

      6. vou começar neste dia dois de julho que sera o primeiro sabado a reparaçao em desagravo ao sagrado coraçao a virgem MARIIA sou consagrada a nossa querida mae de JESUS estou muito feliz em saber a sua explicaçao desejo muito me unir a muitos que reza o rosario e pedir perdao sobre nossos pecados

      7. Teresinha Gianelo

        Estou na igreja, agora, confessei ontem em desagravo ao coração de Jesus, 9 primeiras sextas. E hoje quero participar da santa missa em desagravo ao imaculado coração de maria. Já rezei o terço em casa. E procurei aqui a oração de desagrado. Sou consagrada segundo o tratado são Luís Maria.

      8. Vera Lúcia Aparecida dos Santos Segantini

        Boa tarde! Salve Maria Santíssima!
        Uma dúvida, e depois q se completam esses cinco primeiros sábados, quem já fez este ato de desagravo no precisa fazer novamente ou podemos repetir este ato todos os anos? Ou com qual frequência devemos fazer lo?
        Obrigada!

        • Natalino Ueda

          Cara Vera,
          Nossa Senhora pediu que fizessemos essa devoção reparadora dos cinco primeiros sábados pelo menos uma vez em nossas vidas. No entanto, o Imaculado Coração de Maria é continuamente ofendido, por isso, muitas pessoas continuam com a devoção ininterruptamente. Você pode também fazer continuamente ou uma vez por ano, conforme a generosidade de seu coração e a também a sua disponibilidade de tempo. Pois, não devemos nos sobrecarregar espiritualmente e prejudicar nossos afazeres, a presença na família, especialmente se tem filhos.
          Natalino.

      9. Boa noite.

        No momento da confissão eu preciso falar ao padre que estou fazendo a confissão em intenção a reparação ao imaculado coração de Maria??

        Preciso dizer ao padre que estou fazendo a devoçao reparadora ??

        • Natalino Ueda

          Caro Cláudio,
          Não é necessário dizer ao Padre que está fazendo uma confissão reparadora nem mesmo que está fazendo a devoção reparadora. Basta colocar a intenção reparadora diante de Deus, interiormente. Mas, se quiser dizer, fica a seu critério.
          Deus abençoe.
          Natalino.

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com