O programa Ofício da Imaculada Conceição

Conheça o programa “Ofício da Imaculada Conceição”, da TV Canção Nova.

O programa “Ofício da Imaculada Conceição”, da TV Canção Nova, é apresentado por Margarida Carvalho e vai ao ar aos sábados, a partir das 18:30 horas.

Neste artigo, respondemos perguntas de uma leitora do Blog sobre a oração do Ofício da Imaculada Conceição e a devoção a Nossa Senhora.

Nossa Senhora Imaculada Conceição

O Ofício da Imaculada Conceição da Virgem Maria, embora de origem medieval, é hoje patrimônio da fé e da devoção do povo brasileiro a Nossa Senhora, a santa Mãe de Deus. Segundo esta antiga tradição da Igreja, todos nós somos chamados a dizer as grandes maravilhas da Virgem Mãe de Deus através do Ofício da Imaculada Conceição. Pois, “uma antiga tradição diz que Nossa Senhora se ajoelha no Céu quando alguém na Terra reza o Ofício”1. Conheçamos um pouco mais esta santa devoção e rezemos o Ofício da Imaculada Conceição.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O Ofício da Imaculada Conceição foi escrito em latim, na Itália do século XV, pelo franciscano Bernardino de Bustis, com o intenção de proteger a doutrina da Imaculada Conceição dos inúmeros ataques dos hereges. A pedido dos fiéis devotos da Virgem Maria, o Ofício da Imaculada Conceição foi aprovado pelo Papa Inocêncio XI, no ano de 1678. Dois séculos depois, em 31 de março de 1876, o Ofício foi enriquecido pelo Beato Papa Pio IX com 300 dias de indulgência cada vez que for recitado. Na reforma do Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI modificou a doutrina das indulgências e concedeu indulgência parcial às pessoas que rezarem com fé o Ofício da Imaculada Conceição.

As indulgências concedidas pela Santa Igreja às pessoas que rezam o Ofício da Imaculada atestam o grande valor dessa oração. Na certeza da eficácia e da grandeza desta oração, rezemos (ou cantemos) com fé e devoção o Ofício da Imaculada Conceição. Se possível, rezemos todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana, de preferência aos sábados. Peçamos a Virgem Mãe de Deus especialmente pelos pobres, pelos pecadores, pelas almas do purgatório, pelas nossas intenções particulares e ofereçamos os valores desta oração ao Imaculado Coração de Maria.

Assista o programa Ofício da Imaculada Conceição da TV Canção Nova:

Canto do Ofício da Imaculada Conceição by Todo De Maria on Mixcloud

O Apóstolo São Paulo aconselha os fiéis, que se reúnem em assembleia para aguardar a vinda do Senhor, a cantar a Deus de todo coração, hinos salmos e cânticos espirituais2, pois o canto é um sinal de alegria e simplicidade3. Com razão, dizia Santo Agostinho que “cantar é próprio de quem ama”4 e, segundo um antigo provérbio, “quem canta bem, reza duas vezes”5. De acordo a tradição da Igreja, o canto tem grande valor na expressão do amor a Deus e o mesmo podemos dizer em relação ao amor e à devoção a Santíssima Virgem. Por isso, cantar o Ofício da Imaculada Conceição tem grande valor e eficácia, além da beleza musical que entra pelos ouvidos e atinge o mais profundo da nossa alma.

Assim, rezemos e cantemos com amor e piedade o Ofício da Imaculada Conceição da Virgem Maria, esta oração que tanto ajudou a Igreja em momentos muito difíceis. Para cantarmos os louvores da Virgem Mãe de Deus, o programa “Ofício da Imaculada Conceição” é um auxílio para a prática desta maravilhosa devoção. Rezemos, cantemos, com amor e devoção o Ofício da Imaculada Conceição. Além disso, propaguemos esta linda devoção, que continua ajudando a manter-nos firmes na fé, na feliz expectativa da vinda gloriosa do Senhor e do triunfo do Imaculado Coração de Maria, como nos foi prometido por ela em Fátima: “por fim o meu Imaculado Coração triunfará”6!

Links relacionados:

TODO DE MARIA. Rezemos o Ofício da Imaculada Conceição.

TODO DE MARIA. Significado do Ofício da Imaculada Conceição.

Referências:

1 COMUNIDADE CANÇÃO NOVA. Ofício da Imaculada Conceição, p. 7.

2 Cf. Cl 3, 16.

3 Cf. At 2, 46.

4 SANTO AGOSTINHO. Sermo 336, 1: PL 38, 1472.

6 CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. A Mensagem de Fátima.

Comments

comments