Os exercícios de piedade nas novenas em honra a Maria

Conheçamos os exercícios de piedade que podemos fazer durante as novenas que rezamos em honra da Virgem Maria.

Santo Afonso Maria de Ligório, em seu precioso livro de espiritualidade mariana intitulado “Glórias de Maria”, ensina-nos algumas práticas de piedade que podemos realizar durante as novenas que rezamos em honra a Santíssima Virgem Maria. Essas práticas nos ajudarão a viver bem a novena e a preparação para a festa que celebraremos. Além disso, esses exercícios de piedade serão um grande auxílio para que colhamos muitos frutos das novenas que rezaremos.

Conheçamos os exercícios de piedade que podemos fazer durante as novenas que rezamos em honra da Virgem Maria.

Nossa Senhora do Bom Sucesso

Nós que somos devotos da Virgem Maria, devemos celebrar com muita atenção e fervor as novenas de suas festividades. Pois, durante as novenas, Nossa Senhora nos dispensa, com muito amor, graças incontáveis e especialíssimas. Certo dia, Santa Gertrudes viu debaixo do manto da Mãe de Deus uma multidão de almas que nos dias anteriores se prepararam, por meio de práticas devocionais, para celebrar a festa da Assunção.

Inscreva-se e receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Santo Afonso Maria nos ensina que são os seguintes os exercícios espirituais que podemos praticar durante as novenas:

1. Práticas de piedade

a) Fazer oração mental ou oração de intimidade, de manhã e à tarde, e visitar o Santíssimo Sacramento, acrescentando 9 Pais-nossos e o Glória;

b) Visitar todos os dias alguma imagem da Virgem Santíssima e agradecer ao Senhor pelas graças que concedeu a ela, e pedir a Maria um favor ou graça especial para nós mesmos;

c) Fazer numerosas jaculatórias a Jesus Cristo e a Virgem Maria. “Nada podemos fazer, que seja mais agradável à nossa Mãe do que amar a seu Filho. Disse-o ela a S. Brígida: Se queres que eu seja tua devedora, ama a meu Filho Jesus”[1];

d) Ler algum livro que trate das glórias da Virgem Maria durante pelo menos quinze minutos.

2. Exercícios de penitência

Com a devida licença do confessor ou do diretor espiritual, podemos impor-nos alguma mortificação exterior, como o uso do cilício, o jejum, a abstinência de frutas que estiverem à mesa, de comidas mais saborosas, especialmente aquelas que mais gostamos.

Entretanto, durante as novenas, são melhores as mortificações interiores, como: abster-nos de ver e ouvir curiosidades; entregar-nos ao retiro, ao silêncio, à obediência; evitar a impaciência nas respostas; suportar as contrariedades e outras coisas semelhantes.

Podemos praticar essas mortificações com menor perigo de vanglória e maior merecimento. Outra vantagem dessas práticas é que dispensam até a licença do diretor espiritual.

3. A correção de um defeito

O exercício mais proveitoso será fazer, desde o início da novena, o propósito de corrigir em nós algum defeito a que estamos mais inclinados. Por isso, é bom que, nas orações que fazemos durante a novena, peçamos perdão das culpas passadas, renovemos o propósito de nunca mais cair e imploremos, para esse fim, o auxílio de Maria Santíssima.

Assista ou ouça ao programa do Padre Paulo Ricardo sobre “Comunhão eucarística diária e confissão frequente”:

4. A imitação das virtudes de Maria

O exercício espiritual mais agradável a Virgem Maria é a imitação de suas virtudes. Sendo assim, em cada novena, é bom propor-nos a imitar alguma virtude especial de Nossa Senhora, de preferência a mais adaptada ao mistério que celebramos em sua festa.

Por exemplo: na solenidade da Imaculada Conceição, podemos imitar a sua pureza de intenção; na festa da Natividade, a renovação do espírito; na memória da Apresentação de Maria, o desapego daquilo a que nos sentimos mais presos; na solenidade da Anunciação, a humildade e o amor dos desprezos; na festa da Visitação, a caridade para com o próximo, fazendo esmolas, ou pelo menos rezando pelos pecadores; na festa da Purificação, a obediência aos superiores; e finalmente, na solenidade da Assunção, a prática do desapego, fazendo tudo como preparação para a morte, e aplicando-nos em viver cada dia como se fosse o último das nossas vidas. Desse modo, as novenas que rezamos produzirão frutos abundantes.

5. A comunhão frequente

A comunhão frequente, até mesmo diária, é muito recomendável durante a novena. Pois, não podemos honrar melhor a Virgem Maria, do que por meio de seu Filho Jesus Cristo.

Nossa Senhora revelou a uma alma santa que não podemos lhe oferecer coisa mais valiosa do que a santa comunhão, porque é nela que o Salvador colhe nas almas os frutos de sua Paixão. Consequentemente, a Santíssima Virgem nada deseja mais deseja que nos ver receber a santa Eucaristia.

6. A consagração a Virgem Maria

Finalmente, no dia da festa, depois da comunhão, consagremo-nos ao serviço da Mãe de Deus, pedindo-lhe a virtude que nos propusemos a imitar dela na novena ou alguma outra graça especial.

É bom que escolhamos, todos os anos, entre as festas da Virgem Maria, uma para a qual nos prepararemos com maior devoção. Nesse dia, consagrar-nos-emos de um modo mais especial ao seu serviço, elegendo-a por nossa Senhora, Advogada e Mãe.

Nesta festa, pediremos perdão das negligências ou faltas cometidas em seu serviço, durante o ano que se passou, com a promessa de maior fidelidade para o ano seguinte. Pediremos também a ela que nos aceite por servos e que nos alcance uma santa morte.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A consagração a Maria e a comunhão.
TODO DE MARIA. A consagração a Maria passo a passo.
TODO DE MARIA. Penitências e sacrifícios dos pastorinhos.

Referências: 


[1]  SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Glórias de Maria, p. 446.

Comments

comments