Por que Deus é digno de todo amor, e de toda adoração?

Nós fomos criados por Deus, que é amor (1 Jo 4, 8), e Nele encontramos a nossa vocação ao amor, à adoração. Jesus disse à uma mulher da Samaria e diz a cada um de nós: “Mas vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade” (Jo 4, 23).

O Pai procura adoradores, que o adorem em espírito e em verdade! (cf. Jo 4, 23). Este é o verdadeiro culto espiritual que devemos prestar a Deus, que não deve estar separado do nosso modo de viver.

Amor verdadeiro 

Adorar significa prestar culto, amar Deus, não com um amor sentimental, mas com amor verdadeiro que envolve toda a nossa vida. Quando amamos alguém de verdade, aos poucos vamos mudando o nosso jeito de ser por causa da outra pessoa. Começamos a cuidar da nossa aparência, a nos vestir melhor, mudar o corte do cabelo, a usar um perfume que agrade a pessoa amada. Quando estamos amando, procuramos corrigir os defeitos que incomodam a pessoa que amamos. A nossa adoração, o nosso amor a Deus, também nos coloca algumas exigências.

Um doutor da lei perguntou a Jesus o que ele deveria fazer para herdar a vida eterna, e Jesus lhe respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo!” (Lc 10, 25).

O amor de Deus para conosco é exigente, pois seu amor por nós é infinito. Ele nos ama com amor infinito, por isso, quer a nossa felicidade, mas se não O amarmos de todo coração, não seremos felizes. Quanto mais amamos alguém, mais queremos que a pessoa amada corresponda a esse amor. Deus nos ama com amor infinito, por isso, Ele quer que correspondamos a esse amor.

Somos amados ao extremo por Deus e, como resposta, deveríamos amar mais a Deus. Porém, nos deparamos com um coração incapaz de amar Deus de todo nosso coração, com toda nossa alma, com toda nossa força, com todo nosso entendimento e ao próximo como a nós mesmos.

Coração adorador 

Deus sabe da nossa fraqueza, por isso Ele quer nos dar um novo espírito e um novo coração, para que sejamos capazes de amar verdadeiramente: “Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo. Removerei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei em vós o meu espírito e farei com que andeis segundo minhas leis e cuideis de observar os meus preceitos” (Ez 36, 26).

Deus que nos dar esse coração novo, que é o coração de Cristo, para que sejamos capazes de amar de verdade. O Pai quer nos dar um espírito novo, que é o Espírito Santo, para que possamos caminhar conforme as Suas Leis.

Peçamos ao Pai o coração de Seu Filho Jesus Cristo, clamemos a Ele que nos envie o Seu espírito, o Espírito Santo, para que possamos amar, adorar a Deus em espírito e em verdade (cf. Jo 4, 23). Nos coloquemos diante da Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, para pedir que ela gere em nós o coração de Seu Filho. Peçamos também a Nossa Senhora, que é a cheia de graça (cf. Lc 1, 28), a Mulher cheia do Espírito Santo, que como ela sejamos repletos do mesmo Espírito. Somente revestidos da graça de Deus seremos capazes de adorar em espírito e em verdade (cf. Jo 4, 23), de amar Deus de todo nosso coração, com toda a nossa alma, com toda nossa força, com todo nosso entendimento e ao próximo como a nós mesmos (cf. Lc 10, 25).

Comments

comments