6ª Campanha de Consagrações a Maria

Participe da 6ª Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria.

Participe da 6ª Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria

Imaculado Coração de Maria

Neste ano de 2015, acontece a 6ª Campanha Nacional de Consagrações a Santíssima Virgem Maria. Podem participar desta campanha as pessoas que fazem, ou renovam, a consagração no dia 12 de Dezembro, ou em data próxima. Estas Campanhas Nacionais de Consagrações a Virgem Maria, pelo método São Luís Maria Grignion de Montfort, ensinado no livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, começaram em 2010, promovidas pelo site Consagra-te. Desde então, houve uma grande popularização da consagração a Nossa Senhora entre os católicos no Brasil e no exterior. A obra de São Luís Maria passou a ser mais conhecida e dezenas de milhares de pessoas consagram-se, ou renovam sua consagração, a Virgem Maria todos os anos. São João Paulo II é o grande intercessor e baluarte desta campanha de consagração. Pois, o Tratado foi o livro de cabeceira de João Paulo II, que tinha como lema do seu pontificado “Totus Tuus” (que significa “Todo Teu”, ou Todo de Maria). O Santo Padre viveu e testemunhou extraordinariamente a consagração a Santíssima Virgem. O Papa João Paulo também propagou a consagração, sempre recordando que esta é uma devoção que tem Cristo como centro e as suas raizes no Mistério da Santíssima Trindade e na verdade da Encarnação do Verbo de Deus1.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Vivemos o tempo de preparação para a comemoração dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, a ser celebrado de 2016 a 2017, e dos 300 anos da morte de São Luís Maria, que celebraremos em 28 de abril de 2016. As aparições de Fátima, que aconteceram de 13 de Maio a 13 de Outubro de 1917, tem uma íntima conexão com a obra de São Luís Maria e a consagração. Pois, em uma dessas aparições, depois de dar a Lúcia, Francisco e Jacinta uma visão do inferno, disse a Virgem aos Pastorinhos: “Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. […] Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará!”2. Desde então, alguns Pontífices consagram o mundo a Virgem Maria, mas citaremos apenas dois: São João Paulo II, no Grande Jubileu do Ano 2000, consagrou o 3º Milênio à Santíssima Virgem; Papa Francisco, no dia 13 de Outubro de 2013, na memória da última aparição de Nossa Senhora em Fátima, consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria3. Cabe a cada um de nós tomar posse da consagração, consagrando-nos pessoalmente a Santíssima Virgem Maria.

Assista vídeo do Padre Gabriele Amorth sobre as Aparecições de Nossa Senhora em Fátima:

Além desses dois fatos, a Providência de Deus relacionou historicamente as aparições de Nossa Senhora em Fátima com o povo brasileiro e com São Luís Maria. Em 1717, 200 anos antes das aparições de Fátima (1917) e 1 ano depois da morte do santo de Montfort (1716), foi encontrada, no rio Paraíba do Sul, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que ficou conhecida como “Aparecida”. Em razão desta “coincidência histórica”, em 2017 comemoramos os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima e celebramos o jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. Muito próximo de Aparecida (SP), em Guaratinguetá, nasceu Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo brasileiro, que se consagrou a Nossa Senhora em 17664, segundo o método do Tratado, 50 anos depois da morte de São Luís Maria. Se conhecermos a história do Livro, saberemos que este foi um fato extraordinário. Pois, hoje em dia temos o Tratado publicado por várias editoras, em vários idiomas, mas naquela época este verdadeiro Tesouro de espiritualidade mariana estava escondido no fundo de um baú. O manuscrito do Tratado só foi encontrado em 1842, 76 anos depois da consagração de Frei Galvão. O Santo brasileiro muito provavelmente teve acesso aos ensinamentos do Santo de Montfort através de alguém que veio da França para o Brasil. Em todos esses fatos percebemos a Providência divina e a presença maternal da Virgem Maria, que parece nos atrair para esta devoção de extraordinária eficácia em fazer santos.

Assista vídeo sobre os 300 anos do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”:

Na proximidade da celebração destes fatos históricos importantes, todos nós católicos somos convidados a nos unir a esta Campanha de consagração a Santíssima Virgem, ainda que apenas em nossas orações. Mas, o verdadeiro convite é para que façamos, ou renovemos, a nossa consagração total, pelo método de São Luís de Montfort, no dia 12 de dezembro de 2015, na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, ou em outra data próxima. A inscrição pode ser feita neste link do site Consagra-te. Para quem deseja consagrar-se, recomendamos a leitura completa do “Tratado” todo antes da preparação, pois como poderemos nos preparar bem para a consagração sem conhecê-la? A preparação para a consagração pode ser feita em grupo, em sua paróquia ou comunidade, ou individualmente. As orações de preparação são feitas durante 30 dias e têm início no dia 12 de Novembro de 2015, ou, para quem se consagra em outra data, 30 dias antes da sua consagração. As orações preparatórias são indicadas no “Tratado”5, mas podem também ser obtidas no material de apoio oferecido pelo site Consagra-te. A consagração, ou renovação, pode ser feita em casa ou em uma capela, diante de uma imagem de Nossa Senhora, privadamente, já que a consagração é um ato interior e espiritual. Porém, a consagração é um ato significativo, que pode ser feito de forma pública e comunitária. Como a consagração é a Jesus por Maria, São Luís recomenda que, se possível, a consagração seja feita na Santa Missa, depois da comunhão, ou logo depois da celebração, ou ainda em outro momento indicado pelo Padre celebrante.

Assim, participemos da 6ª Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria, unidos em oração uns pelos outros, para nos tornar verdadeiros consagrados de amor a Jesus Cristo, pelas mãos de sua Mãe Santíssima. Pois, “Deus que estabelecer no mundo [e especialmente em nossos corações] a devoção ao Imaculado Coração de Maria”6. Em Fátima, a Virgem pediu a consagração ao seu Imaculado Coração, a oração do Rosário unida a sacrifícios, e a devoção dos Cinco Primeiros Sábados, pela salvação das almas dos pecadores. Esta é a grande missão que Nossa Senhora nos pede através da consagração: entregar-nos inteiramente a ela, através de nossas orações, sacrifícios jejuns, penitências, pela salvação das almas dos pobres pecadores. Não tenhamos medo de entregar tudo, até mesmo nossas próprias vidas, nas mãos da Virgem Maria, pois ela é a Mulher em quem a Santíssima Trindade confiou inteiramente. A Trindade se revelou pela primeira vez a Nossa Senhora, na Anunciação, e realizou em seu seio o Mistério da Encarnação do Verbo Eterno, Jesus Cristo, Nosso Senhor7. No Mistério Pascal, como que em Seu testamento, na pessoa do Discípulo Amado, o Crucificado nos entregou a Virgem Maria: “Eis aí tua mãe”8. Como discípulos amados e filhos obedientes, acolhamos a Mãe de Deus no que é nosso9, em nosso interior, através da consagração de amor. Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Natalino Ueda, escravo inútil da Virgem Maria.

Referências:

2 FÁTIMA. Terceira Aparição.

5 TVD 227-233.

6 CONSAGRA-TE. 6ª Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria.

7 Cf. Lc 1, 30-35.

8 Jo 19, 27a.

9 Cf. Jo 19, 27b.

Comments

comments