A purificação e a libertação dos pecados

A purificação e a libertação dos pecados em nosso processo de santificação.

A purificação das nossas almas e a libertação dos pecadosO Senhor Jesus Cristo prometeu nos purificar e nos libertar de nossos pecados e nos reunir num só povo: “Eu os libertarei de todas as infidelidades com que pecaram e os purificarei. Eles serão meu povo e eu serei o seu Deus” (Ez 37, 23b). Esta é promessa que a Palavra de Deus nos fez através do profeta Ezequiel e que continua válida para nós hoje. O Senhor quer nos purificar, nos libertar de nossos pecados, pois essas nossas imperfeições impedem a plena comunhão com Deus e com nossos irmãos. Batizados na morte de Jesus Cristo, esta obra de santificação e reconciliação já começou em nós. Mas, para que a nossa purificação e a união com Deus se realizem plenamente, precisamos perseverar no caminho que nos foi deixado por Jesus Cristo.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A perseverança na obediência aos mandamentos de Deus e da Igreja é necessária por causa de nossa fragilidade. Somos fracos, pecadores, por isso, precisamos perseverar no Senhor, na obediência, na vivência dos Sacramentos e na oração, para que, a cada dia, sejamos purificados. Deus é puro e santo, por isso, não podemos nos apresentar diante Dele como estamos, sem a nossa veste nupcial (cf. Mt 22, 11-12), sem estarmos purificados e libertos de nossos pecados. Por isso, casa um de nós precisa passar por esse processo de santificação, de configuração a Jesus Cristo.

Para realizar essa obra de purificação e de libertação dos pecados, o Pai nos enviou, pelo Filho, o Espírito Santo. Ele é o Santificador, que nos foi dado mediante a morte e ressurreição de Jesus Cristo, para nos livrar das obras mortas do pecado e para nos reconduzir ao Pai. O Espírito nos convence do pecado (cf. Jo 16, 9), que consiste em não amar Deus e aos irmãos. A partir do conhecimento de nossa situação de pecadores, o Paráclito nos purifica através da Sua ação em nossa oração, na vivência dos Sacramentos e na prática das obras de misericórdia. O Espírito também realiza, de modo particular, o desígnio de Deus através do mistério de Cristo presente em nossas vidas.

Esta obra de santificação, de purificação dos nossos pecados, de reconciliação com Deus e com os irmãos, se realiza em nós de forma especial através do mistério da Cruz de Cristo em nossas vidas. O Espírito Santo nos ajuda a abraçar a cruz do Senhor e a segui-Lo. Seguir Jesus significa perseverar na fé, mesmo em meio aos sofrimentos e às tribulações, e sermos obedientes aos mandamentos de Deus e da Igreja. Neste caminho de seguimento de Cristo crucificado se realiza, a cada dia, esta obra de purificação, de santificação e de reconciliação.

Assim, no mistério da Igreja, Jesus Cristo nos deixou um caminho para chegarmos ao Pai, um caminho de santificação, que se dá pela obediência aos mandamentos de Deus e da Igreja, e pela ação do Espírito Santo. Na Igreja, se realiza esta obra de santificação, de purificação, de libertação dos pecados e de reconciliação com Deus, no Mistério de Cristo, pela ação do Espírito. Nesta obra de santificação, participa também a Virgem Maria, Mãe de Jesus. Ela nos ajuda a sermos dóceis ao Espírito Santo, para que se realize a libertação de nossos pecados e nos aproximemos cada vez mais de Deus e de nossos irmãos. Nossa Senhora também nos ajuda a oferecer a Deus os sofrimentos que temos por causa da cruz de Cristo em nossas vidas. Maria nos ajuda em nosso processo de santificação e libertação dos pecados, para que nos apresentemos um dia diante de Deus purificados, com as vestes brancas (cf. Ap 7, 13-14) da salvação.

Comments

comments