Saiba como escolher uma data para fazer a sua consagração a Virgem Maria.
A escolha da data para a consagração a Virgem Maria pelo método do Tratado de São Luís Maria Grignion de Montfort é muito importante. Pois, este dia será significativo para toda a vida de quem se consagra a Maria. Se já é um dia especial, será ainda mais significativo, pois a consagração é um marco na vida de quem se entrega totalmente nas mãos da Virgem Maria. O dia da consagração é um dia de celebração, de alegria, de ação de graças. Pois, quando nos consagramos totalmente a Nossa Senhora, nos fazemos escravos da Virgem Maria, nos entregamos inteiramente a Jesus Cristo. Isso significa viver uma vida cristã verdadeira, significa viver o Reino de Deus aqui na terra, pois o Reino acontece num coração no qual Jesus reine, seja Senhor!
Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.
O dia da decisão de viver sob este senhorio, de consagrar-se pela escravidão total a Nosso Senhor Jesus Cristo pelas mãos da Imaculada Virgem Maria, marca as nossas vidas. Parece até contraditório dizer que o dia no qual nos tornamos escravos é um dia de alegria. Porém, quando vivemos esta “escravidão de amor”, vivemos uma liberdade interior que só pode ser explicada pela presença de Jesus em nossa vida. Ele é o Reino de Deus em pessoa e a sua presença em nós é motivo de júbilo, de alegria, ainda que em meio a muitos sofrimentos.
São Luís Maria, no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, diz que: “esta devoção dá, às pessoas que a pratiquem fielmente, uma grande liberdade interior, que é a liberdade dos filhos de Deus” (TVD 169). Segundo ele, pela consagração a Maria, nos fazemos escravos de Cristo e a consequência disso é que Ele tira de nós todo medo, que escraviza e perturba a alma. Jesus também aumenta em nós a confiança em Deus como Pai, inspirando um amor terno, de filhos (cf. TVD 169).
Nesta liberdade de filhos de Deus, somos chamados a escolher o dia da nossa consagração com toda a confiança em Jesus e Maria. Aconselha-se que a consagração seja feita em uma data mariana, de sua particular devoção ou não, e que este dia seja também confiado a Nossa Senhora. Certamente Ela lhe mostrará qual é a melhor data para fazer sua consagração. Duas datas importantes, no que diz respeito à consagração à Virgem Maria, são o dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria e o dia 28 de Abril, dia de São Luiz Maria. O Papa Leão XIII, que foi consagrado a Virgem Maria, concedeu indulgência plenária a quem fizer ou renovar a consagração, segundo o método do Tratado de São Luís, em um desses dias.
Para escolher a data da consagração, deve-se considerar também que antes é preciso ler o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” e fazer a preparação para a consagração. Este tempo é de 30 ou 33 dias, conforme o livro que se usa para fazer preparação. Pode-se fazer a preparação somente usando o Tratado, com as indicações nele existentes, mas ter um livro como base ou fazer a preparação em grupo, com pessoas que já fizeram a consagração, é aconselhável.
Por fim, resta dizer que o dia da consagração é importante, não pela data em si mesma, mas por causa da consagração, da escravidão a Virgem Maria. Esta data é importante porque é o dia que você se entregou ou se entregará totalmente a Jesus pelas mãos de Maria. Fazendo-se escravo de amor, ou consagrado, a Nossa Senhora estamos mais próximos de Jesus e de Seu Reino e isso é motivo de grande alegria. Reino este, que se realizará plenamente quando o Imaculado Coração de Maria trinfar no coração de cada consagrado (cf. TVD 217).
Leia também: como fazer a consagração? Porque se consagrar?
ESSA ENTREGA TOTAL A JESUS POR MEIO DE MARIA, É TUDO QUE SEMPRE PEDI Á DEUS MAS NÃO SABIA COMO,POIS NÃO CONHECIA O TRATADO.OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE,ISSO FOI PROVIDÊNCIA DIVINA.
Desejo fazer minha consagração no dia 08 de dezembro 20012. Dia da Imaculada Conceição.Que Nossa Senhora rogue por mim, pela minha perseverança. Amém.
Gostaria de saber mais sobre o dia da Consagração, que é necessário e como iniciar
Leia este post e se tiver mais alguma dúvida, use o fale conosco:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-fazer-a-consagracao/
Eu tenho os livros em PDF posso te enviar se vc assim preferir ou tbm vc poderá adquirir lo na Arca de Maria. Meu watsapp 934988306125
como fazer e quando iniciar?
Quero saber como fazer a consagração a
aria no dia 08 de Dezembro de 2012.
Bom dia,já li o Tratado e estou na minha terceira semana de preparação.
O site consagrate.com.br e os vídeos do Padre Paulo Ricardo,me ajudaram muito também.
Fica a dica.
Paz à todos.
E muito obrigada Canção Nova.
Site….? Não sei se tenho site.
Pretendo fazer a consagração quando estiver mais tranquila.
Seria possivel se consagrar sem receber a comunhão?
Não é possível fazer a consagração sem a participação, pelo menos aos domingos e dias de festa, pois a devoção ensinada por São Luís é uma perfeita renovação das promessas do batismo. Sendo assim, tudo aquilo que prometemos em nosso batismo é como uma regra de vida. Se não temos pelo menos a intenção de buscar os sacramentos, principalmente a Penitência e a Eucaristia, não se deve fazer a consagração, pois a participação destes faz parte desta devoção. As pessoas que por algum motivo não podem se aproximar da comunhão, podem, no íntimo do seu coração, consagrar-se a Nossa Senhora e esperar para que, voltando a poder comungar, possa também se consagrar. Deus te abençoe e a Virgem Maria a ajude a discernir qual é o melhor caminho a seguir.
Bom dia gostaria muito de me consagrar tbm porém sou de segunda união não podendo receber a eucaristia nós somos bem católicos vamos a missa de domingo participamos de um grupo de oração toda as sextas feiras da Rosa Mística …..isso impediria de fazer obrigada.
Cara leitora,
A primeira coisa que te digo é que você se consagre, entregando toda a sua situação, toda a sua vida nas mãos da Virgem Maria. Porém, a consagração segundo o método que São Luís Maria ensina no Tratado exige que a pessoa possa receber os sacramentos, não somente a Eucaristia, mas também a Confissão. Como você não pode receber estes sacramentos, você não pode se consagrar pelo método de São Luís, mas isso não impede de você confiar todas as coisas nas mãos maternas de Nossa Senhora. Ela é Mãe e acolhe você, toda a sua vida, ainda que você não possa se consagrar pelo método que ensinamos. Por isso, entregue tudo nas mãos da Mãe de Deus e Mãe de todos nós, pois ela sabe tudo de nós e fará tudo para nos levar ao seu Filho Jesus Cristo e à salvação eterna!
Natalino,
Blog Todo de Maria.
Quero comprar o livro da consagração, onde posso encontrar?
Caro Diego,
Tente comprar o Tratado direto no site da Arca de Maria: http://arcademariafraternidade.blogspot.com.br/
Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre seu auxílio!
Blog Todo de Maria.
Pretendo me consagrar dia 12/10, dia da Nossa Senhora Aparecida, só que há 2 meses tenho tido um apego e amor tão grande pela Nossa Senhora de Graças. E cada vez que estudo sobre ela meu amor aumenta ainda mais.
E agora estou na dúvida com o dia da minha consagração.
Então gostaria de saber se eu poderia me consagrar dia 12/10 e ser devota da Nossa Senhora das Graças. Ou seria melhor dia 27/11?
O problema é que novembro está longe e estou ansiosa para me entregar totalmente.
O que vc acha Natalino?
Cara Lídia,
Você pode perfeitamente se consagrar no dia de Nossa Senhora Aparecida, pois a consagração não é feita a um título específico de Maria. Sendo assim, você pode também ter devoção a Nossa Senhora das Graças e a outros títulos, como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Mãe Rainha, e outros, pois s Virgem Maria é uma só. Nós veneramos Maria sob diversos títulos (nomes), mas ela é uma só. Por isso, se você tem pressa, como Nossa Senhora também tem pressa de que você se consagre, prepare-se bem e se consagre o quanto antes. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para sua consagração.
Natalino,
Blog Todo de Maria.
Olá, ultimamente tenho tido muita vontade de conhecer a consagração a nossa senhora e ontem comprei o livro e estou cada vez com mais vontade de me consagrar. Fui batizada e cresci na igreja de nossa senhora do Rosário e escolhi esse dia para me consagrar devido a veneração que tenho por nossa senhora do Rosário. Gostaria de saber se posso ler o livro agora e mais pra frente os 30 dias de preparação ou se terei que ler novamente o tratado antes de me consagrar? E outra dúvida, qualquer padre pode fazer isso ou tem que ser de uma congregação específica?
Cara Carolina,
Você pode ler o Tratado agora e depois, na época da preparação, reler alguns pontos básicos que o próprio São Luís Maria indica no livro. Quanto ao Padre, não é necessário que ele conheça a consagração, nem que seja de uma congregação específica, nem mesmo é necessária a presença de um Sacerdote. Mas, é claro que se você tiver um Padre que a acompanhe na sua preparação, atenda sua confissão antes da consagração e seja testemunha de sua consagração seria muito bom. Qualquer outra dúvida entre em contato. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para a consagração.
Natalino.
Oi paz de cristo entao queria saber onde compro o veu e a cadeia da consagracao e se tem uma data especifica pra se consagrar
Cara Luana,
A cadeia pode ser comprada em lojas de bijuterias, mas a consagração pode ser feita sem ela. Quanto ao véu, não sei dizer onde comprar, mas também não é necessário para a consagração. Quanto à data, de preferência devemos escolher um dia mariano, mas pode ser em outra data também. Não existe data específica parab a consagração.
Para saber mais, acesse estes links:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/que-dia-fazer-a-consagracao/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer a consagração.
Natalino.
Quero me consagrar, mas não sei qual título escolher…
Cara Izani,
A consagração segundo o método do Tratado não é feita a nenhum título específico. É recomendável fazer a consagração numa data mariana, mas também não é obrigatório. Pode ser num Domingo ou outro dia santo. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Olá, a Paz de Ctisto.
Eu quero fazer a consagração dia 08/12 , porém a medalha da cadeia é de Nossa Senhora do Carmo.
Isto interfere em algo? É melhor eu fazer a consagração no dia de Nossa Senhora do Carmo, ou posso fazer no dia 08/12 mesmo?
Cara Nathália,
A paz de Cristo! Você pode fazer sua consagração no dia 8/12, sem problemas, pois a escravidão de amor não está relacionada a um título específico da Virgem Maria. Assim, você pode se consagrar e ter suas devoção particular a Nossa Senhora do Carmos, aos Anjos e aos Santos. Deus te abençoe e Nossa Senhora te ajude a preparar-se bem para a consagração.
Natalino.
Então eu posso me consagrar a um titulo de Nossa Senhora mesmo sendo dia de outro titulo? Por exemplo, me Consagrar a Nossa Senhora de Fátima no dia de Nossa Senhora Aparecida.
Cara Soraia,
A consagração segundo o método do Tratado de São Luís Maria não é a um título específico de Nossa Senhora, mas à pessoa da Virgem Maria. Por isso, pode ser feito em qualquer dia mariano. Além disso, a consagração é a Jesus por Maria, por isso, pode também ser feita num Domingo, por exemplo. O fato da consagração não sei feita a um título de Maria não impede que você tenha devoção a um título. Assim, você pode se consagrar a Jesus Cristo e a Virgem Maria no dia de Nossa Senhora Aparecida, sem se consagrar a este título, e permanecer com sua devoção particular a Nossa Senhora de Fátima. Deus te abençoe e Nossa Senhora te guarde.
Natalino.
Posso me consagrar no dia 20/12? Esse ano cai no domingo e é o meu aniversário.
Salve Maria!
Você pode se consagrar no dia 20 de Dezembro, principalmente por ser Domingo, Dia do Senhor, pois a Consagração é a Jesus em Maria. Porém, para a renovação, não cairá no Domingo, por isso para ser mais fácil de lembrar, recomendo que escolha uma data maria que seja significativa para você, como 08 de Dezembro (Imaculada Conceição); 12 de Dezembro (Nossa Senhora de Guadalupe); 1º de Janeiro (Mãe de Deus). Pode ser também uma festa ou solenidade do Senhor, como 22 de Novembro (Cristo Rei do Universo). Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Boa noite. Gostaria de me consagrar no dia do meu aniversário, comemorar o dia que nasci com o dia que decidi me entregar a Jesus por meio de Maria. Será dia 26/02, numa sexta-feira. Posso fazer nesse dia? Ou tem que ser um domingo? Outra data que eu gostaria seria o dia da Anunciação que neste ano será transferido pois cairá na Sexta-Feira da Paixão. Isso significa que eu me consagraria dia 25/03 ou apenas na data que irá ser comemorado a Anunciação? E para a renovação, usaria a data normal da Anunciação? Muito obrigado pela atenção e Salve Maria!
Salve Maria!
Geralmente se faz a consagração numa data mariana. O dia da Anunciação é uma boa data, já que a consagração está intimamente ligada à encarnação do Verbo: “Terão especial devoção ao grande mistério da Encarnação do Verbo, celebrado no dia 25 de março. É o mistério próprio desta Devoção, visto que ela foi inspirada pelo Espírito Santo” (TVD 243). Você pode se consagrar e renovar a sua consagração sempre na Solenidade da Anunciação, independente da data. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer sua consagração.
Natalino.
Então queria fazer uma pergunta , queria me consagrar posso me consagrar no dia de Nossa Senhora Mãe da Eucaristia ou da Confiança ?
Cara Isabela,
Você pode se consagrar em qualque rum desses dias, desde que você esteja prepararda. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Como saber a qual título de Nossa Senhora eu me consagro? Obrigada. A paz de Cristo e o Amor de Maria.
Cara Amanda,
A consagração não é feita a um título específico, mas à pessoa de Maria. Você pode e deve honrar os títulos de Nossa Senhora. Inclusive é aconselhável que se consagre em um dia mariano, mas isso não significa que você é consagrado ao título, mas à pessoa da Virgem Maria. Deus te abençoe e a Santíssima Virgem te guarde.
Natalino.
Será que vocês podem postar as datas marianas existentes?
Caro Emerson,
Devido ao grande número de títulos e festas de Nossa Senhora, torna-se uma missão quase impossível enumerar todas elas. Sgue um link com as festas mais celebradas no Brasil: https://virgemimaculada.wordpress.com/datas-comemorativas/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Posso me consagrar na Paixão de Cristo? 25 de março?
Caro Darlan Marcelo,
Penso que não será um dia propício para a Consagração, pois na Sexta-feira Santa devemos viver e meditar com profundidade o Mistério Pascal de Cristo. Por isso, recomendamos que se consagre no dia 4 de Abril, quando a Igreja celebrará excepxionalmente a Festa da Anunciação. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Olá Natalino!
No texto acima cita que o Papa Leão XIII concedeu indulgência plenária a quem se consagrar ou renovar sua consagração nos dias 28/04 ou 08/12. Caso eu escolha outra data marina ainda receberei a indulgência.
Imagino que deve estar escrito no tratado também e que provavelmente dependa de outro ato, como por exemplo a comunhão e/ou confissão, mas a curiosidade foi maior agora quando li este trecho do texto rsrsrs
Obrigada pela atenção!
Cara Cristiane,
Infelizmente estas indulgências, bem como muitas outras, caíram com a manual das indulgências, aprovado pelo Papa Paulo VI. Assim, não há mais indulgências para quem faz a consagração.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Graças a Deus conclui a consagração a Virgem Maria neste domingo, 22/05, quero agradecer a ajuda do material do site.
Quanto a data, não é uma festa Mariana, devo manter esse mesmo dia para a renovação todo ano? É dia de Santa Rita de Cássia, mas não foi planejado cair nesse dia.
Caro Lucas,
Salve Maria! Parabéns pela sua consagração. Não há problema de não ser uma data mariana. Por providência foi no dia de Santa Rita de Cássia! Os santos foram todos devotos de Nossa Senhora, então foi um bom dia para se consagrar. Você deve renovar no mesmo dia, segundo ensian São Luís Maria.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Qual a data de Nossa Senhora Rainha da Paz? Uns falam que é dia 24 e outros que é 25 de junho… estou bem confuso.
Caro Marcos,
A data mais provável é dia 24 de Junho.
Natalino.
Olá Natalino! Sou divorciada, mas desejo muito fazer a consagração à Nossa Senhora. Sendo assim gostaria de saber se isso é possível se mais tarde eu voltar à namorar ou casar novamente.
Salve Maria,
No seu caso, recomendo que faça um bom acompanhamento com um diretor espiritual, para fazer um bom discernimento. Se você estiver casada na Igreja, não pode namorar, nem casar. Como consagrada a Virgem Maria, esta responsabilidade aumenta ainda mais. Pois, ao fazer a consagração, renovamos as promessas do Batismo, e nessa renovação reafirmamos a nossa renuncia ao pecado.
Assim, para um consagrado a Jesus por Maria é muito mais grave assumir o pecado como projeto de vida. Nesse caso, não aconselho você a fazer a consagração. Mas, se você estiver disposta a carregar as cruzes que o Senhor lhe mandar, você pode e deve fazer sua consagração. Dessa forma, certamente Jesus Cristo e a Virgem Maria serão seu auxílio para que viva bem sua consagração.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Olá, quero consagrar a Nossa Senhora das Graças, que dia começo a preparação?
Cara Bianca,
A preparação deve começar pelo menos trinta dias antes da data que deseja consagrar-se. Mas, a respeito de consagrar-se a Nossa Senhora das Graças, recomendamos que leia o artigo abaixo:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/podemos-nos-consagrar-a-um-titulo-de-maria/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
Natalino.
Vou começar a ler o livro do Tratado de Devoção a Nossa Senhora esse mês, estou pensando em me consagrar no Dia 20/05/2017 q é meu aniversário aproveitando q Maio é o mês de Maria.
Caro Jean,
Fico feliz por estar pensando em se consagrar a Virgem Maria e por estar lendo o Tratado.
Que Deus te abençoe e que a Virgem Maria o ajude a permanecer firme em seus propósitos.
Natalino.
Olá Natalino, gostaria de saber se posso me consagrar no dia 25 de dezembro dia do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo ?
Caro Jonathan,
Você pode se consagrar no dia 25 de Dezembro. É uma data excelente, pois nos consagramos a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria. Nossa Senhora é o fim próximo da consagração, mas o fim último é o Senhor, o Verbo de Deus Encarnado.
Natalino.
Bom dia, Natalino!! Gostaria de fazer minha consagração no dia 01 de Janeiro de 2017, dia dedicado a Santa Maria mãe de Deus. Que acha da escolha dessa data?
Caro Amilton,
Muito boa data para se consagrar. Mãe de Deus é o primeiro dogma mariano e um dos mais importantes para a fé católica. Basta começara preparação no final de Novembro ou início de Dezembro. Talvez a dificuldade será conseguir um Padre para se confessar. Por isso, é bom se informara res´peito com antecedência.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Boa tarde amados tenho uma duvida é necessario se confessar para a consagração certo, essa confissão tem que ser no dia ou um dia antes da consagração ou pode ser antes?
Cara Mariana,
A confissão pode ser antes da consagração, mas é necessário estar em estado de graça no dia da consagração, para poder comungar.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Olá Natalino, Salve Maria Imaculada!
Me consagrei à Nossa Senhora dia 23 de outubro desse ano, um domingo. Pesquisei títulos de Nossa Senhora em outubro, e achei em um site, um título dia 23, assim fiz, me consagrei. Porém logo descubro que nesse dia não há nenhum título da Mãe, fui em busca do mesmo site novamente e não o encontrei de forma alguma. Me consagrei convicta desse título e só depois descobri que ele é celebrado em junho, (bem distante da minha consagração). Isso muda algo na minha consagração?
Deus o abençoe.
Cara Jéssica,
Ter se consagrado no Domingo, dia do Senhor, é também um bom dia, pois a consagração é a Jesus Cristo, pelas mãos de Nossa Senhora. Além disso, a consagração é feita à pessoa da Virgem Maria e não a um título dela. Por isso, ter se consagrado no dia 23 de Outubro não muda nada. O único problema de se consagrar em uma data que não é feriado, nem preceito, é que às vezes a renovação acontece num dia de semana, e isso pode dificultar para participar da Santa Missa.
Para saber mais sobre o tema, recomendo o link abaixo:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/podemos-nos-consagrar-a-um-titulo-de-maria/
Natalino.
Sr. Natalino, salve Maria!
Estou pensando em consagrar-me sob o título de Senhora do Silêncio, porém não sei a data específica desta festa! Existe pouco material; a única referência que encontrei foi na Wikipédia anglófona, onde consta como dia 21 de agosto (N. Sra. de Knock). Será que devo consagrar-me nesse dia? Estou na dúvida…
Grato, Felipe
Salve Maria!
Felipe, a consagração não é feita a um título, mas pode ser feita no dia de Nossa Senhora do Silêncio. Segue dois artigos que lhe serão úteis:
http://portalgualandi.com.br/site/?p=5887
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/o-silencio-na-vocacao-da-virgem-maria/
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/podemos-nos-consagrar-a-um-titulo-de-maria/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Olá ! Sou consagrada há dois anos. Gostaria de saber se o dia 08 de setembro, Natividade de Nossa Senhora, também é considerado um dia Mariano ? Pois, gostaria de renovar minha Consagração nesta data, já que é meu aniversário. Obrigada
Cara Ana Lúcia,
A Natividade de Nossa Senhora é uma data mariana. No entanto, é recomendável que renove na mesma data da consagração, conform ensina São Luís Maria. Você pode fazer também uma renovação na data de seu aniversário, ainda que sem fazer toda a preparação. Mas, é bom fazer também a renovação na data da consagração, com a preparação semelhante à da consagração, pois ela é como um segundo Batismo. A data da consagração é uma data muito importante para um consagrado, por isso devemos nos esforçar para lembrar e renovar nossa consagração a Virgem Maria nesta data.
Natalino.
Bom dia!
Estou no meu período de preparação , comecei recentemente a leitura do Tratado. Qual seria uma data que você me indicaria pra eu poder me consagrar?
Cara Aline,
Como você não terminou a leitura do Tratado, fica difícil indicar-lhe uma data. É recomendado que se faça a consagração em uma data mariana, de preferência alguma que seja de sua devoção. Depois que terminar de ler o Tratado, escolha uma data próxima e trinta dias antes comece a fazer a preparação para a consagração. Abaixo, segue alguns links para lhe ajudar a saber como escolher a data e fazer a consagração:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/que-dia-fazer-a-consagracao/
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
Qualquer dúvida, entre em contato.
Natalino.
Boa noite
Quero me consagrar na data de Nossa Senhora das Graças só que é em 27/11, e não quer o esperar mais :/
Mas pelo calendário Mariano 08/07 também se comemora N. Senhora das Graça
( é valida essa data também porque sou muito devota Nossa S. das Graças. e também fiquei curiosa s porque Ela tem duas datas). Se puder tirar essa dúvida, desde já agradeço. :)
segue o site com as datas Marianas
https://virgemimaculada.wordpress.com/datas-comemorativas/
Cara Vanessa,
Certamente que 8 de Julho é uma data válida para consagrar-se a Virgem Maria. Segue abaixo um artigo sobre a data comemorativa de Nossa Senhora das Graças:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-associacao-da-medalha-milagrosa/
Entendo que é devota de Nossa Senhora das Graças e que queira consagra-se no dia dela. Isso é muito bom, mas é necessário esclarecer que não nos consagramos a um título mas à pessoa da Virgem Maria. Sendo assim, podemos ter predileção por um ou mais títulos, mas devemos honrar a Virgem Maria o quanto possível, nos seus mais diversos títulos, entrar em suas confrarias, adornar seus altares… Para saber mais sobre a consagração, recomendamos os seguintes links:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/podemos-nos-consagrar-a-um-titulo-de-maria/
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
Qualquer dúvida, entre em contato.
Natalino.
Querido Natalino!
Estudei o tratado ,assitir diversas pregações sobre a consagração. Iniciei os exercícios Espirituais no dia 22 de junho desse ano, que terminaria no dia 22 desse mês ,que é um sábado. Achei correto me consagrar nesse dia porque é dedicado a Nossa Senhora. Depois vi que também era dia de Santa Maria Madalena. Porém no sábado não foi possível de forma Nenhuma me consagrar. Entao decidir me preparar em orações essa semana ,me confessar novamente,e me consagrar no sábado dia 29 . Tenho pressa para me consagrar,não quero esperar mais.
Estaria correto fazer assim??
E quanto a renovação?
Nesse dia é dia de Santa Marta.
Quando eu for renovar a consagração,deverá ser no dia de Santa Marta?
Obrigado!!!
Cara Cristiane,
Você pode ser consagrar no dia de Santa Marta, sem problemas. No entanto, é bom considerar que a renovação é feita anualmente na mesma data. Sendo assim, é bom você ponderar se não ficará difícil renovar nesta data. Você poderá ir à Santa Missa nessa data, para renovar a consagração todos os anos?
Deus abençoe
Natalino.
Oi irmão ! A paz Natalino! Acabei de fazer a formação de uma turma que vai se consagrar no dia 12 de Outubro a Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Grignion Montfort. Durante a preparação dos exercícios como fui formada na época da minha consagração orientei a todos a fazerem 33 dias. Neste mesmo post você cita que pode ser 30 ou 33 dias dependendo do livro. Quero perguntar se fiz errado assim , e se prejudica as pessoas , pois fui questionada informando que fazendo 33 dias não estou dentro do método de São Luís , embora em meu humilde parecer entenda que oração a mais não atrapalhe . Sabe me orientar meu irmão ? Vi em suas formações e Padre Paulo sobre os 30 dias , mas repito fui formada fazendo 33 dias . Existe problema ? Deus o abençoe !! Salve Maria
Cara Katheryne,
Salve Maria!
Originalmente São Luís Maria recomendava que se fizesse pelo menos trinta dias de preparação para a consagração. Quando ele fala de esvaziar-se do espírito do mundo (cf. TVD 227), diz para aplicarmos “pelo menos” 12 dias com esse fim. Isso significa que este é o mínimo, mas pode-se fazer mais dias, sem problema algum. São Luís pensou em 12 dias iniciais, depois três semanas de 6 dias, num total de 30 dias. Mas, fazer três dias a mais é possível, unclusive há licvros de preparação que têm reflexões para 33 dias. Rezar mais tempo antes de fazer a consagração é até recomendável, desde que seja feito em espírito de humildade e de comunhão. Quanto aos dias de preparação, não há um certo ou errado, melhor ou pior. O importante é fazer uma boa preparação, independeten do número de dias de preparação. Sendo assim, quando se faz a consagração em grupo, é recomendável que busquem entrar em um acordo, para que a consagração torne-se motivo de comunhão e não de discórdia. Pode-se também deixar as pessoas livres para escolher, até porque podem usar livros de exercícios espirituais diferentes. Que a Virgem Maria a inspire para que tudo seja para o maior glória de Deus e para a salvação das almas!
Deus a abençoe.
Natalino.
Muito obrigado por seu retorno irmão !!! A paz !!! Salve Maria !!!
Natalino gostaria de consagrar 12/10 ( amanhã) porém tive um imprevisto e não vou conseguir ir a missa e nem me confessar antes posso fazer no próximo domingo (15/10) e renovar ano que vem no dia 12 ?
Cara Milena,
Salve Maria!
Certamente que pode fazer a sua consagração no próximo Domingo. Seria bom que renovasse na mesma data, mas por se tratar de um Domingo, sem data fixa, pode se consagrar no dia 12 de outubro, sem problemas. Certamente que Nossa Senhora acolherá a sua entrega total a ela!
Deus a abençoe!
Natalino.
Tenho uma dúvida fiz minha consagração,mas não lê o tratado.o que eu faço?pois na presença do padre na capela do santíssimo.
Cara Maria Bernadete,
Salve Maria!
No caso de ter feito a consagração, mas ainda não leu o Tratado, leia o livro o mais rápido possível, para saber como vuiver bem sua consagração!
Deus a abençoe!
Natalino.
Boa Tarde quero me consagrar no dia 27 / 11 dia de nossa senhoras das Graças começou os exercícios dia 26 só que algumas pessoas falam que são 30 dias antes e outros falam 33.
Já não sei o que fazer
Caro Maykon,
Salve Maria!
Na sua situação, você pode se consagrar no dia 27 e terminar de fazer as orações depois. Mas, pode também transferir a data da consagração para 8 ou 12 de dezembro, poois são duas festas marianas muito importantes.
Deus o abençoe!
Natalino.
Tendo feito a consagração no dia 1°de Janeiro, quando for renovar poderei antecipar, escolhendo por exemplo dia 27 de novembro para a renovação ou se for consagrada nessa data sempre terei q renovar na mesma? Pois tenho urgência em me consagrar, farei por ter uma oportunidade no dia 1° de Janeiro, mas gostaria de continuar nas renovações sempre no dia 27 de novembro é possível ou há um impedimento? Pois pelo tratado q estou lendo não li algo a respeito!
Hetieni,
Salve Maria!
São Luís Maria diz no Tratado que devemos renovar a consagração na mesma data que nos consagramos:
“Todos os anos, ao menos, no mesmo dia, renovarão a consagração, observando as mesmas práticas durante três semanas. Poderão até, todos os meses e, quiçá, todos os dias, renovar, com as poucas palavras seguintes, tudo o que fizerem: ‘Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt – Sou todo vosso e tudo o que tenho vos pertence’, ó meu amável Jesus, por Maria, vossa Mãe Santíssima” (TVD 233).
Deus o abençoe!
Natalino.
Podemos nós, nos consagrar a um título e quando renovar mudar o título?
Caro João,
Nós não nos consagramos a um título da Virgem Maria, mas à sua pessoa. No entanto, isso não impede que tenhamos devoção a um título da Virgem Maria. Para saber mais, recomendamos o link abaixo:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/podemos-nos-consagrar-a-um-titulo-de-maria/
Deus o abençoe!
Natalino.
É possível se consagrar a Nossa Senhora Aparecida dia 31 de maio ?
Cara Luzia,
A consagração não é feita a um título, mas à pessoa da Virgem Maria. Sendo assim, você pode se consagrar no dia 31 de Maio ou outra data mariana de sua preferência. Sobre o tema, sugerimos que leia o artigo do link abaixo:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/podemos-nos-consagrar-a-um-titulo-de-maria/
Deus a abençoe!
Salve,Maria!
Faço parte da Legião de Maria em uma Paróquia.Mas posso fazer a Consagração em outra?Detalhe:essa outra Paróquia não tem a Legião mas é a Paróquia do bairro onde moro.Pretendo fazer em Maio,no segundo domingo,a minha Consagração.
Cara Cleide,
Salve Maria!
Certamente que você pode fazer a consagração em outra paróquia, mesmo fazendo parte da Legião de Maria na sua. A consagração não nos liga a uma paróquia, por isso você pode fazer a consagração em uma e frequentar a outra, sem problemas.
Deus a abençoe!
retificando, fiz a consagraçaõ dia 27/11/2017 ,tenho que renovar na mesma data? fazer as mesmas preparação da consagração?ler o tratado novamente/
Salve Maria!
Em relação à consagração…. devo ler a fórmula diante de uma imagem a qual me consagro? Por exemplo, se eu for me consagrar dia 12/12 devo estar de joelhos diante de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida ou isso em nada influencia, podendo fazer isso aos pés de Nosso Senhor Jesus Cristo???
Deus o abençoe!
Cara Ana Beatriz,
Salve Maria!
A consagração não é feita a um título de Nossa Senhora, mas à sua pessoa. Sendo assim, você pode consagrar-se no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, e se consagrar diante de outra imagem da Virgem Maria. Você pode também fazer a consagração aos pés do Santíssimo Sacramento ou diante uma imagem de nosso Senhor Jesus Cristo, Pois a consagração é a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria. Mas, o mais recomendável é que faça a consagração na ação de graças, durante ou depois da Santa Missa. Para saber mais, acesse o link abaixo:
https://blog.cancaonova.com/tododemaria/preciso-de-padre-para-fazer-a-consagracao/
Deus a abençoe!