Vaso da vontade de Deus

“Acaso não posso fazer convosco como este oleiro, casa de Israel? diz o Senhor. Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão, casa de Israel” (Jr 18, 6).

Como vaso nas mãos do oleiro, deixemo-nos modelar por Deus.O Senhor é como o oleiro que, ao ver que o vaso não vai ficar bom e que pode rachar, desmancha-o e molda novamente. Este vasos somos nós, materiais imperfeitos que precisamos ser moldados novamente por Deus. O Oleiro, que é Deus, não tem culpa das imperfeições do barro. Por vezes são as impurezas desse barro que tornam o vaso imperfeito. Em outras, é a dureza excessiva do barro que impede o Oleiro de o modelar. Ainda pode acontecer que o barro seja mole demais e não tenha firmeza suficiente para assumir a forma que o Oleiro quer lhe dar.

Como podemos ser esse barro ideal para sermos modelados pelo Oleiro?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Em primeiro lugar, para sermos essa barro bom para ser modelado por Deus, precisamos retirar de nós as impurezas que impedem que que seja esse vaso conforme a vontade de Deus. Preciso lutar contra o pecado da impureza, do egoísmo, da inveja, da ganância, de tudo aquilo que me afasta de Deus e do caminho da santidade. Isso não é fácil, os santos venceram os vícios através da oração, da penitência, da caridade. Além disso, precisamos de trabalhar em nós a dureza de coração.

Deus quer nos modelar a imagem de Seu Filho Jesus Cristo, retirar de nós o coração de pedra e nos dar um coração de carne (cf. Ez 36, 16), que é o coração de Cristo. O Senhor quer fazer de nós um barro mole, que possa ser modelado, para fazer de nós um vaso precioso. Para ser esse barro no ponto de ser modelado, precisamos vencer o orgulho, vaidade, a soberba, a falta de perdão.

Para ser esse barro ideal para ser modelado, este não pode ser um barro mole demais, sem consistência, pois o vaso não assumiria a forma desejada pela Oleiro. Facilmente o vaso se desfaria antes mesmo dele ir para o forno. O barro não pode ser inconsistente por causa de feridas, mágoas, ressentimentos do passado. Essas coisas nos tornariam um vaso frágil, que facilmente se quebraria, por isso, deixemos o Oleiro curar em nós tudo isso.

Jeremias não teve Nossa Senhora como auxílio, mas nós a temos para nos ajudar a sermos modelados à imagem de Seu Filho Jesus. Ela nos gera em seu vente, ajudando-nos a retirar de nós as impurezas, a curar a nossa dureza de coração, a falta de perdão, e as mágoas e ressentimentos. Nos deixemos modelar pela Virgem Maria à imagem de Jesus Cristo, para sermos o vaso da vontade de Deus.

Comments

comments