As ternuras da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe Celeste.

As ternuras da Virgem Maria, nossa Mãe CelesteO Sumo Pontífice Papa Leão XIII nos fala, na Carta Encíclica Magnae Dei Matris sobre o Rosário de Nossa Senhora, das ternuras da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo e nossa Mãe Celeste. A Virgem de Nazaré, escolhida entre todas as mulheres da Terra para ser Mãe do Redentor, é a expressão da ternura e da misericórdia de Deus por todo gênero humano. Em Cristo recebemos o dom da paternidade divina, temos Deus por Pai, e o dom da maternidade na ordem da graça, temos Nossa Senhora por nossa Mãe. Com amor de Mãe, a Virgem Maria está sempre presente em nossas vidas, atenta a todos os sofrimentos, angústias, necessidades.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

É difícil dizer o quanto é agradável a Virgem Maria a nossa oração quando a saudamos com louvor do Anjo, a Ave-Maria, (cf. Lc 1, 28) e depois repetimos o mesmo elogio, como que formando com ele uma devota coroa. Pois, cada vez que fazemos esta oração, nós despertamos nela a lembrança da sua sublime dignidade e da redenção do gênero humano, iniciada por Deus por meio dela. Em consequência, nós também recordamos a Maria esse divino e indissolúvel vínculo, com que ela está unida às alegrias e às dores, às humilhações e aos triunfos de seu Filho Jesus Cristo. Unida a seu Filho, Nossa Senhora está também unida a nós com a missão de nos guiar e assistir para a salvação eterna.

Jesus Cristo, na sua infinita bondade, quis assemelhar-se a nós e dizer-se e mostrar-se filho do homem, e por isto nosso irmão, a fim de que mais luminosa nos aparecesse a sua misericórdia para conosco: “Em tudo ele teve de ser feito semelhante a seus irmãos, para se tornar misericordioso” (Heb 2, 17). Por sua vez, a Virgem Maria, pela escolha divina para ser Mãe de Jesus – Nosso Senhor, que é, ao mesmo tempo, nosso irmão – teve, entre todas as mães, a singular missão de manifestar e de derramar sobre nós a sua misericórdia. Além disto, da mesma forma que nós somos devedores a Cristo por nos tornar participantes do seu próprio direito de chamar e de ter a Deus por Pai, também somos igualmente devedores a Ele por amorosamente nos tornar participantes do seu direito de chamar e de ter Nossa Senhora por Mãe.

Por natureza, o nome de mãe é entre todos o mais doce. O nome de mãe é o termo de comparação de todo amor terno e solícito. Todas as almas piedosas sentem, embora sua língua não consiga exprimir, que uma imensa chama de amor condescendente e operoso arde em Maria, que, não por natureza, mas por vontade de Cristo, é nossa Mãe. Por isso ela vê e entende, muito melhor do que qualquer outra mãe, todas as nossas coisas: as necessidades da nossa vida; os perigos públicos e particulares que nos ameaçam; as dificuldades e os males em que nos debatemos; e principalmente a difícil luta que devemos sustentar para a salvação da nossa alma, contra inimigos violentíssimos.

Assim, o Papa Leão XIII nos recorda que em todos os sofrimentos e angústias da vida, mais do que qualquer outra pessoa, a Virgem Maria pode e deseja trazer a nós, seus caríssimos filhos, a consolação, a força, o auxílio em todas as nossas necessidades. Por isso, recorramos sempre confiantes e alegres a Nossa Senhora. Supliquemos a Maria pelos laços maternos que a une tão estreitamente a seu Filho Jesus Cristo e a cada um de nós. Invoquemos com máxima devoção o poderoso auxílio da Santíssima Virgem, servindo-nos principalmente da Ave-Maria e do Santo Rosário, que ela mesma nos indicou e que tanto lhe agrada. Permaneçamos fiéis devotos da Virgem Maria e poderemos, com razão, repousar com o coração tranquilo e alegre, sob a proteção da mais terna entre todas as mães.

4 Comentários

  1. MARIA APARECIDA FOGAÇA

    Feliz é aquele que tem Maria como mãe!

  2. Tenho maria em meu coração

  3. santina maria pedroso chaga

    amo nossa senhora sou legionária da legião de maria nossa senhora Auxiliadora da comunidade são sebastião paroquia nossa senhora Aparecida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com