Virgem Maria, junto a ti no Céu triunfarei

O triunfo da Virgem Maria e a vinda do Reino dos Céus.

Virgem Maria, junto a ti no céu triunfarei

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima – Foto: Daniel Mafra

Na visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, Monsenhor Jonas Abib falou sobre o triunfo da Virgem Maria e a vinda do Reino dos Céus. A visita da Virgem peregrina aconteceu nos dias 12 e 13 deste, por ocasião da comemoração dos 25 anos da TV Canção Nova. No dia 13, Monsenhor Jonas presidiu a Eucaristia e nela renovou a consagração de toda a Canção Nova ao Imaculado Coração de Maria. Em sua homilia, nosso Pai Fundador falou sobre Céus Novos e uma Terra Nova1 e da ligação destes com o triunfo do Imaculado Coração da Virgem Maria2. Transcrevemos a homilia praticamente na íntegra para que tenhamos acesso à toda riqueza e profundidade de sua mensagem para nós, para o nosso tempo.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Meus irmãos, a primeira leitura começou assim: “Eu João vi um Novo Céu e uma Nova Terra, porque o primeiro Céu e a primeira terra tinham desaparecido”3. Aquilo que João viu antecipadamente é o que vai acontecer no fim dos tempos. Nós apenas temos que aguardar. Deus deu a ele a graça de ver e de anunciar esta verdade, para que nós esperássemos, e esperando tivéssemos esperança. Para que, cheios de esperança, pudéssemos nos atirar para esta meta, que são estes Céus Novos e uma Terra Nova. Isto é muito importante e está muitíssimo ligado com aquilo que Nossa Senhora disse na Mensagem de Fátima: “Por fim o meu por fim o meu Imaculado Coração triunfará”4. O Imaculado Coração de Maria triunfou e triunfará, está triunfando e vai triunfar. Triunfou logo no início, quando viu o corpo estraçalhado de Jesus no Calvário e depois O vê ressuscitado. Que vitória! Ela triunfou quando, como todo mortal, o Pai quis que ela morresse, porque Jesus também morreu, mas depois de sepultada ela foi ressuscitada e assunta ao Céu, com um corpo glorioso, com o corpo que nós teremos e que ela já tem.

Maria está no Céu com seu corpo glorioso, dizendo: “meus filhos, eu já estou aqui na frente como penhor”. A gente penhora algum bem para garantir uma posse. Ela está dizendo: “eu estou aqui como um penhor. Penhorando a sua vinda pra cá você terá, se for fiel, um corpo glorioso como o meu, um corpo ressuscitado como o meu. Aguarde, vença tudo, supere tudo, porque você terá também um corpo como o meu”. Maria tem vencido no decorrer da história e principalmente ela triunfará nesse triunfo de Jesus, porque quando Ele vier trazendo pra nós Céus Novos e uma Terra Nova, quando Ele vier glorioso do Céu, Maria terá a primeira participação do triunfo de Jesus. Ela virá para recolher os seus filhos. Todos aqueles que durante a vida se portaram como filhos, lutaram para ser filhos, contra o mal, contra o pecado. Ela virá para reuni-los, para que também eles, ressuscitados por Jesus, subam com ela e seu Filho para a glória e lá estaremos em Céus Novos e uma Terra Nova.

Esta é a grande vitória de Maria e a vitória de cada um de nós. É vitória dela porque ela tem lutado e vai lutar por cada um de nós, para que nós cheguemos lá, para que não fiquemos pelo caminho, para que não nos percamos pelo caminho. Pelo contrário, ela lutará para que lá estejamos. Triunfo de Maria e triunfo nosso. Esta é a grande verdade que a Palavra de Deus nos diz hoje: “Eu João vi um Novo Céu e uma Nova Terra, porque o primeiro Céu e a primeira terra tinham desaparecido”5. Diz ainda um pouco adiante: “Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem grito, nem dor, porque as coisas anteriores passaram”6. Toda morte, todo luto, todo gemido, toda a dor, tudo isso desaparecerá, pois é passageiro. Claro que na hora do sofrimento, da dor, da lágrima, do luto, dói porque somos humanos e é natural. O Senhor sabe que dói. Para Maria doeu também quando Jesus passou por todo Seu sofrimento. Mas é passageiro. Quando chegarem Céus Novos e uma Terra Nova o próprio Senhor enxugará todas as lágrimas dos nossos olhos.

No dia 13 de agosto de 1917, Nossa Senhora não pode aparecer. Os Pastorinhos estavam indo para o local das aparições, mas o prefeito tinha armado toda uma situação. Primeiro com agrados e depois com mentiras, os prendeu e os levou para a cadeia. Ali eles foram ameaçados de todas as formas, uma coisa cruel. Eles queriam saber o Segredo de Nossa Senhora. Mas os Pastorinhos diziam que não podiam dizer e que não iam dizer. Foram até mesmo ameaçados de morte. Disseram que iam colocá-los numa caldeira com óleo quente. Mas o três Pastorinhos não revelaram o segredo. Eram crianças, amedrontadas, poderiam ter revelado, mas não revelaram. Como eles não conseguiram nada, soltaram os três, mas já havia passado o horário do meio-dia, no qual lhes aparecia Nossa Senhora. Por isso, ela apareceu somente no dia 19 de Agosto. O importante para nós é que eles fazem de tudo para arrancar das crianças o Segredo de Nossa Senhora e elas não contam.

Antes de acontecer esse triunfo, de Céus Novos e uma Terra Nova, a vinda gloriosa de Jesus, nós passaremos por tempos dificílimos. A Sagrada Escritura chama isso de a “grande tribulação”7. Pelos acontecimentos, nós não estamos longe disto. É só ver o massacre de cristãos que acontece em países do Oriente. Mas, além desse tipo de massacre, acontece o massacre do cristianismo, dos cristãos, dos seus princípios, da sua moral, da sua ética. Nós estamos sendo massacrados. Nossas crianças estão sendo massacradas nos seus princípios, nossos casamentos, nossas famílias. Um verdadeiro massacre. Além da televisão, da rádio, além das músicas terríveis como temos nos nossos tempos, nós temos hoje essa arma que parece inofensiva, mas que está sendo devastadora, que é a Internet. Claro, ela tem grande valores, mas como ela está sendo usada para massacrar os princípios cristãos, para massacrar o Evangelho, o pensamento do Evangelho, a sua doutrina, a doutrina da Igreja.

Ouça o áudio da homilia do Monsenhor Jonas Abib com o tema “Virgem Maria, junto a ti no Céu triunfarei“: 

Virgem Maria, junto a ti no céu triunfarei by Adailton Batista Silva on Mixcloud

Estamos sendo massacrados e é aí que está o importante. Quanto a nós, como os três Pastorinhos, precisamos ser firmes, aprender a ser firmes e ensinar, e ajudar, os nossos a serem firmes, a não nos deixar massacrar por tudo isso. Não entreguemos o jogo pra ninguém e pra nada. Não abdiquemos dos princípios cristãos. Não abdiquemos do Evangelho. Não abdiquemos à moral cristã. Pelo contrário, mantenhamos firmes nos princípios de Deus, nos princípios do Evangelho, que são os princípios da Igreja. É uma luta, porque há uma avalanche que é totalmente contrária a tudo aquilo que nós somos. Mas, é aí que precisamos ser firmes, como os três Pastorinhos, dizendo não a tudo isso. Não somente nós pessoalmente, mas também os nossos filhos, porque por serem mais novos são enganados por isso tudo. Podemos não usar, mas nossos filhos estão usando, estão navegando nas redes sociais. È preciso colocar uma força contrária, porque os nossos não podem se perder. Não podem se entregar.

Este é um momento forte de luta. Estamos sendo ameaçados. Se lá no Oriente morre-se, aqui morre-se de uma outra maneira. Não sei qual é a pior morte, porque lá acabam sendo mártires, pois morrem pela causa de Cristo. Aqui, morrem por uma causa inútil, uma causa perniciosa. Por isso, é precisamos que nos unamos numa luta contra essa avalanche que vem contra nós. Você especialmente que é pai, que é mãe, precisa ser um lutador, uma lutadora, para salvar seus filhos. Porque você não quer seu filho apenas aqui, mesmo que seja por oitenta ou noventa anos, você quer seu filho, sua filha, por toda a eternidade. Você quer seus filhos em Céus Novos e uma Terra Nova e o mundo está contra isso. O mundo que destruir tudo isso, porque não quer que eles estejam em Céus Novos e numa Terra Nova. O mundo quer negar isso e você é o lutador, a lutadora, para que seu filho esteja lá. Precisamos que nossos filhos estejam em Céus Novos e numa Terra Nova e nós somos os lutadores para que isso aconteça. É muito sério tudo isso.

Uma vez em Fátima, um Padre chegou para mim, me contando algo que me encantou. Ele tinha acesso ao Carmelo de Coimbra, onde vivia a Irmã Lúcia. Tinha um trabalho espiritual com as irmãs e com a Irmã Lúcia também. Então ele me contou que a Madre foi levar um recado para a irmã Lúcia e viu que ela estava falando, e estranhou pois não havia ninguém ao seu lado. Ela respeitou e esperou que ela parasse de falar. Depois, passou o recado que precisava dar e perguntou: “Lúcia, com quem você estava conversando?’ A Irmã respondeu: “com Nossa Senhora”. A Madre questionou: “Com Nossa Senhora?”. “Sim Madre, a Senhora não viu?” Pergunta a Irmã. “Mas claro que eu não vi, Lúcia”, responde a Madre. “Desculpe, a senhora não viu”, disse a Irmã, “mas isso é comum Madre”, explica a Irmã. “não é apenas agora. Ela está sempre aqui conosco. Quando nós vamos para o refeitório ela vai junto conosco e fica lá. Quando vamos para a capela, ela vai junto conosco. Muitas vezes eu estou no quarto e ela chega, às vezes até senta-se na cama, e fica ali a conversar comigo” conta Irmã Lúcia. Então a Madre diz: “Lúcia, você nunca me disse isso”. Ao que a Irmã diz: “desculpe, eu não sabia que precisava dizer, mas ela esta sempre conosco. É que a senhora e as irmãs não veem e eu tenho a graça de ver”, completa Lúcia.

Eu fico encantado! Nós sabemos que Nossa Senhora não apareceu a Irmã Lúcia só naquele tempo das aparições em 1917, mas apareceu muitas outras vezes. No Carmelo, ela continuava a aparecer, para conversar com Lúcia. Meu irmão, minha irmã, nós não vemos, mas ela está. Onde você está, ela está também. Na sua casa, você não vê, mas ela está. No seu trabalho, ela está. No cuidado dos seus filho ela está. Estudando, ela está. Você apenas não vês, mas ela está. Aí está a grande graça que nós precisamos assumir. Nossa Senhora não é uma estranha, ela não está longe no Céu. Ela está próxima, faz parte da nossa vida, ela compartilha vida conosco. Ela está presente nos momentos alegres, de felicidade, mas também nos momentos tristes, difíceis. Tenha certeza e usufrua disso, porque ela está. Pede, suplica, busca. Ela está.

Você se lembra bem, no Evangelho de João, quando Jesus vê, ao pé da Cruz, sua Mãe e o discípulo que Ele amava, e diz a ela: “Mulher, eis aí teu filho”8, e depois diz a João: “Filho, eis aí a tua Mãe”9. Hoje, mais uma vez, com esta visita de Nossa Senhora a nós, pelos meios de comunicação ela chega até onde você está. Onde você tem um desses aparelhos ligados ela está entrando. Jesus está dizendo a ela: “Mulher, eis aí teu filho”10, eis aí tua filha. É o próprio Jesus apresentando você a Nossa Senhora e Ele diz: é filho, é filha. É claro que ela sabe, mas Ele está recordando. Tenha essa certeza. Mas, ao mesmo tempo, Ele diz: Filho, filha, “eis aí a tua Mãe”11, em todos os sentidos. Primeiro na ternura. Você tem uma Mãe! Segundo, como proteção, confie, entregue-se. Depois, como uma chamada de atenção: veja bem como você procede, veja como está a sua vida. Filho, filha, “eis aí a tua Mãe”12, ela não está longe, ela está com você.

Assim, entendemos a visita de uma imagem. Claro, essa imagem diz muito para nós. Mas nas reflexões nós nos baseamos na Palavra de Deus, que esclarece o que é a visita de Nossa Senhora de Fátima para nós. Nossa Senhora, obrigado por tudo isso. Obrigado porque és nossa Mãe, porque é minha Mãe. Obrigado porque me visitas e me visitando visitas os meus, visitas a minha casa, a minha família. Obrigado Nossa Senhora porque visitas a minha vida. Muito obrigado, minha Mãe, porque me anuncias Céus Novos e uma Terra Nova, me anuncias o seu triunfo, do qual eu quero e preciso participar. Ajuda-me porque preciso muito, estou num vale de lágrimas, num mundo pernicioso. Dá me a graça, segura-me pela mãe e livra de todo perigo, de toda cilada. Preciso de sua ajuda. Sei que estás comigo, não é apenas um símbolo, não é apenas uma figura, não é apenas uma historinha. Estás comigo, estás onde eu estou. Isso me alenta o coração, dá-me forças e dá-me ânimo. Mais ainda, dá-me entusiasmo e eu quero viver nesse entusiasmo de estar caminhando para Céus Novos e uma Terra Nova. Maria, eu lá estarei. Com minha Mãe estarei, na santa glória um dia, junto a ti, ó Virgem Maria, no Céu triunfarei. Amém. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Referências:

1 Cf. Ap 21, 1.

2 Cf. CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. A Mensagem de Fátima.

3 Ap 21, 1.

4 CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. A Mensagem de Fátima.

5 Ap 21, 1.

6 Ap 21, 4.

7 Ap 7, 14.

8 Jo 19, 26.

9 Jo 19, 27.

10 Jo 19, 26.

11 Jo 19, 27.

12 Idem.

Comments

comments