Como a Palavra de Deus se torna vida em nós?

“O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida” (Jo 6, 63).

A Virgem Maria gera o Verbo de Deus, Jesus Cristo Nosso SenhorComo acolher a Palavra de Deus? Como viver uma vida nova? Estas são questões fundamentais para todos os cristãos, pois a Palavra de Deus se fez carne em Jesus Cristo, para que por Ele tenhamos a vida. Somente em Jesus temos uma vida nova, segundo o Espírito, mas como acolher essa vida em nós?

Jesus nos fala, neste versículo do Evangelho de João (cf. Jo 6, 63), sobre uma realidade fundamental de nossa fé. A Sua Palavra é para nós espírito e vida, porém, não uma vida no sentido da carne, da existência biológica, mas a vida segundo o Espírito. Existe um dinamismo para que a Palavra de Deus realize a Sua obra em nós. Esta se realiza segundo o dom do Espírito Santo, que é concedido pelo Pai aos que creem. Temos que acolher a Palavra de Deus com o dom da fé que já foi infundido em nós por Deus, para nos encontrar com Cristo, Palavra eterna do Pai.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Tal dinamismo da ação de Deus se deu de forma única na Anunciação da encarnação do Verbo, quando o Anjo apareceu a Virgem Maria e lhe revelou o desígnio divino a seu respeito. Ele anunciou que ela seria Mãe do Filho de Deus e que Ele se chamaria Jesus (cf. Lc 1, 31-32). Nossa Senhora tinha fé, mas não compreendeu completamente o anúncio do Anjo. Mesmo assim, ela acolheu o desígnio salvífico de Deus para si, mas também para toda a humanidade. Quando ela acolheu a Palavra, o Verbo de Deus, o Pai envia o Seu Espírito e esse Verbo se faz carne no ventre de Maria.

O primeiro passo para acolher a Palavra de Deus é acreditar, é ter fé e acolher o desígnio de Deus a nosso respeito. Ainda que não saibamos como se darão todas as coisas, como aconteceu com a Virgem Maria, acolhamos Jesus Cristo em nossas vidas. Quando acolhemos a Palavra de Deus, que é Jesus Cristo, o Espírito nos dá a vida, não segundo a carne, a vida biológica, mas a vida segundo o Espírito. Essa vida é a vida do próprio Cristo, que é gerada em nós no ventre de Maria, pela ação do Espírito Santo.

O segundo passo é este que acabamos de mencionar, é acolher Nossa Senhora em nossas vidas. Foi Maria quem gerou o Verbo de Deus, e é ela quem vai gerar a Palavra de Deus em nós. É a Virgem Maria, pela ação do Espírito Santo, quem vai gerar a carne de Jesus Cristo em nós. Esta é a vida que o Pai quer nos dar, a vida de Seu Filho Jesus Cristo, que se realiza em nós pelo Espírito Santo.

A Palavra de Deus se realiza em nós do mesmo modo que aconteceu na Encarnação de Jesus, ou seja, no ventre da Virgem Maria. Por isso, nos unamos a Nossa Senhora em oração , como os discípulos e apóstolos de Jesus depois da Sua Ascensão (cf. At 1, 14), para que aconteça em nossas vidas um novo Pentecostes (cf. At 2, 1-13). Pois, foi a partir do Pentecostes que a Palavra de Deus recebida pelos apóstolos e discípulos tornou-se vida e, pela força do Espírito Santo, eles puderam anunciar com intrepidez a Boa Nova da salvação em Jesus Cristo.

Comments

comments