Como acolher a semente da Palavra?

“O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto pela perseverança” (Lc 8, 15).

Nosso coração precisa ser terra boa para acolher a semente da Palavra de Deus

Na conhecida parábola do semeador, Jesus explica a seus discípulos como a semente da Palavra de Deus produz frutos. O segredo para que a Sua Palavra produza frutos em nós está na “terra boa”, na qual ela deve ser plantada. Esta terra deve estar preparada, se terra estiver dura, precisa ser revolvida para receber a semente. A terra pode estar fraca, precisando de adubo. O mesmo acontece com o nosso coração. Ele precisa ser preparado para receber a Palavra de Deus.

A terra boa, na qual a Palavra de Deus precisa ser semeada é o “coração bom e generoso”. Somente este coração conserva a Palavra e dá fruto pela perseverança (cf. Lc 8, 15b). Porém, precisamos reconhecer que nem sempre o nosso coração é tão bom e generoso como deveria ser. O terreno do nosso coração não é só de terra boa, mas também tem pedras, espinhos, chão batido (cf. Lc 8, 5-7). Diante do terreno do nosso coração, que está assim, o que fazer?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Para preparar o terreno do nosso coração para receber a Palavra de Deus, precisamos do Espírito Santo. É Ele quem retira as pedras das tentações, que nos fazem voltar atrás e abandonar a Palavra (cf. Lc 8, 13). O Espírito tira de nosso coração os espinhos das preocupações e dos prazeres da vida que sufocam a semente da Boa Nova (cf. Lc 8, 14). O Espírito do Senhor amolece o terreno pisado onde o Inimigo tem roubado a Palavra de Deus do nosso interior (cf. Lc 8, 12). O Espírito Santo que faz do nosso coração uma terra boa, um “coração bom e generoso”, que acolhe a Palavra de Deus, a conserva e produz fruto na perseverança (cf. Lc 8, 15).

Aos discípulos fiéis como João, que permaneceu até o fim junto à cruz de Jesus, Ele deu um auxílio a mais, não por merecimento, mas por graça. Do alto da cruz, em seus momentos finais, Ele entregou João a Virgem Maria, colocou-o a seus cuidados (cf. Jo 19, 26). Ela foi o auxílio que Ele teve durante a vida terrena e que foi entregue a nós cristãos como nossa Mãe espiritual. Nossa Senhora nos ajuda em nossas tentações, nos acalma em nossas preocupações, e nos afasta das armadilhas de Satanás.

São Luís Maria Grignion de Montfort dizia, com muita razão, que a Virgem Maria é um caminho rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo (TVD 152). Ele é o único caminho para chegarmos ao Pai, mas antes de chegar a Ele, precisamos chegar até Cristo e ao Seu Espírito. Nossa Senhora nos foi dada por Jesus como um caminho, pois ela sabe como chegar até seu Filho. Por isso, nos deixemos conduzir por ela, acolhamos com ela a Palavra de Deus, para que esta produza muito fruto em nós e o seu fruto permanece até a eternidade.

Comments

comments