“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco” (Mt 1, 23).
O nascimento da Virgem Maria é um acontecimento que deve nos encher de alegria e de esperança. Pois, foi através de Nossa Senhora que veio ao mundo o Salvador, o Verbo de Deus feito carne, o Deus conosco. O sim de Maria, a sua docilidade, a sua entrega total à vontade de Deus permitiu que Jesus Cristo viesse habitar no meio de nós. Ele poderia ter vindo de outra forma, mas no seu esvaziamento, o Senhor do universo quis vir ao mundo por meios ordinários. Deus, que tudo pode, veio ao mundo através do ventre virginal de Maria.
A Virgem Maria nasceu sem a mancha do pecado original. Ela foi o Tabernáculo puríssimo, no qual repousou o Filho de Deus. Este Tabernáculo foi preparado pelo próprio Senhor. Pelos méritos do mistério pascal de Cristo, da sua paixão morte e ressurreição, ela foi concebida sem o pecado original. Deus a fez assim por um desígnio amoroso, que não somos capazes de compreender. O mérito de Nossa Senhora foi dizer sim a esse desígnio de amor, foi a sua docilidade em acolher a Palavra, o Verbo de Deus em seu ventre e em seu coração.
Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.
Maria não só gerou Jesus fisicamente, biologicamente, mas o gerou também e principalmente espiritualmente. Ele aprendeu, com a Virgem Santíssima a religião judaica, a observar os mandamentos da Lei de Deus. Ela não somente ensinava a Lei, mas também a cumpria rigorosamente. Nossa Senhora também ensinou a Jesus os costumes dos judeus, a sua cultura, que inspirou os seus ensinamentos.
A Virgem Maria, que foi concebida sem pecado pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, gerou-O em seu entre. Ele está conosco porque ela O trouxe ao mundo para nós, para a nossa salvação. O mesmo acontece conosco. Enquanto membros do corpo de Cristo, somos gerados espiritualmente por Maria. Porém, esta geração espiritual depende muito na nossa docilidade. Quanto somos dóceis a ela, quanto mais nos entregamos a ela, mais adquirimos as feições de seu Filho Jesus Cristo.
Deixemos que a Palavra de Deus seja gerada em nós pela Virgem Maria. Entreguemos a ela nossa mente, nosso coração, nossos sentimentos, nossos desejos, nossa vontade, nossos sonhos e projetos. Pois, para gerar Jesus, Maria teve que entregar a Deus tudo isso. Entreguemos tudo nas mãos de Nossa Senhora, para que essas coisas não atrapalhem o desígnio de Deus a nosso respeito. Como se darão todas as coisas não sabemos, mas como Maria digamos: “Eis aqui a serva (o servo) do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Não tenhamos medo de confiar tudo a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria, pois Ele quer a nossa realização, a nossa felicidade, a nossa salvação.