Como vencer os poderes do mal?

Os apóstolos e discípulos de Jesus venceram os poderes do mal e foram fiéis até o fim.

Como podemos vencer os poderes do mal e ser fiéis a Jesus Cristo?Os apóstolos e discípulos de Jesus foram colocados diante de sofrimentos, de perseguições, da morte, mas venceram os poderes do mal e foram fiéis até o fim. No Apocalipse, São João nos diz: “Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, mesmo diante da morte” (Ap 12, 11). Esta passagem do livro do Apocalipse de São João foi escrita num tempo de perseguição dos primeiros seguidores de Cristo. Estes discípulos venceram o Dragão, que é Satanás e os seus anjos, pelo sangue de Cristo e pela sua Palavra. Eles não venceram sozinhos, mas foi o próprio Cristo que os salvou das perseguições e da morte. Para isso, Jesus usou de seus anjos e daqueles lhe eram mais próximos.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Dentre aqueles que seguiam Jesus Cristo está a Virgem Maria, a quem foi confiada toda a Igreja, todos os seus filhos. Depois de Cristo, que é a Cabeça da Igreja, ela é o membro mais eminente do Seu corpo. Desde então, por todos os séculos, ela confirmou a fé dos cristãos, mesmo em meio às perseguições. Nos tempos difíceis da Igreja, aqueles que permaneceram unidos a ela foram fiéis até o fim. Como outrora, Nossa Senhora confirma a nossa fé, mesmo diante das perseguições à Igreja e aos seus filhos. Ela esteve presente entre os apóstolos e discípulos desde o início da Igreja (cf. At 1, 14), no Pentecostes, quando todos eles receberam o Espírito Santo e passaram a proclamar a Palavra de Deus com ousadia e muitos se converteram cf. At 2, 14ss).

João, o Discípulo Amado, aquele que reclinou a cabeça no peito de Jesus (cf. Jo 18, 25) e permaneceu junto com a Virgem Maria junto à cruz (cf. Jo 19, 25-27), é o exemplo de discípulo, de seguimento a Cristo. Ele serviu a Cristo e à Igreja, no silêncio e na oração, juntamente com Maria, que ele acolheu em sua casa (cf. Jo 19, 27). Pela sua intimidade com Jesus e com Nossa Senhora, ele ensinou a muitos a contemplação e a oração.

Como aquele discípulo que Jesus amava, somos chamados a acolher a Virgem Maria em nossas vidas (cf. Jo 19, 27). Pois, Nossa Senhora é aquela que nos leva ao seguimento fiel de seu Filho Jesus Cristo. É ela quem nos ajuda a não nos apegar a esta vida, mesmo diante da morte. Maria é aquela que nos ajuda a não negar Jesus e, se o fizermos, ela nos ajuda a levantar.

Jesus Cristo confiou toda a nossa vida a Virgem Maria, por isso, devemos nos confiar inteiramente a ela. Entreguemos a Nossa Senhora a nossa mente, o nosso coração, nossas dificuldades e sofrimentos. Ela nos acolhe como estamos e, como Mãe, ela cuida da nossas feridas, nos consola em nossas aflições, nos ajuda a vencer os poderes do mal. Por causa de Maria que o Dragão nos persegue (cf. Ap 12, 17), por isso, ela não nos desamparará. Não tenha medo, pois da mesma forma que ela permaneceu de pé junto à cruz de Cristo (cf. Jo 19, 25), ela sempre estará conosco de pé, principalmente nos momentos dos nossos maiores sofrimentos. Ela estará conosco até o fim e nos encaminhará a Jesus Cristo, que é a nossa Salvação.

Comments

comments